Sábado Carioca: projeto está revolucionando a educação no Rio

Cerca de 150 mil estudantes já participaram da ação - Foto: Reprodução

Educação e Novas Tecnologias
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No município do Rio de Janeiro vem acontecendo um projeto pioneiro de Reforço Escolar aos sábados pela manhã. O Sábado Carioca atende escolas localizadas em regiões da cidade com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A iniciativa visa esclarecer as dificuldades dos alunos que têm conceito R (regular) ou I (insuficiente) e precisam de uma alavancagem nos estudos.

Na última semana, o projeto aconteceu em cerca de 850 unidades de todas as regiões da cidade, beneficiando mais de 20 mil alunos a cada edição, em média.

Desde que o programa foi implantado, cerca de 150 mil estudantes já participaram das ações, e a cada edição, os números estão sendo ampliados.

Espaço público - O sábado letivo também inspira a repensar a utilização do espaço público, que pelo próprio nome diz deve servir ao público. Abrir a escola aos sábados oportuniza uma série de atividades que podem ocorrer para atrair as crianças e jovens que não têm acesso aos bens culturais da cidade, por exemplo.

E para os docentes abre um leque de possibilidades de oferecimento de atividades que beneficiam a comunidade.

Nova fase - No último sábado (26), a Secretaria Municipal de Educação começou a implementar o projeto Escola de Lutas nas unidades atendidas pelo programa Sábado Carioca. A iniciativa inclui a prática de lutas marciais nas escolas municipais. Boxe, muay thai, jiu-jitsu e capoeira são algumas das modalidades disponíveis. No dia do lançamento, 37 unidades foram beneficiadas com a prática esportiva aos sábados.

Outras atividades - O aluno no sábado passa por quatro oficinas de aprendizagem: português, matemática, artes e educação física. Todas planejadas de forma lúdica, focando no raciocínio matemático, no pensamento lógico, na interpretação, produção textual, entre outros conteúdos importantes.

São oferecidos também café da manhã e almoço. A tônica do sábado é ser divertido, agradável, utilizando locais diferentes da escola, reorganizando as salas de maneira variada, favorecendo que as aulas sejam dinâmicas e despertem a curiosidade do aluno.

Os docentes que atuam no projeto pertencem à rede municipal e no sábado desenvolvem um trabalho diferenciado do exercido durante a semana.

A coordenadoria envia todo sábado supervisores para avaliar o trabalho de cada instituição, orientando e sugerindo ações e remodelando. Também oferecem capacitação aos articuladores.

Erros que podem eliminar um candidato no Enem

O exame do Enem acontece nos próximos domingos, dias 3 e 10 de novembro, e o MEC divulgou nesta semana os principais itens que podem eliminar os candidatos na disputa por uma vaga nas universidades do país. São eles:

1. Realizar a prova com caneta que não seja esferográfica, transparente e de tinta preta.

2. Não permitir que o lanche levado seja vistoriado pelo aplicador da sala.

3. Prestar declaração falsa ou inexata (em qualquer documento);

4. Permanecer no local de provas sem documento de identificação válido.

5. Utilizar qualquer dispositivo eletrônico no local de provas, por exemplo, laptop e

celular;

6. Entrar na sala de provas com o telefone celular e/ou quaisquer outros equipamentos

eletrônicos fora do envelope porta-objetos;

7. Não manter aparelhos eletrônicos (celular, tablet, etc) desligados no envelope porta-

objetos até a saída definitiva da sala de provas;

8. Ainda que dentro do envelope porta-objetos, o aparelho eletrônico emitir qualquer tipo de som, como toque de ligação ou alarme;