O consumo para a Geração Z

Luiz Vieira, presidente da CDL Niterói - Foto: OFluminense

Luiz Vieira
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Os jovens estão cada vez mais conectados. A chamada Geração Z, nascidos entre 1990 e 2010, usa a internet para o lazer e também para o consumo. Mas recorrem às lojas físicas para testar e tirar dúvidas e acabam comprando fora do virtual. Também são impactados pela exposição nas mídias sociais, e, por isso, se preocupam com a aparência e gastam com roupas, acessórios, tratamentos estéticos e investem em uma vida fitness.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil), 47% dos jovens afirmam comprar roupas, sapatos e acessórios. Ao passo que 46% costumam cuidar dos dentes, 41% procuram se alimentar de forma saudável e 40% fazem atividades físicas.

É importante que estejamos atentos a esse público que, embora compre pela internet, também recorre às lojas físicas. Pesquisam e se informam sobre o que querem, sabem a média de preço, mas também buscam por um atendimento diferenciado. E, além disso, por uma experiência de compra. Pessoalmente, eles testam, avaliam, descobrem novos produtos e tiram dúvidas.

Atualizados e bem informados, a Geração Z pesquisam sobre a experiência de outros consumidores na hora de escolher uma marca ou uma loja. Ainda de acordo com a pesquisa, no processo de escolha de um produto, o depoimento de outros usuários é o principal fator de influência, 32 %, seguido pela indicação de amigos ou conhecidos, 21 %, da dica de especialistas ou profissionais, 18%, e dos familiares, 17%.

É um público que ganha poder de aquisição e que, consequentemente, consome. É uma nova visão sobre a venda e uma nova expectativa para atender, mas é fundamental que o comércio se adapte para receber essa geração. Podemos ver como uma oportunidade de nos reinventarmos e melhorarmos a ambiência de negócios. Unidos somos mais fortes.