Vocação cervejeira em Niterói

O que pouca gente sabe é que Niterói é também uma localidade com grande potencial para abrigar um circuito cervejeiro - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói é famosa por ser uma das cidades com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, pelas majestosas construções assinadas por Oscar Niemeyer espalhadas pela região, e por ter algumas das mais belas praias do estado do Rio de Janeiro. O que pouca gente sabe é que Niterói é também uma localidade com grande potencial para abrigar um circuito cervejeiro.

Atento a essa vocação da cidade, o coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFF, Lélio Galdino Rosa, juntamente com uma equipe formada por outros docentes e alunos da área, desenvolveu o projeto "Diagnóstico, Qualificação e Formatação para um Circuito Cervejeiro de Niterói-RJ". A iniciativa, que surgiu no início desse ano, a partir de uma proposta submetida ao Edital Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) da Prefeitura Municipal, tem como objetivo, de acordo com o professor, "formatar um novo produto turístico, um circuito que promova a disseminação do talento da cidade para a cultura cervejeira". Segundo ele, "já é de grande representatividade nacional e internacional o número de cervejarias e empreendimentos cervejeiros existentes em Niterói, com cervejas premiadas e de altíssima qualidade".
Para o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, "a UFF está empenhada em colaborar para que a sociedade e Niterói superem esta crise social e econômica que o país enfrenta. Temos profissionais de alto nível envolvidos e trabalhando em soluções. O PDPA, parceria construída junto à prefeitura, certamente trará resultados engrandecedores para os niteroienses, geração de renda, capacitação profissional e muito mais. O projeto Circuito Cervejeiro de Niterói é um entre vários exemplos de sucesso e reforça como conhecimento gera riqueza diretamente".