O novo normal e a transição

Seus Direitos na Justiça com Guaraci Campos Vianna
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dr. Guaraci de Campos Vianna

Consabe-se que a pandemia da covid-19 mudou o mundo e seus efeitos deverão persistir por muito tempo.

Quando o mundo se viu livre da 2ª grande guerra, entre 1939-1945, além dos milhares de mortos e incontáveis feridos, houve uma redefinição do equilíbrio do Poder entre as Nações e operou-se a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo, além de a economia mundial ter sofrido diversas reviravoltas.

Assim como ocorreu no período pós guerra, o pós covid trará mudanças, no Brasil e no mundo.

O ano de 2021 será de transição. Já está na hora de começarmos a refletir sobre o futuro, para que as agruras do presente não se perpetuem...

Identificamos adiante algumas tendências que, segundo alguns especialistas, definirão o novo normal e como ocorrerá a transformação social pós covid-19.

Com a volta da confiança do consumidor, os gastos também deverão retornar, com o chamado "consumo de vingança" se espalhando por diferentes setores à medida que a demanda reprimida for sendo liberada. Isso ocorreu em todas as crises econômicas anteriores. No entanto, aqui há uma diferença - desta vez, o setor de serviços foi especialmente afetado. Assim, é provável que a retomada enfatize esses negócios, especialmente aqueles que tenham um elemento comunitário, tais como restaurantes e eventos voltados ao entretenimento.

A China, o primeiro país a ser atingido pela pandemia da COVID-19 também foi o primeiro a sair dela. Os consumidores chineses estão aliviados - e gastando sem dó. O setor de manufatura na China retomou sua produção antes, lá pelo mês de setembro, e os gastos dos consumidores também retornaram. Com exceção das viagens aéreas internacionais, os consumidores chineses começaram a agir e gastar muito em linha com os tempos pré-crise. A Austrália também oferece alguma forma de esperança. Com a pandemia praticamente controlada no país, as despesas por domicílio impulsionaram mais rapidamente do que o esperado uma taxa de crescimento de 3,3% no terceiro trimestre de 2020, enquanto os gastos com bens e serviços subiram 7,9%.

A velocidade e a profundidade da recuperação da confiança permanecem em aberto. No final de setembro, por exemplo, os consumidores dos Estados Unidos pesquisados se mostraram mais otimistas do que antes, mas ainda cautelosos, e relataram que planejavam presentear um número menor de pessoas no final do ano e prestar atenção aos gastos discricionários. Novos lockdowns e, de maneira mais crítica, a disseminação das vacinas para COVID-19 afetam e ainda afetarão esses números. O ponto é que os gastos se recuperarão tão rapidamente quanto a confiança das pessoas em retomar sua mobilidade - e tais atitudes diferem fortemente de país para país.

Viagens de lazer estão voltando, enquanto as de trabalho permanecem em baixa. As pessoas que viajam para se divertir querem voltar a fazê-lo. Mas é provável que seja um normal diferente: as viagens domésticas aumentaram bastante, enquanto as internacionais continuaram limitadas em função das restrições entre fronteiras devido à pandemia e à preocupação com saúde e segurança.

A crise desencadeia uma onda de inovação e cria uma geração de empreendedores

Platão tinha razão: a necessidade é mesmo a mãe de toda invenção. Durante a crise da COVID-19, a digitalização foi uma das áreas que experimentou enorme crescimento, o que abarca tudo - do atendimento online ao consumidor ao trabalho remoto, da reinvenção da cadeia de suprimentos ao uso de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina para aprimorar as operações. O setor de saúde também mudou substancialmente, com telemedicina e biofármacos sendo muito bem-sucedidos.

No geral, a crise da COVID-19 tem sido devastadora para os pequenos negócios. Muito pouco permanece. Porém, é preciso celebrar as boas notícias sempre que possível - e a tendência positiva do empreendedorismo pode ser um bom sinal para o crescimento de empregos e a atividade econômica quando a recuperação realmente engrenar.

Os ganhos de produtividade decorrentes do meio digital aceleram a Quarta Revolução Industrial

Não há mais como voltar atrás. A grande aceleração no uso de tecnologia, digitalização e novas formas de trabalhar será sustentada. Muitos executivos relataram ter avançado entre 20 e 25 vezes mais rapidamente do que imaginavam ser possível em temas como criar redundâncias na cadeia de suprimentos, melhorar a segurança dos dados e ampliar o uso de tecnologias avançadas em suas operações.

A crise da COVID-19 criou um imperativo para que as empresas reconfigurem suas operações - e uma oportunidade para que elas se transformem. Se isso for feito, elas terão um grande aumento na produtividade.

Precisamos de uma injeção de otimismo e uma alta dose de esperança...