Patrimônio Mundial da Unesco

É o 23º elemento brasileiro incluído no patrimônio mundial, dentro de categoria especial chamada de "paisagem cultural" - Foto: Reprodução

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba foi inscrito ontem (27) na lista do Patrimônio Mundial da Unesco. O Comitê do Patrimônio Mundial reconheceu o "valor excepcional universal" do sítio, por seu impacto no desenvolvimento do "jardim tropical moderno" por meio da combinação de ideias criativas do movimento modernista com tipologias locais e plantas tropicais.

A escolha representa a consagração mundial da principal obra do paisagista brasileiro. É o 23º elemento brasileiro incluído no patrimônio mundial, dentro de categoria especial chamada de "paisagem cultural". O governo brasileiro celebrou o reconhecimento internacional desse legado cultural.

O processo começou em 2015, quando o Iphan sugeriu à Unesco a candidatura do Sítio Burle Marx. A indicação foi aceita, e a direção do sítio começou a realizar estudos e avaliações para enquadrar a candidatura nas especificidades da Unesco. O espaço recebeu duas missões do comitê: uma no início de 2018, quando especialistas analisaram as condições do sítio e indicaram as medidas necessárias; e outra em setembro de 2019, quando o andamento do trabalho foi avaliado.
O sítio tem um acervo de mais de 3.500 espécies de plantas tropicais, além de centenas de peças de arte, como pinturas, esculturas, cerâmicas e tapetes feitos por Burle Marx. O terreno tem 14 mil metros quadrados de viveiros de plantas, algumas delas descobertas pelo próprio paisagista, que morou no local de 1973 a 1985, quando o sítio foi doado ao Iphan.