Desenvolvimento em pauta

Em encontro intermediado pelo deputado Paulo Bagueira (Sdd), secretários discutiram iniciativas para a cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio - Foto: Divulgação

Alberto Brizola
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em encontro nesta semana, intermediado pelo deputado estadual Paulo Bagueira (SDD), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Luiz Paulino Moreira Leite, e o subsecretário estadual do Programa Público-Privada da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Gilmar Viana, estiveram reunidos para traçar diretrizes de três projetos.

Foram discutidas as iniciativas do Mercado Municipal Feliciano Sodré, a dragagem do canal de São Lourenço e o Terminal Pesqueiro do Barreto, todos em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A meta é fazer com que essas iniciativas gerem empregos nas indústrias naval e pesqueira do município.

"A geração de emprego é uma obstinação minha, e estamos conseguindo fazer o estado entender a importância disso para o município. Por isso está sendo possível construir estas ações", afirmou Bagueira, que na ausência de Rodrigo Neves, no início do ano, chegou a ocupar o cargo de prefeito de Niterói.

Inclusão em pauta em São Gonçalo

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência de São Gonçalo realizou, na última semana, o XIX Fórum Interconselhos de Direitos do município. Sob o tema "Políticas Públicas Inclusivas para as pessoas com deficiência, o evento reuniu mais de 120 pessoas, entre lideranças governamentais, conselheiros de direitos, movimentos sociais e representantes da sociedade civil.

Academia em Rio Bonito

A cidade de Rio Bonito recebe, até o próximo dia 31, a XVI Semana Acadêmica do polo Regional UAB/Cederj, no Colégio Municipal Astério Alves de Mendonça, na Praça Cruzeiro. O diretor adjunto e coordenador do Polo Cederj de Rio Bonito, professor Charlles da Fonseca Lucas, explicou que a iniciativa oferecerá grande variedade de conhecimentos.

VI Coped

Com o tema "Leituras Filosóficas e Sociológicas sobre Versões Polimórficas e Complexas da Realidade Social Brasileira", a Semana Acadêmica do Cederj vai receber vários eventos, entre eles o VI Coped - Colóquio da Pedagogia "Filosofia, Políticas em Educação e Aspectos Sociais na Práxis".

Privilégio

"A Alerj está tentando criar mais um privilégio de classe. A justificativa é que os advogados devem ter esse privilégio, pois têm prazos a cumprir. Ora, todos nós temos que cumprir prazos", afirmou Ferreirinha, em sessão plenária.

Washington Reis visita Brasília

Washington Reis, prefeito de Duque de Caxias, esteve em Brasília, na última semana, em visita ao Senado, buscando verbas e recursos que possam ser levados para o município. Na ocasião, reuniu-se com os senadores da bancada do Rio, Arolde de Oliveira (PSD), Flávio Bolsonaro (PSL) e Romário (Podemos), e abordou os principais projetos da cidade da Baixada Fluminense.

Assessor recebe homenagem

O assessor da presidência da concessionária de energia carioca Light, Raimundo Santa Rosa, recebe, na próxima segunda-feira (2), às 18h, a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida no Estado do Rio. A cerimônia de entrega acontecerá no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A iniciativa da concessão da homenagem foi da deputada estadual Tia Ju, do Partido Republicano Brasileiro (PRB), que justificou a homenagem pelos serviços prestados por Santa Rosa à população fluminense.

Deputado critica PL aprovado

O deputado Renan Ferreirinha (PSB) criticou, na última semana, no plenário da Alerj, o Projeto de Lei 238/2019, do deputado Chico Machado, que foi aprovado e pretende dar a advogados atendimento prioritário nas unidades judiciárias (varas e cartórios. Para o autor das críticas, trata-se de um novo privilégio de classe. Em seu discurso, o parlamentar reforçou que todos devem ser tratados da mesma forma. O PL foi aprovado em primeira dicussão.

Maia almoça com empresários

O deputado federal Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados, participa de um almoço com empresários no próximo dia 2, às 12h30, no Rio. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), e acontecerá no restaurante Rubayait, no Jockey Club Brasileiro, no Jardim Botânico, na Zona Sul do município.

PRA VOCÊ PENSAR

"O primeiro a pedir desculpas é o mais corajoso.

O primeiro a perdoar é o mais forte. E o primeiro a esquecer é o mais feliz."

Autor desconhecido