Sem motivos

Charbel Tauil
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A extensa programação de shows que a prefeitura vem patrocinando pela cidade, já há duas semanas, não deixa dúvidas: o aniversário de Niterói pode, deve e é muito bem festejado, aplaudido, comemorado. Não há motivo algum, portanto, para que o município pare todas as suas atividades econômicas durante o 22 de Novembro. Simplesmente não há desculpa para isto, ainda mais por ocorrer justo no mês que mais tem feriados e dias "enforcados" no ano.

Com muita boa vontade vá lá que, em tempos idos, um feriado tenha até sido "necessário" para que a cidade pudesse marcar a data de seu aniversário. Mas isto, se é que procedia, já foi vencido, superado pelas urgências e necessidades de um mundo inteiramente novo, que não mais comporta lojas, serviços e repartições de portas cerradas por um dia útil inteiro, apenas porque algumas autoridades não se movem para mudar algo que as classes produtivas tanto reivindicam.

Então, cá estamos: em plena e gravíssima crise econômica nacional, Niterói se refestela neste novembro de 2019, com esta inacreditável semana com um feriado na quarta-feira, 20 (Dia da Consciência Negra) e outro já na sexta, 22. O resultado é que o Comércio tem seu faturamento despencado à metade, e justo no mês que antecede o Natal, que tanto requereria de bom fôlego para que os lojistas pudessem se preparar condignamente.

O leitor menos afeito a tais questões pode estar se perguntando: mas o que poderia ser feito para mudar esse quadro?

Pois nós, do Sindilojas, respondemos: caro leitor, há sete anos (sim, sete anos!) nós temos sugerido que o 22 de Novembro deixe de ser feriado, tornando-se mera data comemorativa -- é assim na maioria das Capitais brasileiras, e nosso vizinho Rio de Janeiro é o exemplo mais próximo. E isto porque simplesmente não há razão de se obrigar uma cidade inteira a parar devido ao fato de ser seu aniversário. Aqui em Niterói, projeto de lei neste sentido foi vetado pelo Executivo. E ponto.

Lamentamos que tão repetidos apelos de apoio feito pelo Comércio sejam solenemente ignorados, ainda mais por se tratar de setor fundamental para o desenvolvimento econômico e social de nosso município.