Atividades para passar melhor o tempo em casa com os pequenos

Atividades para crianças em casa - Foto: Arquivo / Agência Brasil

Educação e Novas Tecnologias
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em tempos de pandemia, o correto é ficar com as crianças em casa, evitando a aglomeração em shoppings, parques, playgrounds entre outros. Então, é preciso ser criativo, para que esses dias transcorram bem. Organizamos aqui sugestões de algumas atividades.

Procure manter horário fixo de acordar, faça a higiene e em seguida o desjejum. Escolha um local onde será a "sala de aula" e procure manter a mesma rotina todos os dias. Separe um caderno para utilizar neste período.

Atividades para crianças de 3 a 6 anos:

Cumprimento: Bom dia!/Boa tarde!

Música: "Bom dia mamãe (pode substituir pelo nome), como vai"?

Tempo - Olhar o tempo e ver se está sol ou chuva.

Música: "A janelinha abre, quando o sol está aparecendo"

Calendário: Ver o mês, dia da semana, o número com a criança. Pensar se alguém da família faz anos próximo.

Atividades:

Vogais - Procurar a letra "a" no jornal, livros, revistas. Pode ir acrescentando as demais vogais se a criança já domina a anterior. Não tenha pressa! A criança tem seu tempo próprio! A cada dia revise o que foi feito no dia anterior e vá adiante!

Para fixar a vogal "a", por exemplo, pode pedir que ela desenhe uma aranha, ou pesquise na internet, imprima e dê uma aranha para ela colorir.

Ou pode cantar a música da "Dona aranha".

Contagem - Para estimular a contagem, utilize materiais concretos como lápis, limões, laranjas, o que tiver em casa, só tenha cuidado para não ser objeto pequeno, como bola de gude, que a criança possa engolir.

Brinque e conte com a criança até 5.

Aos poucos vá aumentando.

Nome - O responsável deve escrever o nome da criança grande em letra de forma maiúscula como uma plaquinha. Apontar a primeira letra do nome, as vogais que tenha, etc.

Com a plaquinha pedir que a criança escreva o nome 1 x olhando. Na semana seguinte, peça que escreva duas vezes e assim vá treinando.

Brincar com massinha

Tarde - No período após o almoço, o ideal é que brinque com algum jogo (dominó de bichinhos, memória, entre outros), ou veja uma programação infantil na tv ou YouTube. Sugestão: helioziskind; Palavra Cantada, Bia Bedran, Sítio do Pica-pau Amarelo, entre outros.

Noite - Antes de dormir ler uma historinha com a criança. Deixar manipular o livro infantil e pedir

para a criança recontar a história. Caso não tenha livro infantil, busque no YouTube histórias de Princesa, Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, João e o Pé de Feijão, entre outras.

Para crianças maiores, entre 7 e 12 anos recomendamos:

Escrever o nome todo com capricho, observando a proporção das letras.

Estudar as matérias que teriam naquele dia da semana. Refazer as últimas atividades propostas.

Buscar aulas online que expliquem o conteúdo dos livros didáticos e tentar resolver os exercícios.

Brincar com jogo de tabuleiro, quebra-cabeças, bingo, entre outros. Ajuda no raciocínio lógico.

Ler livro de histórias para treinar a leitura e sua fluidez.

Buscar listas de exercícios de matemática na internet com resposta, fazer algumas atividades e conferir o resultado.

Treinar redação 1 x por semana.

Ler jornal de papel ou online e manter-se informado.

Treinar a tabuada falando e escrevendo.

Regras que fazem a diferença

Um dos mais respeitados psiquiatras brasileiros e autor de inúmeros best-sellers, Augusto Cury vem se dedicando ao estudo da educação há anos. Já publicou livros e artigos sobre este tema, mas, desta vez, ele escreve um livro que servirá de guia para pais e professores. Como ele mesmo diz: 'Não mudamos ninguém, mas podemos usar ferramentas de ouro para que eles mesmo se reciclem, reescrevam sua história e dirijam seu próprio "script". Conheça algumas das 20 regras de ouro de gestão da emoção que Cury explica neste livro: colocar limites inteligentes, pacificar a mente dos filhos e alunos, não elevar o tom de voz, conhecer a nova geração, prevenir a intoxicação digital, dialogar com inteligência, não piorar o outro, entre outros.

Esses são alguns dos subtemas trabalhados em 'As 20 regras de ouro para educar filhos e alunos' (Academia). Para os dias atuais é super indicado.