Perspectivas da pandemia: os prós e contras das mudanças na rotina

Home-office - Foto: Pixabay

Educação e Novas Tecnologias
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nesses tempos de confinamento temos acúmulo de atividades para uns e marasmo para outros, paradoxos sociais.

A falta de referência é como se o sol não nascesse para o meio ambiente.

O fato de não estarmos saindo para rua não prejudica somente o nosso organismo, que precisa de atividade para potencializar o metabolismo, mas mexe com o nosso relógio biológico que não entende a hora de realizar suas funções, desorganizando o emocional também.

A rotina diária sistematiza toda a conjuntura do tempo em nossas vidas. O gosto por esperar o final de semana e ter algo especial para fazer desapareceu e agora todo dia é domingo.

O trabalho se confunde porque sua estrutura física está plantada num determinado local de constituição, mas o trabalho também está comigo da hora que acordo a hora que durmo, dentro da minha casa.

Esse emaranhado que se entrelaça na rotina diária, de escassez e simultaneamente fluidez do tempo, distorce o equilíbrio da população que se encontra em home-office.

Dois meses atrás seguramente sabíamos o nosso papel social nos espaços de convivência e hoje somos professores em atualização de uma instituição que está se ressignificando, com alunos em desenvolvimento. A coisa mais concreta que se pode afirmar em educação em meio a pandemia é a certeza da mudança.

Quando passar o confinamento seremos outros professores. Os alunos também não serão os mesmos. Essa experiência única que estamos vivendo está amadurecendo a humanidade e ao mesmo tempo ensinando novos e resgatando saberes que ficaram perdidos no tempo.

A família por razões diversas foi terceirizando a educação de modo que não conseguiram perceber a beleza da escrita do nome, o aprendizado da tabuada, a leitura fluida dos filhos... Todo esse despertar que antes era comemorado foi ficando perdido e a escola foi se tornando tão pesada quanto a rotina diária de trabalho e precisou ganhar outro status dentro do cotidiano.

O confinamento traz a falta de referência que precisamos para nortear nossos movimentos, mas em contrapartida resgata o lado poético da vida, da brincadeira de bolha de sabão com detergente, de fazer banda com as panelas da cozinha, riscar amarelinha no chão e mesmo contar histórias.

Enfim, oportunidade de ensinar a sustentabilidade dentro de casa é o que não falta, no reaproveitamento dos alimentos, na reciclagem dos materiais entre outras ideias criativas.

A poluição vem pelos sentidos, então cuide dos seus olhos, mas especialmente dos ouvidos, no que tange as notícias ruins que chegam. Vamos olhar o quadro na perspectiva positiva da mudança e na certeza de que a estabilidade vai chegar.

Não precisamos manter-nos enrijecidos como imbatíveis, afinal não somos super heróis, mas se respirarmos fundo e vivermos um dia de cada vez suavizaremos as dificuldades.

Na bíblia há 365 vezes escrito a expressão "Não temas!" Significa dizer que para cada dia do ano temos uma palavra de incentivo de Deus para nós. Então tenhamos nossa mente tranquila, bons pensamentos e palavras de incentivo uns com os outros.

Enem: não adie os estudos

Os estudantes que pretendem ingressar na educação superior em 2021 devem continuar se preparando, pois embora tenhamos discussão em andamento na justiça, as opiniões divergem quanto a aplicação em meio a pandemia. Isso não invalida o fato de que os conhecimentos precisam ficar sendo ativados na mente dos alunos.

Entidades estudantis UNE e UBES recorreram judicialmente para pedir o cancelamento do exame, porém o MEC recorreu da decisão judicial e o próprio presidente Bolsonaro até chegou a" considerar um adiamento breve, pois prova deve acontecer este ano".

Adiado ou não por tempo indeterminado não se pode relaxar com os conteúdos que são inúmeros e os candidatos devem manter sua rotina diária de estudos e a mente saudável e produtiva.

Oportunidades gratuitas

O Colégio Pedro II disponibiliza cursos de tecnologia educacional de graça e com certificado para a comunidade. Basta se inscrever, estudar, realizar as avaliações e ter nota superior 6. O certificado será enviado para o e-mail de cadastro. Saiba mais em: http://bit.ly/2x34rED

E ainda, Microsoft liberou uma plataforma para cursos de tecnologia. O público alvo passa por diretores, coordenadores, professores e estudantes. Saiba mais em: www.microsoft.com/pt-br/education/students