Aplausos para a Semana do Brasil

Charbel Tauil, presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói, traz os bastidores da rede varejista da cidade e as principais novidades do setor - Foto: Divulgação

Charbel Tauil
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O governo federal tomou uma iniciativa interessante, que vem rapidamente conquistando apoios entusiasmados país afora: trata-se da criação de uma "Semana do Brasil", a ser comemorada entre os dias 6 e 15 de setembro, com promoções e descontos em empresas de Comércio e de Serviços. Será, digamos assim, uma versão turbinada da já conhecida "Black Friday", com cores nacionalistas -- tanto assim que vai coincidir com os festejos pela Independência.

O cenário geral já vai além de descontos e promoções pontuais, pois engloba hotéis oferecendo descontos em pacotes turísticos, bancos abrindo facilidades para pagamentos de dívidas e concessão de créditos etc. Enfim, um clima festivo, positivo -- até os Correios deverão lançar um selo comemorativo da ocasião -- e que virá muito a calhar para nós, do Comércio, uma vez que o mês de setembro não contava até agora com nenhuma data "de peso" do ponto de vista das vendas.

De fato, a ideia parece poderosamente sedutora, tanto que na última semana, segundo o governo, já passavam de 300 as empresas voluntariamente cadastradas para fazer parte da "Semana do Brasil", tais como Aram Hotéis, Banco do Brasil, BNB, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Claro, Correios, Havan, Livraria Cultura, Mundo Verde, OLX Brasil, Óticas Diniz, Pão de Açúcar, Rede Atlântica de Hotéis, Ricardo Eletro, e Via Inox Tramontina.

Atenta à novidade, a Fecomércio RJ encomendou pesquisa sobre o tema, com o Instituto Fecomércio de Análises e Pesquisas (IFec RJ). Foram ouvidos 500 consumidores, entre os dias 5 e 8 de agosto. Resultado: quase 92% dos entrevistados nunca tinham ouviram falar na "Semana do Brasil". No entanto, ao saberem do que se tratava, 80,4% se mostraram favoráveis. A maioria demonstrou preferência por comprar eletrônicos (79,1%), roupas, calçados e acessórios (66,6%) e eletrodomésticos (64,8%). Em alta, também, artigos de uso pessoal e doméstico (49,3%), itens de alimentação (46,8%), livros e artigos de papelaria (38,4%) e pacotes de viagem (31,4%). E mais: 80% dos entrevistados não se incomodam com a proximidade com a Black Friday, que acontece em novembro. A pesquisa revelou que, na verdade, 43,8% pretendem aproveitar as promoções para consumir produtos e serviços em ambas as datas, contra 30% que querem reservar as economias para a Black Friday.

E isso é apenas o início da mobilização, muito recente: uma campanha publicitária de âmbito nacional sobre a "Semana do Brasil" deverá ser deflagrada a partir de 1º de setembro, quando a iniciativa haverá de ganhar ainda mais corpo.

O Sindilojas Niterói aplaude a iniciativa, esperando que seja extremamente bem-sucedida e passe a integrar o calendário nacional de eventos.

O comércio precisa deste alento!

Charbel Tauil Rodrigues, presidente do Sindilojas Niterói