Câmara de SG recebe Alerj

Professor Paulo e Waldeck Carneiro na Câmara de SG, em outra audiência - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Câmara Municipal de São Gonçalo e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro realizam, na próxima segunda (21), a Audiência Pública "Leste Fluminense e a Economia Solidária: alternativas para geração de trabalho, renda e dignidade". A iniciativa é do vereador Professor Paulo (PCdoB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular Solidária da Alerj, presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PT).

Waldeck Carneiro é autor da Lei 8.351/2019 que institui uma política estadual visando o desenvolvimento de empreendimentos e redes de economia solidária no âmbito do Estado. Segundo ele, estimular a criação de fóruns e conselhos municipais no Leste Fluminense. A ideia é fortalecer a sociedade civil e os movimentos sociais para que possam formular e monitorar políticas públicas para o setor.

"A primeira forma de discutir conteúdo de política pública é evidenciar que esta é uma área de política pública. Um dos objetivos dessa audiência é estimular que a iniciativa de Frente Parlamentar da Alerj seja adotada pelas câmaras municipais dos municípios que integram a região onde o encontro acontece. É importante também ajudar os governos municipais a aperfeiçoarem as suas estruturas que respondem pelas políticas de Ecosol e a quais os movimentos vão se dirigir. Temos grande expectativa de fazer um bom debate e colher frutos promissores", explica Waldeck.

Já Professor Paulo (PCdoB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Gonçalo, vê a economia solidária como uma oportunidade para quem está fora do mercado de trabalho nesse momento de crise.

"A iniciativa de profissionais de diversas áreas que se unem e compartilham seus conhecimentos, suas habilidades e talentos é algo que deve ser valorizado e apoiado por todos nós. Em meio a esses trabalhadores, temos pequenos agricultores de orgânicos, artesãos, pescadores, profissionais da moda, arte, gastronomia, além de tantos outros setores. Observar o surgimento dessa economia em São Gonçalo me traz uma satisfação muito grande. Saber que temos cidadãos que, apesar de todas as dificuldades, estão dispostos a fazer a economia girar me enche de orgulho da força do trabalhador", defende.

Escolas estaduais serão climatizadas

O Governo do Rio, por meio da Secretaria de Educação (Seeduc), anunciou nesta terça (15) que vai climatizar todas as 1.222 escolas públicas estaduais do estado. Cerca de 24 mil aparelhos de ar condicionado foram comprados para suprir a demanda das escolas, que hoje contam com apenas 4% de equipamentos de climatização considerados adequados.

Até 2020

Ainda segundo o Executivo fluminense, o primeiro carregamento, que conta com sete mil aparelhos, chega nesta quarta (16) na sede da Polícia Rodoviária Federal, no bairro de Parada de Lucas, às 14h. O Governo do Rio afirma que até o início do próximo ano letivo, todas as escolas estarão climatizadas.

Republicanos em Niterói

O presidente estadual do Republicanos no Rio de Janeiro, Luis Carlos Gomes, vai empossar, no próximo sábado (19), Vicenildo Medeiros como o novo presidente do partido em Niterói. Vicenildo terá a missão de liderar o partido no município, com o intuito de solidificar o trabalho e preparar a nova Executiva para os novos desafios. A cerimônia de posse acontece na Câmara Municipal de Niterói.

Alerj ganhará nova CPI

O deputado estadual Dr. Serginho (PSL) reuniu assinaturas necessárias para a abertura de uma CPI para apurar suspeitas de irregularidades praticadas pela concessionária de serviços públicos de água e esgotos Prolagos, que atua em municípios da Região dos Lagos. "Vamos dar um basta nas cobranças indevidas da conta de água e esgoto e na poluição da Lagoa de Araruama. Nossa iniciativa para abertura da CPI é para assegurar os direitos dos consumidores e preservar o meio ambiente", disse Dr. Serginho.

Troca de socos em Arraial

A violência está batendo ponto nas Casas Legislativas fluminenses. Nesta terça (15), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Arraial do Cabo, que votava as contas do prefeito Renatinho Vianna, o ex-secretário de Segurança Pública Márcio Galo chegou às vias de fato com um outro homem, identificado como servidor público, que acompanhava a votação. Os dois divergiram sobre a aprovação das contas.

Recorrente

O episódio, no entanto, não é caso isolado. Neste mês, o vereador Eduardo Gordo (MDB) agrediu o colega de parlamento Professor Paulo (PCdoB) na Câmara de São Gonçalo. Na Alerj, os deputados Alexandre Knoploch e Rodrigo Amorim, ambos do PSL, também neste mês, trocaram xingamentos com Jorge Miranda, prefeito de Mesquita, e seus assessores.

Semana mundial da alimentação

Restaurantes Cidadãos dos municípios de Niterói e Volta Redonda recebem, nesta semana, considerada como Semana Mundial de Alimentação pela ONU, atividades de educação alimentar e nutricional, promovidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. "Os restaurantes não apenas forneceram refeições saudáveis e mais baratas, como também promoverão capacitação nas áreas de produção de alimentos, agricultura urbana e educação alimentar e nutricional", explica Cristiane Lamarão, subsecretária estadual de Gestão do SUAS e Segurança Alimentar.

Pouso e um

porto seguro

A Firjan sedia, nesta quarta (16), o evento "Maricá - um pouso e um porto seguro", onde serão debatidas oportunidades de negócios e o desenvolvimento econômico do município. O encontro, que acontece a partir das 14h na sede da federação, na Av. Graça Aranha 1, Centro do Rio, reunirá empresários, autoridades do município e do Estado do Rio.

Jovens de Niterói ganham oportunidade

Quatrocentos jovens niteroienses, de 11 comunidades do município, passam a contar com uma nova oportunidade de acesso ao mercado de trabalho. O Projeto Niterói Jovem EcoSocial, promovido em parceria entre Firjan, Senai, Sesi e Prefeitura de Niterói, quer promover a inclusão social e econômica de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de educação, profissionalização e práticas em projetos ambientais. Eles receberão uma bolsa no valor de R$ 750 mensais, além de benefícios.