Começou a Bienal do Livro 2019, no Riocentro

Educação e Novas Tecnologias
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O livro continua exercendo grande fascínio entre as pessoas, pois mesmo com toda a tecnologia que utilizamos e compartilhamos, nada substitui a dimensão que ele nos conduz! A Bienal, que acontece a cada dois anos, é uma excelente oportunidade para conhecer escritores renomados e iniciantes que estão divulgando seus trabalhos, pois todos têm espaço nesta democracia do saber. Visitas escolares acontecem oportunizando que leitores de todas as idades possam desfrutar do mundo mágico das palavras.

A leitura desenvolve diversas capacidades mentais, entre elas podemos enumerar 10:

1 - Elaboração e mobilidade de pensamento;

2 - Construção da fala e fluidez;

3 - Capacidade de abstração e criatividade;

4 - Aumento do vocabulário;

5 - Percepção dos diferentes tipos de texto;

6 - Concentração;

7 - Memória;

8 - Leitura compreensiva;

9 - Aumento da curiosidade;

10 - Formação de hábito

A alfabetização começa desde o nascimento, pois a criança é submetida ao mundo letrado na rua, em casa, pela TV, tela do celular, revista, outdoor, entre outros.

Hábito da leitura que vem de berço

O professor de inglês André Diniz e a psicóloga Miriam Magalhães são pais da pequena Laila, que, aos três meses de vida, já tem envolvimento com a leitura.

O casal comenta que "Laila reage com muita agitação na hora da história e que, ao focar nas imagens, se concentra e logo começa a vocalizar". Isso, para nós, educadores, é indicativo de que o bebê, embora tão pequeno, já tenha sua curiosidade aguçada, interage com o mundo da leitura, tem a fala estimulada, reforça vínculos afetivos com seus pais e, indiscutivelmente, tem no exercício da leitura um momento de prazer.

 

Equilíbrio emocional vira livro

A Dra. Elaine Cruz, especialista em psicologia clínica e escolar, lança no próximo dia 7, às 15h, na Bienal do Livro, a sua obra "Equilíbrio Emocional - Personalidade Transformada pelo Fruto do Espírito".

A autora argumenta que, a partir do novo nascimento em Jesus Cristo, e da presença do Espírito Santo habitando em nós, adquirimos todas as possibilidades para moldar nosso temperamento, reformar nosso caráter e reconstruir uma personalidade diferente, dentro dos padrões que a Bíblia estabelece.

No livro, Cruz discorre de forma objetiva as evidências das virtudes do fruto do Espírito necessárias para nos ajudar a não adoecer ou, se for o caso, quando já adoecidos, para nos direcionar na cura da nossa psiquê.

Vale a pena conferir!