NITERÓI/RJ
Min:   Max:
Charbel Tauil

O presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói traz os bastidores da rede varejistas da cidade e as principais novidades do setor

Iniciativas em prol do desenvolvimento

Por Charbel Tauil Rodrigues, presidente do Sindilojas Niterói

Charbel Tauil, presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói, traz os bastidores da rede varejista da cidade e as principais novidades do setor

Divulgação

Em diversas frentes, o Sindilojas Niterói vem se desdobrando em iniciativas vinculadas ao desenvolvimento social e econômico, não só dos lojistas, mas muitas vezes abrangendo a população como um todo. Vale enumerar algumas delas, bem resumidamente, para que o leitor tenha a oportunidade de conhecer melhor o nosso trabalho.

Começo com uma ótima notícia: após alguns ajustes com a prefeitura -- e graças à intervenção do nosso Sindicato -- o excelente projeto Sesc Verão será realizado aqui em Niterói, na orla de São Francisco, de 1º a 19 de fevereiro. Portanto, vem aí uma intensa programação de shows musicais, atrações como oficina de peteca, slackline, clínica de frescobol e recreação esportiva, e encontros de valorização do artesanato local. E ainda números de dança e circo, ações informativas de saúde e educativas sobre astronomia e ciências, oficinas de artesanato e economia criativa, além de ações de estímulo à proteção ambiental. Vale destacar que apenas seis municípios fluminenses estão tendo a felicidade de sediar o Sesc Verão: além de Niterói, só Campos dos Goytacazes, Macaé, Mangaratiba, Rio das Ostras e Quissamã. Tudo isto inserido, por sinal, no amplo espectro de iniciativas promovidas pelo Sistema Fecomércio RJ, que vem fazendo um belíssimo trabalho.

Vamos a outra frente de atuação. Falemos do excesso de feriados em nosso município, bandeira empunhada há anos pelo Sindilojas Niterói, que combate o verdadeiro festival formados pelos muitos feriados, somados à liberalidade com que as autoridades públicas decretam "pontos facultativos" por qualquer motivo, muitas vezes emendados por dias "enforcados", gerando perdas milionárias para o comércio local. Nós, do Sindilojas, temos lutado pelo fim de pelo menos um feriado: o 22 de Novembro, que poderia passar a ser mera data comemorativa (como é feito, aliás, nos aniversários das grandes capitais brasileiras, como o nosso vizinho Rio de Janeiro). Temos discursado, insistido e voltado a insistir, mas nossas autoridades públicas até a presente data não demonstraram interesse em mudar este quadro. Vamos ver se agora, que estamos em ano eleitoral, conseguimos finalmente a vitória nesta luta do nosso Sindicato.

Continuaremos a reivindicar, também, que o Centro de Niterói seja contemplado com obras e investimentos públicos à altura da sua importância, e de forma compatível com suas (muitas) necessidades. O Sindilojas aplaude o belo projeto de revitalização da orla do Centro, mas não pode aceitar que o restante do bairro -- fundamental para o desenvolvimento do município -- se veja relegado a plano secundário. Há muito a fazer no "miolo" do Centro, e continuaremos a destacar tal situação.

No mais, reiteramos o convite para que todos os comerciantes participem do nosso Sindicato, frequentando nossas palestras, reuniões e debates. Nós somos a verdadeira Casa do Lojista -- independente e combativa em defesa da categoria --, estando sempre de portas abertas para trocar ideias e somar forças!

 

Scroll To Top