Ex-Combatentes de cara nova

Praça dos Ex-Combatentes, em São Gonçalo, é revitalizada para dar mais conforto e segurança aos frequentadores - Foto: Renan Otto / Prefeitura de São Gonçalo

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com atrativos para todas as idades, a Praça dos Ex-Combatentes, no Patronato, passa por uma revitalização para dar mais conforto e segurança aos seus frequentadores. Com um rico acervo da 2ª Guerra Mundial, o local abriga a memória dos pracinhas, soldados veteranos que integraram as forças aliadas.

Além de ser um museu a céu aberto, o espaço também possui parque infantil, academia da melhor idade, além de um grupo da Ginástica na Praça que realiza atividades regulares.

As ações são realizadas pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, por meio da subsecretarias de Iluminação Pública e Parques e Jardins, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

"Essa é uma praça muito importante não apenas para São Gonçalo, mas para o Brasil. Ela guarda parte da memória dos nossos bravos combatentes que lutaram na segunda grande guerra. Estamos revitalizando e contamos com a colaboração da população para manter esse equipamento em ótimo estado de conservação", disse o prefeito Capitão Nelson.

No local, já foram realizados os serviços de poda de árvore, iluminação, recuperação de mesas e bancos de concreto e limpeza. Seguem em andamento as pinturas dos equipamentos bélicos, pinturas de mesas e bancos e a recuperação da base de apoio das peças e estruturas em geral, como o painel de mármore. Após essa etapa, será iniciada a recuperação das descrições em metais, bem como a manutenção dos brinquedos e da academia da melhor idade.

Frequentadora da praça de domingo a domingo, a moradora do Porto da Pedra, Marilene Lopes, de 72 anos, espera há mais de um ano por melhorias nos equipamentos de ginástica e vê com bons olhos as intervenções da prefeitura.

"É necessário ter um espaço como esse para as pessoas usarem, que atende todas as idades, mas precisamos de melhorias", ressaltou, sem
deixar de realizar as suas atividades.