Iniciativas em prol do desenvolvimento

Charbel Tauil, presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói, traz os bastidores da rede varejista da cidade e as principais novidades do setor - Foto: Divulgação

Charbel Tauil
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em diversas frentes, o Sindilojas Niterói vem se desdobrando em iniciativas vinculadas ao desenvolvimento social e econômico, não só dos lojistas, mas muitas vezes abrangendo a população como um todo. Vale enumerar algumas delas, bem resumidamente, para que o leitor tenha a oportunidade de conhecer melhor o nosso trabalho.

Começo com uma ótima notícia: após alguns ajustes com a prefeitura -- e graças à intervenção do nosso Sindicato -- o excelente projeto Sesc Verão será realizado aqui em Niterói, na orla de São Francisco, de 1º a 19 de fevereiro. Portanto, vem aí uma intensa programação de shows musicais, atrações como oficina de peteca, slackline, clínica de frescobol e recreação esportiva, e encontros de valorização do artesanato local. E ainda números de dança e circo, ações informativas de saúde e educativas sobre astronomia e ciências, oficinas de artesanato e economia criativa, além de ações de estímulo à proteção ambiental. Vale destacar que apenas seis municípios fluminenses estão tendo a felicidade de sediar o Sesc Verão: além de Niterói, só Campos dos Goytacazes, Macaé, Mangaratiba, Rio das Ostras e Quissamã. Tudo isto inserido, por sinal, no amplo espectro de iniciativas promovidas pelo Sistema Fecomércio RJ, que vem fazendo um belíssimo trabalho.

Vamos a outra frente de atuação. Falemos do excesso de feriados em nosso município, bandeira empunhada há anos pelo Sindilojas Niterói, que combate o verdadeiro festival formados pelos muitos feriados, somados à liberalidade com que as autoridades públicas decretam "pontos facultativos" por qualquer motivo, muitas vezes emendados por dias "enforcados", gerando perdas milionárias para o comércio local. Nós, do Sindilojas, temos lutado pelo fim de pelo menos um feriado: o 22 de Novembro, que poderia passar a ser mera data comemorativa (como é feito, aliás, nos aniversários das grandes capitais brasileiras, como o nosso vizinho Rio de Janeiro). Temos discursado, insistido e voltado a insistir, mas nossas autoridades públicas até a presente data não demonstraram interesse em mudar este quadro. Vamos ver se agora, que estamos em ano eleitoral, conseguimos finalmente a vitória nesta luta do nosso Sindicato.

Continuaremos a reivindicar, também, que o Centro de Niterói seja contemplado com obras e investimentos públicos à altura da sua importância, e de forma compatível com suas (muitas) necessidades. O Sindilojas aplaude o belo projeto de revitalização da orla do Centro, mas não pode aceitar que o restante do bairro -- fundamental para o desenvolvimento do município -- se veja relegado a plano secundário. Há muito a fazer no "miolo" do Centro, e continuaremos a destacar tal situação.

No mais, reiteramos o convite para que todos os comerciantes participem do nosso Sindicato, frequentando nossas palestras, reuniões e debates. Nós somos a verdadeira Casa do Lojista -- independente e combativa em defesa da categoria --, estando sempre de portas abertas para trocar ideias e somar forças!