NITERÓI/RJ
Min:   Max:
Panorama RJ

Por dentro das Casas Legislativas do Estado do Rio de Janeiro, por Lucas Schuenck. [email protected]

Rio ganha 'passaporte' para a cultura no Centro

Confira a coluna de Panorama RJ

Passaporte trará vantagens para quem for fiel visitante de centros culturais do Rio de Janeiro

Divulgação/Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) lança, no próximo sábado (19), às 10h, no Centro Histórico Praça XV, o projeto "Caminhos do Brasil-Memória", que pretende, por meio de um circuito que reúne 11 museus, desenhar as novas cores e histórias do Rio de Janeiro. Na oportunidade, também será lançado o passaporte do projeto, que dará gratuidade em todos os museus participantes.

LEIA: Homenagens aos 90 anos de Fernanda Montenegro no Rio.

A iniciativa, coordenada e realizada pela Subdiretoria-Geral de Cultura da Casa Legislativa, quer construir um olhar sobre os diferentes ciclos históricos e culturais da região da Praça XV e adjacências, em uma confluência de interesses em comum. Entre os participantes, estão o Palácio Tiradentes, o Paço Imperial, o Museu Naval, o Museu da Justiça, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Centro Cultural Correios (CCC), Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), Casa França-Brasil, Igreja Santa Cruz dos Militares, Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu Histórico Nacional (MHN).

Ao visitar cada local, será possível requisitar o carimbo em seu passaporte nas instituições. Uma vez que todos os espaços estejam comprovadamente visitados, o portador ganhará o direito de vivenciar uma experiência marinheira no Navio-Museu Bauru; no Submarino-Museu Riachuelo; na Nau dos Descobrimentos; o Helicóptero Rei dos Mares e no Carro de Combate Cascavel, atrações no Espaço Cultural da Marinha e 50% de desconto no AquaRio. Além disso, os portadores do passaporte ganharão 50% de desconto no Edifício Garagem Menezes Cortes aos finais de semana.  

O deputado estadual André Ceciliano (PT), presidente da Alerj, destaca a riqueza dos museus e centros culturais da região. 

"O Palácio Tiradentes está no centro de um importante circuito histórico e agora vai funcionar como um articulador de toda essa diversidade cultural, o que é uma vocação desse local, berço da democracia brasileira", destacou.

O subdiretor-geral de Cultura da Alerj, Nelson Freitas, acredita que o projeto vai ampliar o acesso do público a todos os museus envolvidos.

"Essa ação, com certeza, vai contribuir diretamente para fortalecer a formação humana e o sentimento de pertencimento da população, além de influenciar, diretamente, na ampliação da geração de renda e postos de trabalho, gerando divisas para o desenvolvimento econômico da cidade e, por conseguinte, do Estado do Rio de Janeiro", completou.

Em parceria com a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e do Governo do Estado, questões relacionadas à segurança, acessibilidade e mobilidade, por exemplo, estão sendo trabalhadas para proporcionar benefícios ao cidadão fluminense e aos turistas. O projeto já conta com apoio da Comlurb, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), Rioluz, Guarda Municipal, Centro Presente, Polícia Militar e Superintendência do Centro da Prefeitura do Rio, entre outros.

Prefeito de Caxias vai a Brasília

O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, participa da Executiva Nacional do MDB, em Brasília

O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, participa da Executiva Nacional do MDB, em Brasília

Divulgação

O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, participou, nesta quarta (16), da primeira reunião da Executiva Nacional do MDB, em Brasília, ao lado das principais lideranças do partido. Na ocasião, foram debatidos assuntos de interesse nacional e tomadas decisões referentes ao partido, no âmbito nacional. Reis foi eleito segundo secretário da sigla na convenção nacional que aconteceu no último dia 6.

Degase próximo à greve

Os agentes de segurança socioeducativos do Degase apresentaram, nesta quinta (17), indicativo de paralisação nos serviços nas unidades. A ideia de greve foi colcoado em audiência pública realizada pela Comissão dos Servidores da Alerj. A demora do governo em responder sobre a implementação do porte de armas, pagamento do Regime Adicional de Serviço (RAS) e reposição de cargos vagos para suprir o déficit tem agravado o descontentamento da categoria.

'Seremos ouvidos'

"É um clamor da base, que se sente massacrada. Se não tivermos resposta até a próxima semana, vou convocar uma audiência com indicativo de greve para decidirem. Temos entendido que só assim seremos ouvidos", declarou o presidente do sindicato da categoria (Sind-Degase), João Rodrigues.

Outubro Rosa em São Gonçalo

Residencial Venda da Cruz recebe evento do Outubro Rosa

Residencial Venda da Cruz recebe evento do Outubro Rosa

Divulgação

Nesta semana, as moradoras do Residencial Venda da Cruz, em São Gonçalo, participaram de uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A atividade faz parte das comemorações do mês Outubro Rosa e foi realizado pelo apoio da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais, com apoio da Coordenação do Espaço Rosa. Na oportunidade, por exemplo, foi abordado os sintomas que podem indicar um câncer de mama e o que fazer durante o tratamento.

Alerj debate Segurança Pública

Propostas para melhorar as políticas de segurança no Estado do Rio foram apresentadas, nesta quinta (17), durante audiência pública promovida pelas comissões de Defesas dos Direitos da Mulher, Direitos Humanos, Combate às Discriminações, Educação, Trabalho e Habitação, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). De acordo com o Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP), de janeiro a agosto de 2019, 1.249 pessoas foram mortas por ações policiais. Na oportunidade, líderes comunitários reclamaram da utilização de aeronaves como plataformas de tiro e da realização de operações policiais de busca e apreensão durante a noite.

Prevenção ao racismo

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta (17), um Projeto de Resolução que institui um Programa de Prevenção ao Racismo Institucional. A iniciativa é de autoria das deputadas estaduais Dani Monteiro, Renata Souza e Mônica Francisco, todas do Psol.

Incentivo para a cultura

Já estão abertas as inscrições para a terceira edição do edital Impulso, lançado nesta semana pelo Instituto Ekloos e Oi Futuro. O programa de aceleração prevê mentoria e apoio a negócios de impacto social e iniciativas socioculturais do Estado do Rio, selecionando até 20 iniciativas que tenham como propósito transformar a sociedade por meio da cultura, com premiação de até R$ 100 mil. Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site do instituto.

Firjan promove evento em Niterói

Nesta sexta (18), a Firjan Leste Fluminense promove um encontro que vai apresentar os principais pontos das leis do incentivo fiscal para promover o desenvolvimento do setor criativo no Estado do Rio. Trata-se de uma oportunidade para entender os incentivos, se atualizar sobre o desempenho no setor e conhecer projetos inspiradores. O evento, que acontece de 13h às 17h, será no auditório da Firjan, que fica na Rua Visconde do Uruguai, 535, no Centro. A entrada é gratuita.

Comentários

Scroll To Top