Enem adiado por um ou dois meses

Inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira (22) - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Informe
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

De olho nos leitos e insumos

Para que a população ajude a fiscalizar as ações e esforços do Ministério da Saúde no combate à covid-19 no Brasil, agora é possível acompanhar a quantidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva, insumos e Equipamentos de Proteção Individual enviados pelo Governo Federal para todo o país. Esses materiais e insumos servem para garantir a proteção de profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus como luvas, máscaras, sapatilhas, aventais entre outros.

Pouca adesão dos caminhoneiros

Neste ano, o Ministério da Saúde incluiu caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, como forma de aumentar a proteção dessas pessoas. Apesar disso, os caminhoneiros tiveram baixa adesão à proteção que a vacina oferece. O Ministério da Saúde fez uma estimativa de que quase dois milhões de profissionais deste setor deveriam tomar a vacina, mas até o dia 8 de maio, apenas 331 mil caminhoneiros compareceram aos postos de saúde de todo o país para se proteger contra a gripe.

Mudanças rechaçadas

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), relator do projeto de lei sobre a regularização fundiária, disse que não aceitará as mudanças propostas pelo governo. O projeto foi retirado da pauta de votação do Plenário. "Reitero que construí um acordo com vários segmentos da sociedade. No entanto, alguns setores do governo desejam um projeto mais flexível e com limites maiores", disse Ramos.

Medicamento divide opiniões

A recomendação do governo para o uso da cloroquina no tratamento da covid-19, divulgada na quarta (20), foi alvo de críticas em audiência da comissão externa da Câmara que acompanha ações contra o coronavírus. Ao mesmo tempo, vários deputados afirmaram que a discussão tem sido mais política que técnica porque quem continua decidindo sobre o uso é o médico em conjunto com o paciente.

Endereço eletrônico

De acordo com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, nenhuma localidade que precise, vai deixar de receber ajuda do governo. "Nenhum estado, nenhuma cidade, nenhuma região será esquecida. Leitos estão sendo habilitados, os recursos continuam sendo repassados e os materiais, assim que nós completarmos a linha de produção, vamos distribuir", afirmou.

O Ministério da Saúde divulgou um endereço eletrônico por onde podem ser conferidos os Leitos e Insumos disponibilizados para cada estado e dividido por grupo. Esse site tem o objetivo de informar à população tudo o que foi comprado ou doado e distribuído para o enfrentamento da pandemia. Para ter acesso aos dados, basta entrar no endereço saude.gov.br/coronavirus.