Empresas que geram emprego

Luiz Vieira, presidente da CDL Niterói - Foto: OFluminense

Luiz Vieira
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A taxa de desemprego voltou a recuar no país. Depois de uma série histórica de um crescente aumento do indicador, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) volta a registrar a queda do índice. Apesar de ser uma diferença de 0,2 ponto percentual, já são 202 mil desempregados a menos comparado ao trimestre anterior.

No período de fim de ano, esperamos que os números caiam ainda mais. Uma pesquisa realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil estima que aproximadamente 103 mil vagas serão abertas até dezembro. Segundo o estudo, haverá um aumento de 43,8 mil postos de trabalho em relação ao previsto ano passado. Metade dos entrevistados pretende contratar mais este ano; 52% criarão postos de trabalho para temporários, sendo que em 40% dos casos há planos de efetivar o colaborador.

Na Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói estimulamos o comércio local com o Natal Premiado, campanha que leva um Papai Noel para circular pela cidade e promove sorteios de 500 reais e um carro zero-quilômetro. Temos o objetivo de despertar o espírito natalino e, ao mesmo tempo, movimentar a economia, gerar vendas e empregos.

Como mostra o IBGE, o empreendedorismo é uma opção para aqueles que não conseguem um emprego com carteira assinada. O estudo publicado também aponta que muitos seguiram para o trabalho sem carteira assinada e autônomo. As pessoas estão procurando maneiras de se manter dentro do mercado e levar o sustento para suas famílias. E nós estamos aqui, em parceria com o Sebrae, para auxiliar essas pessoas, esclarecer os processos para a criação de uma empresa, oferecer cursos, palestras e todo o suporte que seja necessário.

Dessa forma, ajudamos o brasileiro a se reinventar e continuar trabalhando e contribuímos com o suporte que ele precisa para fomentar o seu próprio negócio.

Através desse apoio, empresas se formam e geram empregos, diminuindo assim os índices. Acredito que essa tomada de poder por parte da população vai contribuir para solucionar a questão econômica do país e também que esse é o momento para unirmos forças. Unidos somos mais fortes.