Comlurb recebe veículos elétricos

O prefeito Marcelo Crivella e Stella Li, vice-presidente da BYD Motors, empresa chinesa fabricante de caminhões elétricos - Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Alberto Brizola
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), entregou, nesta quarta (25), em Deodoro, Zona Oeste da cidade, os primeiros nove caminhões de coleta de lixo elétricos da Comlurb. A frota faz com que o Rio seja a primeira cidade do mundo, fora da China, a contar com este tipo de veículo ambientalmente sustentável.

"O Rio está dando um passo à frente na preservação do meio ambiente. É o primeiro passo de uma longa estrada que vai trazer mais saúde para o nosso povo", destacou Crivella.

Os nove caminhões (oito em operação e um reserva) são montados em chassis movidos a eletricidade, com ruído zero em deslocamento e 0% de emissão de gases de efeito estufa.

"São várias vantagens deste tipo de caminhão. Os veículos elétricos geram muito menos barulho e fazem a coleta noturna mais silenciosa, sem incomodar as pessoas. E eles gastam menos também em combustível, já que o custo da energia para recarregá-los é um quarto do custo do diesel. Os nossos garis deixam de respirar os gases do escapamento, quando estão trabalhando ali na parte de trás do veículo. E para o motorista, é mais conforto: a cabine é refrigerada, é tudo eletrônico, a caixa (de câmbio) é automatizada. O motorista vai estar sempre com as duas mãos ao volante, o que gera mais segurança no trabalho", descreveu o presidente da Comlurb, Paulo Mangueira.

Stella Li, vice-presidente da BYD Motors, empresa chinesa que fabricou os caminhões, elogiou o pioneirismo da Prefeitura do Rio.

"O mundo inteiro busca soluções inovadoras para fazer projetos como esse virar realidade. É a primeira cidade do Ocidente a ter frota operando com veículos elétricos na coleta de resíduos. Isso certamente vai reduzir a emissão de poluentes e de ruídos, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e colocar o Rio nesse patamar de liderança ambiental e de visibilidade que sempre teve", afirmou a executiva chinesa.

Estupro pode ser imprescritível

A Proposta de Emenda à Constituição 353/2017, que torna imprescritível o crime de estupro no país, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quarta (25). Relator da matéria e favorável ao texto, o deputado Léo Moraes (Podemos-RO) lembra que, muitas vezes, as vítimas, em estado de "choque emocional" e sem apoio familiar e do Estado, não se encontram em condições de denunciar o criminoso, que acabam sendo os maiores beneficiados pelas brechas da legislação.

'Corrigindo erro'

"É o tipo de assunto que não pode ter diferenças partidárias. Atualmente, no Brasil, o crime de estupro pode prescrever. Então quando a vítima demora a registrar a denúncia, o criminoso pode ficar impune. Essa PEC vem para corrigir este erro", ressalta o parlamentar.

Aprovação de contas em Niterói

A Câmara Municipal de Niterói analisa, nesta quinta (26), às 11h, em audiência pública, a prestação de contas da Prefeitura de Niterói referente ao segundo e terceiro trimestres de 2019. O encontro será conduzido pelo vereador Carlos Macedo (Patriota), presidente da comissão e líder do governo na Casa Legislativa.

Composição

Além de Macedo, fazem parte da Comissão os vereadores Bruno Lessa (PSDB), na vice-presidência; Andrigo Carvalho (SDD), Betinho (SDD) e Paulo Eduardo Gomes (Psol), como membros efetivos. O encontro, que acontece no plenário Brígido Tinoco, tem galerias abertas para quem quiser acompanhar as deliberações.

Lideranças políticas de São Gonçalo

Diversas lideranças políticas de São Gonçalo estiveram, no último domingo, no desfile cívico que comemorou os 129 anos do município. Entre os presentes, os deputados estaduais Capitão Nelson (Avante), Renan Ferreirinha (PSB) e Coronel Salema (PSL), Diney Marins, presidente da Câmara Municipal, e o prefeito José Luiz Nanci.

Setrerj lamenta situação econômica

O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj) divulgou, nesta quarta (25), uma nota sobre as recentes 90 demissões promovidas pela Autolotação Ingá no município de Niterói. Na visão do sindicato, a "difícil situação econômica vivida pelo setor, com contínua perda de passageiros e aumento dos insumos" fez com que a empresa demitisse os funcionários. Ainda segundo o sindicato, "no entanto, o atendimento operacional das linhas se manterá, sem nenhum impacto na frota, nas linhas ou no intervalo dos ônibus. E ainda, as obrigações trabalhistas serão todas honradas pela empresa, na demissão desses funcionários", disse a nota.

Livro 'Voto do Futuro'

O escritor Mario Marques lança, nesta quinta (26), no clube Arouca, na Barra, às 19h, o livro "Voto do Futuro - O novo marketing político e as lições pós-Bolsonaro". A obra chega ao mercado no dia 30, ao preço de R$ 50. A versão digital já está disponível, por R$ 30.

Estudantes participam de atividades

A Secretaria de Estado de Educação realizou, nesta quarta (25), em Irajá, o Circuito Seeduc Jovem. No evento, estudantes participaram de apresentações musicais, culturais, artísticas e atividades esportivas. "A ideia do Circuito Seeduc Jovem é incentivar a presença e a participação dos estudantes em atividades culturais", disse Pedro Fernandes, secretário de Educação.

PRA VOCÊ PENSAR

"A quem eu fiz mal, pelo perdão. A quem me ajudou, agradeço de coração. A quem eu ajudei, queria ter feito mais".

Autor desconhecido