Mangaratiba: parceria com Incra

Superintendente do Incra Cassius Rodrigo foi recebido pelo prefeito Alan Bombeiro esta semana no município - Foto: Divulgação/Prefeitura de Mangaratiba

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

o prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, e a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, receberam esta semana a visita do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Cassius Rodrigo. O objetivo do encontro foi formalizar a abertura de uma Unidade Municipal de Cadastro (UMC) do Incra no município, que facilitará o acesso e agilidade nos serviços disponibilizados pelo Instituto.

Com a UMC, o Incra vai poder regularizar e manter atualizado o cadastro nacional dos imóveis presentes nas áreas rurais do município. Além disso, a UMC possibilitará que os proprietários dos imóveis emitam, junto ao Incra, o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), um documento indispensável para realizar diversas transações imobiliárias, incluindo transmissão por venda, desmembramento, herança e até mesmo financiamentos bancários.

A UMC ainda oferecerá a digitalização e inclusão dos dados de imóveis no Sistema Nacional de Cadastro Rural, o SNCR.

O secretário de Agricultura e Pesca, Roberto Cesar Oliveira, explicou a importância da iniciativa:
"Com a abertura da UMC no município, acreditamos que haverá um aumento significativo do número de imóveis rurais legalizados. Com isso, é possível ter um controle melhor dos bairros e distritos, o que automaticamente gera impacto na segurança, além de dar a garantia aos proprietários da posse de seus terrenos. Com mais imóveis legais, a arrecadação da cidade também aumenta, o que é um benefício direto para a população", declarou.