Alerj abre 'Outubro Rosa' no Rio

Alerj iniciou as atividades deste ano da campanha "Outubro Rosa" em evento, nesta segunda-feira (30), no Palácio Tiradentes - Foto: Suellen Lessa/ Alerj

Alberto Brizola
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais de 59 mil casos de câncer de mama devem ser diagnosticados no Brasil até o final de 2019. A estimativa, divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer nesta segunda (30), durante o lançamento das atividades da campanha Outubro Rosa - dedicada à prevenção do câncer de mama - realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Primeira vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), Célia Regina da Silva, também afirmou, na oportunidade que cerca de 20% dos pacientes morrem por conta deste mal.

Célia ainda destacou que os números do Rio de Janeiro não são bons e que o estado precisa avançar em políticas públicas de prevenção e combate ao câncer de mama.

"Infelizmente o Rio ainda é o estado em que as mulheres demoram mais para começar o tratamento depois de serem diagnosticadas com câncer", disse.

De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia da Regional do Rio de Janeiro (SBM-RJ), Aleksandr Miyahira, no Rio, cerca de 15% das mulheres diagnosticadas recebem atendimento dentro do prazo previsto em lei. O médico ainda informou que a falta de profissionais nos hospitais de referência dificulta o diagnóstico e o início do tratamento. No Inca, em 2014, havia 21 mastologistas, mas atualmente o hospital conta com sete profissionais.

"Há um sucateamento da rede de atendimento e a falta de estrutura tem sobrecarregado os médicos, o que no final só prejudica as mulheres que correm contra o tempo em busca de tratamento. É preciso abrir mais concursos e contratar mais médicos", pontuou.

O secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, disse que a pasta está comprometida com a causa e que desde janeiro tem buscado políticas de cooperação que garantam o acesso a mamografia, e que tem investido junto aos municípios na atenção primária, o que, segundo ele, aumenta a chance do diagnóstico precoce.

"Estamos fazendo todo um esforço para melhorar o nosso atendimento nessa área. Estamos mudando todas as nossas UPAs e elas vão passar a contar com um espaço para realização de exames para diagnósticos de câncer", afirmou Edmar.

Em busca de voluntários

O "Coletivo Transfor(A)mar", de Niterói, está em busca de voluntários para atuar na Escola Estadual José Bonifácio, no bairro do Fonseca, desenvolvendo atividades lúdicas para jovens. O grupo é formado por educadores que lutam pela educação pública na cidade. Os interessados em voluntariar podem obter mais informações por meio do telefone (21) 98296-3135.

Côrtes tem licença cassada

O Conselho Federal de Medicina (CFM) cassou o registro profissional de Sérgio Côrtes, ex-secretário de Saúde do Estado do Rio na gestão de Sérgio Cabral. A decisão foi publicada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) nesta segunda-feira (30). Côrtes é réu em processos da Operação Lava-Jato e já foi preso por duas vezes mas, hoje, responde seu processo em liberdade. Ele é acusado de receber propina de empresários no ramo da Saúde e de integrar um esquema de corrupção de Cabral nesta área. Enquanto esteve em cárcere, desempenhou a medicina para contribuir para a redução de sua pena, conforme autorizado pelo Poder Judiciário. O CFM argumenta que Côrtes infringiu artigos do Código de Ética Médica. A defesa de Côrtes argumenta que a decisão é ilegal e que "até a presente data (Côrtes) não possui contra si qualquer sentença condenatória".

Conselhos tutelares reforçados

Marcelo Crivella, prefeito do Rio, entregou nesta segunda (30), seis novos carros para conselhos tutelares do município. "O Conselho Tutelar faz uma obra extraordinária no Rio. Tem muita violência na cidade, e nossas crianças e adolescentes precisam muito deste apoio. Esses carros novos vão prestar um grande auxílio aos conselheiros", afirmou Crivella, durante a solenidade de entrega, no Centro.

'Mulheres Nascidas de um Nome'

22 mulheres em palco. Esta é a proposta da peça "Mulheres Nascidas de um Nome", que tem direção de Claudio Torres Gonzaga, baseado no livro homônimo de Claudio Hocbman. O espetáculo, que conta com monólogos escritos em prosa poética, acontece no próximo sábado (5) e domingo (6), às 19h30, no Instituto CAL de Arte e Cultura, na Rua Santo Amaro, 44, Glória. A entrada é gratuita.

Violência maricaense

A Câmara Municipal de Maricá voltou a discutir, na sessão ordinária desta segunda-feira (30), o tema da Segurança Pública. Desta vez, os parlamentares discutiram os casos recorrentes de assaltos, além do homicídio registrado na região de Cordeirinho, no município. O vereador Chiquinho (PP) solicitou, em fala no plenário, a integração entre os policiais da 6ª Companhia de Policiamento com os militares do Proeis. Segundo ele, desta forma, será possível reforçar o policiamento em todas as cinco entradas da cidade. Fabiano Novaes (DEM) também apelou para que as vítimas registrem suas ocorrências, presencialmente, ou pelo site da Polícia Civil.

Contas do Rio em pauta

A Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, nesta terça (1º/10), o parecer referente ao balanço financeiro do Governo do Rio no exercício do ano de 2018. Os membros se reunirão às 10h no Palácio Tiradentes para deliberar sobre o tema. Após a votação da comissão de Orçamento, o relatório seguirá para apreciação dos deputados estaduais no Plenário. "A Casa tem até 60 dias, após o parecer da comissão, para votar as contas, mas acreditamos que em pouco tempo o projeto será colocado em pauta", explicou o presidente do colegiado, deputado Rodrigo Amorim (PSL). O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) apresentou parecer contrário ao documento.

PRA VOCÊ PENSAR

"Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória".

José Saramago