Deputado cobra bom exemplo

Poubel propôs que assim como trabalhadores, políticos também tenham seus salários reduzidos durante a pandemia - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O deputado Filippe Poubel (PSL) apresentou medidas para reduzir durante a pandemia os salários do governador e vice, secretários estaduais e dele mesmo e demais deputados da Alerj, assim como foi autorizada a redução de salários dos trabalhadores.

As propostas também estabelecem que a dotação orçamentária oriunda da redução dos vencimentos deverá ser, obrigatoriamente, repassada ao Programa Supera Rio (Lei 9.121/2021) para pagamento do auxílio emergencial ao trabalhadores, afinal, quem não teve salário reduzido foi impedido de trabalhar pelas normas restritivas de isolamento social.

"O governador e os deputados devem servir de exemplo para a sociedade, é mais do que justo que os salários do Executivo e Legislativo sejam reduzidos no período em que trabalhadores estão sendo impedidos de trabalhar, muitos passando fome e sofrendo com graves necessidades por causa da imposição do lockdown", afirma Filippe Poubel.
Através de indicação legislativa, o deputado pede que o governador, vice e secretários tenham deduzido dos seus subsídios o valor correspondente à remuneração, proporcionalmente, pelo igual período em que forem decretadas medidas restritivas de fechamento de estabelecimentos comerciais e de circulação de pessoas (lockdown). Com a mesma finalidade, mas relacionada aos deputados, Filippe Poubel apresentou um decreto de projeto legislativo.

É a segunda tentativa de Filippe Poubel em diminuir salários durante a pandemia do coronavírus. No ano passado, ele propôs redução em 50% nos vencimentos dos deputados com utilização da quantia restante no combate à Covid-19. A proposta, no entanto, não prosperou na Alerj. Será que agora vai? Não acredito.