Enem: saem datas de inscrição e de provas

Inscrições para ambas deverão ser realizadas de 11 a 22 de maio - Foto: Arquivo/ EBC

Informe
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais tempo para assembleias

O governo federal publicou, em edição extra do Diário Oficial da União nesta semana, MP que garante às empresas mais tempo para fazer suas assembleias gerais ordinárias. Na prática, segundo o texto da MP 931/2020, sociedades anônimas, companhias limitadas e outras, ganharão mais três meses.

12,3 milhões sem emprego

A taxa de desocupação interrompeu a sequência de dois trimestres seguidos de queda significativa e subiu para 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro. Ao todo, são 12,3 milhões de desempregados no Brasil. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa no trimestre terminado em novembro foi de 11,2%. Segundo a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, o aumento registrado no desemprego é reflexo da variação sazonal do mercado de trabalho, considerada normal para esta época do ano.

Empresários inseguros

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 6,5 pontos de fevereiro para março deste ano. Foi a maior queda desde a recessão de 2008/2009. Com o resultado, o indicador chegou a 89,5 pontos, em uma escala de zero a 200, o menor nível desde setembro de 2017 (88,5 pontos). A média do primeiro trimestre deste ano fechou 1,1 ponto inferior à média do trimestre anterior. Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 2,2 pontos e inverteu a tendência ascendente iniciada em agosto do ano passado. Em março, o Índice da Situação Atual, que mede a confiança no momento presente, recuou 0,8 ponto e passou para 91,7.

Para facilitar gasto público

O Projeto de Lei Complementar 55/20 pretende alterar a Lei de Responsabilidade Fiscal para regulamentar a adoção de regime excepcional de execução orçamentária e financeira em caso de estado de calamidade pública. A medida pretende facilitar os gastos públicos em tempos de pandemia.

Planos: sem mudanças

Dois projetos em análise na Câmara dos Deputados impedem operadoras de planos privados de saúde de reajustarem os valores das mensalidades durante a pandemia do novo coronavírus. Um deles, de autoria do deputado Capitão Wagner (Pros-CE), também proíbe a suspensão ou rescisão dos contratos.

MP ambientais caducam

A MP 900/2019 que autorizava a União a criar o fundo ambiental privado e a MP 901/2019 que transferia terras da União para Roraima e Amapá perderam sua eficácia nos últimos dias. As duas aguardavam votação nos plenários do Congresso, mas perderam a validade (que vai até 120 dias).