Detran devolve depósito no Sabão, em Niterói

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Detran.RJ resolveu pendências e está devolvendo, em condições aceitáveis, um terreno onde funcionava um dos seus depósitos de veículos na comunidade do Sabão, no Centro de Niterói. O local, que estava lotado de carros e motos desde 2013, foi esvaziado e limpo pelo departamento de trânsito. Todas as sucatas foram leiloadas e a propriedade, que é particular, retornou para o seu dono.

Nos seis anos de abandono, as instalações viraram um grande entulho de ferros e sujeira, onde automóveis e motos se transformaram em 726.937 quilos de sucatas inservíveis. Desde janeiro, este é o segundo pátio limpo e devolvido às comunidades locais. Além de limpar o terreno, o Detran.RJ está arrecadando cerca de R$ 360 mil no leilão, realizado no último dia 22 de julho.

"Era um absurdo o que estava acontecendo nos pátios do Detran quando assumi. Era função do departamento cuidar dos bens que tinham sido colocados sob sua responsabilidade. Porém, deixaram os veículos por seis anos apodrecendo ao sol e à chuva. Além disso, era necessário limpar os pátios. Os veículos acumulados armazenavam água da chuva, tornando insalubres aqueles locais. Isso não era justo com a população do Rio de Janeiro. Leiloar os veículos nos fez devolver dignidade aos vizinhos dos nossos pátios, e economia ao Detran", afirmou o presidente Marcelo Bertolucci.

'Do Campo à Mesa' em Belford Roxo

Escolas públicas da cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, receberão, na próxima quinta-feira (17), a peça infantil "Do campo à mesa". O espetáculo faz parte do projeto "Diverte Teatro Viajante", idealizado pela Ciência Divertida - empresa líder em espetáculos teatrais para crianças, com patrocínio da Bayer, organização presente em 70 países, e do Ministério da Cidadania. Os espetáculos têm duração de 60 minutos.

Witzel vai ao Chile

O governador Wilson Witzel (PSC) disse, na última semana, que já está de malas prontas e passagem comprada para o Chile, para acompanhar uma eventual final da Copa Libertadores da América com participação do Clube de Regatas do Flamengo. Embora seja sergipano, o governador explicou, em cerimônia no Salão Nobre do Palácio Guanabara, na última semana, sua preferência. "Eu não nasci aqui, mas Deus me deu uma alma de carioca e me fez nascer do lado direito do peito o coração rubro-negro", declarou o chefe do Executivo estadual.

Problema em casa

O maior problema para Witzel acompanhar o possível jogo, que não acontece para o Flamengo desde 1981, não diz respeito a ingressos ou passagens aéreas. "A esposa é vascaína", brincou.

Educação é pauta de Comissão

Superlotação de salas de aula, falta de apoio para estudantes que têm filhos e a diminuição do número de bolsas-permanência nas universidades foram os principais temas debatidos durante o encontro da Comissão Especial da Juventude, da Alerj. O encontro, que foi conduzido pela deputada Dani Monteiro, presidente da Comissão, contou a participação de integrantes do Diretório Acadêmico Estudantil e de diversos setores da sociedade.

Comemoração no Heat, em SG

As crianças internadas nas enfermarias e no CTI pediátrico do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, ganharam uma programação especial na última semana. Funcionários da unidade, mães e filhos tiveram uma tarde repleta de brincadeiras e jogos. A iniciativa marcou as comemorações pelo Dia das Crianças, celebrado neste sábado (12). Na área de convivência do hospital, administrado pelo Instituto Lagos Rio, as crianças brincaram e tiraram muitas fotos com os personagens Skye e Chase, disputaram jogos no videogame, participaram de oficinas de desenho e pintura, dançaram e cantaram, com direito a lanche especial no final das atividades.

Prêmio Paulo Freire da Alerj

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) anunciou, na última semana, os vencedores da 1ª edição do Prêmio Paulo Freire. São 72 iniciativas premiadas, promovidas por profissionais de educação das escolas e universidades da rede pública de ensino, em oito categorias: projeto político-pedagógico; experiência com alunos do Ensino Fundamental; Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Médio, Pós-Médio, Técnico ou Profissionalizante; do Ensino Superior; do Ensino à Distância; e de experiência pedagógica na área de Inovação, Ciência e Tecnologia.

Homenagem

O Prêmio é uma homenagem a Paulo Freire, criador da "Pedagogia da Libertação", referência mundial da área pedagógica e atual patrono da educação brasileira. "Este prêmio é uma reverência a um dos grandes exemplos da educação no Brasil e um reconhecimento a todos os profissionais que se dedicam diariamente pela construção do conhecimento em sala de aula e até fora dela", explicou o presidente da Comissão, deputado Flávio Serafini (Psol).

Um 'pé' do Ceará em Niterói

Teve início na quinta-feira a exposição "Ceará, Terra que Ilumina", no Museu Janete Costa de Arte Popular, no Ingá, em Niterói. A mostra, que conta com a curadoria de Jorge Mendes, é uma parceria da Prefeitura de Niterói com o Governo do Ceará. "É uma honra estar nesse importante equipamento cultural que reabrimos em nossa gestão. Niterói respira cultura e eu fico muito feliz com isso. São mais de 80 peças, de aproximadamente 40 artistas", afirmou o prefeito Rodrigo Neves, na abertura da exposição.