NITERÓI/RJ
Min:   Max:
Panorama RJ

Por dentro das Casas Legislativas do Estado do Rio de Janeiro, por Lucas Schuenck. [email protected]

'Gentilezinha' nas escolas do Rio

Confira a coluna de Panorama RJ

Atividades do projeto serão levadas às escolas para desenvolver a cidadania

Divulgação

Até 21 de dezembro, o projeto "Gentilezinha" retorna ao Rio de Janeiro levando para diversas regiões da cidade uma variedade de atrações que tem o objetivo de propagar valores importantes para a formação da cidadania entre jovens e crianças. No período, serão apresentadas cerca de 28 encenações de teatro infantil para escolas da rede pública de ensino, além de locais abertos ao público.

Dentre os destinos das apresentações estão a Praça do Pomar, a Praça Nossa Senhora da Paz, a Vila Olímpica da Mangueira, Nave do Conhecimento, entre outros.

Inspirado no profeta Gentileza e no dia 13 de novembro, data em que se celebra o Dia Internacional da Gentileza, o projeto "Gentilezinha" chega à sua terceira edição e, desta vez, apresenta o espetáculo "Gentilezinha e a Liga dos Guardiões da Terra". De forma lúdica e divertida, o trabalho aborda temas como companheirismo, amizade, tolerância, sustentabilidade e gentileza, passando desta forma aos participantes os ideiais de José Datrino, autor da frase "Gentileza gera gentileza".

No espetáculo, o protagonista principal é o personagem "Gentilezinha", um menino impactado pela obra do Profeta Gentileza, que se torna uma espécie de mascote da cidadania e segue transmitindo o legado do andarilho, disseminando mensagens de paz, solidariedade e compaixão. A peça fala sobre a devastação do planeta que chegou a um nível alarmante. Gaia, a guardiã da Terra, resolve intervir. Muito preocupada e sem esperanças sobre o futuro da terra, resolve pedir ajuda ao Gentilezinha. Junto a Devas, fiel escudeiro de Gaia, e com o reforço de Luquinhas, o quarteto segue convocando novos guardiões para cuidar do planeta. Durante a apresentação, as crianças serão chamadas para participar da peça sendo convocadas para assumir o papel de guardião.

Sempre ao final de cada espetáculo serão distribuídas cartilhas para colorir, com ilustrações e mensagens de cidadania, além de adesivos para reforçar ainda mais os conceitos ensinados na peça.

"É uma alegria chegar ao terceiro ano consecutivo com este projeto que nos orgulha. Queremos espalhar atitudes de gentileza para as crianças, que serão os adultos do amanhã, além de inspirações para muitos pais. Nosso objetivo é multiplicar e motivar atitudes transformadoras de forma, leve, divertida e cheia de amor. Acreditamos que o futuro está nas mãos dos nossos pequenos", celebra Fernando Oliveira, idealizador do "Gentilezinha".

Censo para população de rua

A subsecretária municipal de Assistência Social do Rio, Daniele Murtha, afirmou, em audiência pública da Comissão Especial de Pessoas em Situação de Rua da Alerj, que a cidade do Rio realizará um censo para traçar o perfil exato da população de rua na capital do Estado do Rio, por meio do Instituto Pereira Passos. "O Instituto está com edital aberto para que empresas de pesquisa possam realizar o trabalho, que não é simples, mas precisa ser feito", declarou Murtha. Ainda segundo ela, o censo será realizado a cada dois anos. O deputado Danniel Librelon (Republicanos), presidente da Comissão, afirmou que novas audiências como a realizada na última semana serão marcadas para que outras cidades sejam ouvidas.

Alerj aprova CPI da Prolagos

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou, na última semana, a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar suspeitas de irregularidades praticadas pela concessionária de serviços públicos de água e esgotos Prolagos, que atua em municípios da Região dos Lagos. A proposta é do deputado estadual Dr. Serginho (PSL), que alertou aos parlamentares sobre as suspeitas de despejo irregular de resíduos químicos e esgoto na Lagoa de Araruama e no Reservatório de Juturnaíba. Ainda segundo o parlamentar, a CPI também vai apurar descumprimento do contrato de concessão, o que vem causando transtornos e prejuízo financeiro aos consumidores. "A abertura da CPI é importante não só para termos ações em defesa da Lagoa de Araruama e meio ambiente, mas para restabelecer os direitos dos consumidores que estão sofrendo com cobranças indevidas nas contas de água e esgoto", declarou Dr. Serginho.

Família em debate na OAB

A Comissão de Juizados Especiais Estaduais da OAB Niterói, presidida por Sheila Provietti, realiza palestras no próximo dia 28 para enfocar "Princípios do novo Direito de Família Brasileiro" e "Da tutela de urgência e da evidência nos procedimentos de Direito de Família". O evento tem parceria da Comissão de Direito da Família, presidida por Márcia Lichotti, e acontece a partir das 18h, no auditório da instituição. Entre os expositores, estão José Maria Leoni Lopes de Oliveira, procurador de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Direito e professor de Direito Civil, e Luiz Tubenchlak Filho, procurador geral do município de São Gonçalo e professor universitário, que abordará o tema "Da tutela da urgência e da evidência nos procedimentos de Direito de Família".

Câmara de Niterói celebra Umbanda

Sessão solene na Câmara Municipal de Niterói homenageia a Umbanda

Sessão solene na Câmara Municipal de Niterói homenageia a Umbanda

Arquivo/Câmara Municipal de Niterói

A Câmara Municipal de Niterói celebrou, na última semana, uma sessão solene em homenagem à umbanda, que comemora 111 anos de história. Diversos adeptos foram homenageados, na oportunidade, com Moção de Aplausos, tnato pela trajetória dentro da Umbanda, quanto pela luta que travam em favor da liberdade de crença e da cultura de paz na cidade. A iniciativa foi proposta pelo vereador Leonardo Giordano (PCdoB), presidente da Comissão de Cultura da Casa.

Oportunidade nos EUA

A partir da próxima terça (19), estudantes do ensino médio que buscam uma graduação nos Estados Unidos podem ser contemplados através de um programa do Departamento de Estado do país norte-americano. Oferecido há 13 anos pelo EducationUSA, órgão oficial do governo americano para estudos no país, o Oportunidades Acadêmicas apoia estudantes qualificados, mas sem condições financeiras para ingresso em universidades americanas. O primeiro passo para a candidatura é feita pelo site www.educationusa.org.br. Basta preencher um formulário online em inglês, que inclui redações, e enviar documentos acadêmicos, como histórico e boletins, além de comprovação financeira que ateste a realidade financeira do estudante. É importante ter domínio intermediário da língua inglesa e ótimo mérito acadêmico. Atividades extracurriculares também são levadas em conta.

Jornalista é homenageado na Câmara

O jornalista Daniel Alves recebe moção de aplausos do vereador Emanuel Rocha

O jornalista Daniel Alves recebe moção de aplausos do vereador Emanuel Rocha

Douglas Etiene/ Divulgação

O jornalista niteroiense Daniel Alves recebeu, na última semana, uma moção de aplausos na Câmara Municipal de Niterói. Daniel iniciou sua carreira como repórter de Esportes em O FLUMINENSE há oito anos e possui expressiva colaboração na cobertura jornalística do município. Hoje, à frente da editoria de Cidades e da chefia de Reportagem, colabora de forma eficiente para a cobertura jornalística em todo o Estado do Rio. A iniciativa da homenagem foi do vereador Emanuel Rocha.

Comentários

Mais notícias de Panorama RJ

Scroll To Top