Inovação na Faetec de Niterói

Declaração sobre o novo projeto na Faetec Niterói foi dada em reunião na Prefeitura de Itaboraí, na última semana - Foto: Lucas Benevides

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) de Niterói foi escolhida, junto a outras nove unidades, para receber a instalação de um projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Governo do Estado, a instalação de laboratórios de inovação.

De acordo com a subsecretária de Captação de Recursos e Projetos (Subcapp), Luana Lourenço, o projeto, um dos mais importantes da subsecretaria, está em fase de captação de recursos - ela acaba de voltar de Brasília. Além de Niterói, também foram selecionadas unidades de Macaé e Campos.

"Dentro dos laboratórios, da Faetec, serão criadas e desenvolvidas habilidades que correspondam às reais necessidades do mercado, habilidade que os jovens de hoje tem que ter para corresponder ao mercado", explicou, em reunião de representantes da Petrobras e do Conleste, na prefeitura de Itaboraí, na última semana.

O Programa de Apoio à Infraestrutura Laboratorial da Faetec 2019 foi assinado em julho por representantes da SECTI, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Faetec. O edital apoiará projetos que tenham como objetivo a modernização e otimização de espaços e equipamentos multiusuários na Rede, que apresentarem grande potencial para o desenvolvimento do ensino técnico e de ambientes destinados à execução de projetos em diferentes áreas da ciência e tecnologia no estado do Rio de Janeiro.

(Por Carolina Ribeiro)

Negócios em São Gonçalo

O município de São Gonçalo, na Região Metropolitana, será palco do evento "Rio em Ação - Agenda Positiva Micro e Pequena Empresa", que acontece no próximo dia 22, na Associação Comercial e Empresarial de São Gonçalo, no Centro, às 9h. O evento é uma parceria entre a AgeRio, a Prefeitura de São Gonçalo, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o Sebrae, o BNDES e a Finep.

SFF comemora 75 anos

Comemorando 75 anos de fundação, a Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF) promove na quinta (17), às 19h, palestra gratuita com o fotógrafo José Diniz, que irá falar sobre o seu mais recente trabalho, o livro "O Céu Vem Abaixo", lançado na SP FOTO. Na obra, o autor articula a linguagem fotográfica a outras narrativas para conectar histórias da Segunda Guerra Mundial ao fascínio das lendas marítimas e submarinos. O autor, que nasceu em Niterói, já realizou 21 exposições individuais no Brasil, América do Sul, Estados Unidos, Europa e Rússia.

Universidades em pauta

Advogados, educadores e magistrados participarão do encontro sobre Desafios e possibilidades das universidades brasileiras, que a Comissão de Educação e Relações Universitárias do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) promove na próxima quinta (17), das 9h às 13h, no plenário do Instituto, no Centro do Rio.

Crivella legaliza ambulantes no Rio

Marcelo Crivella, prefeito do Rio, entregou nesta segunda (14), mais 150 crachás do Ambulante Legal. Desta vez, receberam seus documentos titulares de licenças de 16 locais da Zona Sul da cidade. "Que esse crachá seja um documento importante, que valorize esse empreendedorismo de cada um e traga segurança e tranquilidade. E que vocês também possam se valer dos cursos de microempreendedor oferecidos pelo programa", disse Crivella na oportunidade.

Confiança industrial

A confiança do industrial fluminense avançou em setembro, devido à aprovação da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, em Brasília. É isto que aponta o Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense, divulgado na última semana, pela Firjan. No indicador de condições atuais, no entanto, a avaliação dos empresários foi negativa por conta da situação econômica estadual. Já o indicador de perspectivas para os próximos meses também registrou otimismo em relação à economia brasileira, do estado e da própria empresa. "A perspectiva em longo prazo é positiva, pois vemos disposição do governo em desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios, a exemplo do avanço da Reforma da Previdência e o início dos debates da Reforma Tributária", disse Sérgio Duarte, vice-presidente da Firjan.

Alerj debate Segurança Pública

Na próxima quinta (17), uma audiência pública na Alerj abordará o direito dos moradores das favelas e periferias do Rio e o genocídio da juventude pobre e negra. O encontro, intitulado "Mães e Mulheres Moradoras de Favelas para debater a Política de Segurança Pública no RJ", reunirá as comissões da Mulher, Direitos Humanos, Discriminação, Educação, Trabalho e Habitação no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes.