São Gonçalo pode ganhar novo batalhão

O deputado estadual Filippe Poubel (PSL) - Foto: Tainá Lima/Alerj

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta semana, uma proposta que permite a instalação de um novo Batalhão de Polícia Militar na cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. A proposta, oficializada por meio da Indicação Legislativa 141/2019, do deputado estadual Filippe Poubel (PSL), será encaminhada ao governador Wilson Witzel que, junto à Secretaria de Polícia Militar, definirá o futuro da iniciativa.

Além da possibilidade de implementação de um novo batalhão, a Casa Legislativa também deu sinal verde para a implementação do Programa Segurança Presente no município. Também aprovada nesta semana, outra matéria legislativa, do deputado Rosenverg Reis (MDB), também encaminhada a Witzel, permite a implementação do programa em todos os municípios do Estado do Rio.

"São Gonçalo tem mais de um milhão de habitantes, mas possui apenas um batalhão com cerca de 700 homens, ficando muito abaixo da quantidade de agentes per capita aceitável. Precisamos rever com urgência esse abandono da cidade pelos governos anteriores", justificou Poubel ao fazer o pedido de um novo batalhão para somar à estrutura do 7º BPM, responsável pelo policiamento na região.

Ainda nesta quarta (9), também foi aprovada pela Alerj a Indicação Legislativa 142/2019, que solicita ao governador a instalação de uma unidade do Programa Rio Poupa Tempo em São Gonçalo.

"O Programa é importante por reunir diversos serviços do Estado em um só lugar, agilizando a vida dos moradores", defende Poubel.

Rio recebe prêmios

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, comemorou os dois prêmios internacionais recebidos pela Prefeitura do Rio neste mês de outubro, pelos programas de sustentabilidade Hortas Cariocas e Cidade pelo Clima. Eles foram reconhecidos pelo Pacto de Milão e pelo C40, respectivamente. O primeiro, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ganhou, nesta terça-feira, em Montpellier, na França, o prêmio de menção honrosa na categoria Food Production (Sistemas Alimentares Urbanos). O programa carioca concorreu com 104 candidaturas das principais cidades signatárias do Pacto de Milão, que busca replicar bons exemplos de sustentabilidade mundo afora.

Outubro Rosa na OAB-Barra

A subseção da OAB na Barra da Tijuca recebeu, nesta semana, cinco palestras sobre câncer de mama, em comemoração ao Outubro Rosa. A abertura do evento contou com o presidente da OAB Barra, Marcus Soares, e com Ana Beatriz Nogueira, presidente da OAB Mulher Barra. No encontro, a empresária Carla de Freitas contou sua experiência com a doença e deu seu depoimento sobre como superá-la.

Garrincha Eterno

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) exibe, na próxima terça (15), às 18h, o documentário Garrincha, Alegria do Povo, de 1962. Se o jogador estivesse vivo, completaria, neste mês, 86 anos de idade. A mostra acontece com entrada gratuita, no auditório da entidade, no Centro do Rio.

Aniversário em Senador Camará

No dia de seu aniversário de 62 anos, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, entregou nesta quarta (9), o Registro Geral de Imóveis (RGI) a 416 famílias do Condomínio Residencial Destri, em Senador Camará, Zona Oeste. Desde o início de sua gestão, dez mil famílias receberam o documento de propriedade de seus imóveis. A previsão, até o fim do governo, é de que essa conta chegue a 25 mil famílias, cerca de 100 mil pessoas, beneficiadas. "No dia do meu aniversário, estou tendo o grande presente de poder dar o RGI para moradores desse condomínio, que estavam esperando há anos. Isso faz com que eles tenham a posse do imóvel", declarou Crivella, em solenidade que contou até com bolo de aniversário.

Proteção às vítimas

Filhos de mulheres vítimas de violência já podem ser matriculados em escolas de educação básica perto de sua residência. O Diário Oficial da União desta quarta (9) publica a Lei nº 13.882, de 8 de outubro deste ano, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que altera a Lei Maria da Penha para garantir a matrícula, independente da existência de vaga.

Projeto Gugu adere ao Outubro Rosa

Os núcleos do Projeto Gugu em toda a cidade de Niterói promoveram, nesta semana, uma palestra sobre câncer de mama, em homenagem ao Outubro Rosa. "Levamos para todos os locais onde realizamos o projeto de ginástica, um palestrante da secretaria de saúde do município para falar como se prevenir e evitar assim uma doença que atinge em sua maioria o público feminino", explicou Regininha Bittencourt, coordenadora do Projeto.

Dia das Crianças Empreendedor

O Dia das Crianças do Clube do Empreendedor recebe, até a próxima sexta (11), doações de alimentos não perecíveis, brinquedos e itens de higiene pessoal, que serão destinados a crianças do Morro do Tuiuti, em São Cristóvão, no Rio. Os interessados em realizar o gesto, podem entregar seus donativos nos pontos de entrega, que ficam na Casa do Empreendedor, na Av. Cidade de Lima, 86, no Santo Cristo, e na Rua São Luiz Gonzaga, 501, em São Cristóvão.

MP de olho em serviços funerários

A prefeitura de São Gonçalo e o MPRJ assinaram, nesta semana, um TAC, com o objetivo de regulamentar os serviços funerários da cidade. A promotora de Justiça Renata Neme disse que, desde 2003, há um inquérito sobre este tema no MP, que aborda, entre outros problemas, os ambientais. Na oportunidade estiveram presentes o prefeito José Luiz Nanci, o presidente da Câmara Diney Marins, o vereador Jalmir Junior e Luiz Tubenchlak Filho, procurador-geral do município.