Witzel vai a Londres para atrair investidores

O governador vai participar de feira de turismo e terá encontro com empresários na capital britânica - Foto: Divulgação/Palácio Guanabara

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador Wilson Witzel (PSC) viajou para Londres, na Inglaterra, para participar, na próxima semana, de uma das mais importantes feiras de turismo do mundo. Com agenda extensa, o chefe do Executivo fluminense pretende atrair novos investimentos e parcerias, além de aumentar o fluxo de turistas europeus no Estado do Rio. Em sua comitiva, ele leva os secretários de Turismo, Otavio Leite, e de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Lucas Tristão. Na próxima segunda-feira (4), ele participa da inauguração do estande do Rio na World Travel Market London (WTM).

Já na terça (5), Witzel se reúne com empresários para apresentar o novo Programa Rio Capital da Energia, lançado no último dia 28. A iniciativa tem como objetivo consolidar o Estado do Rio como referência em segurança no abastecimento nacional, além de se tornar protagonista na transição energética do país para uma matriz mais diversificada.

Na quarta (6), Witzel participará de uma palestra na fundação Canning House, dedicada a promover o engajamento entre Grã-Bretanha e países, como o Brasil, por meio de eventos, arte e atividades educacionais. No evento, Witzel abordará as perspectivas políticas e econômicas para o Brasil e o Rio de Janeiro. Em seguida, a comitiva do governo visitará a Sala de Operações Especiais da Scotland Yard, sede da Polícia Metropolitana de Londres, e se encontra com representantes do Intellectual Property Office (Escritório de Propriedade Intelectual) para discutir sobre o combate à pirataria.

A nova rádio Roquette Pinto

A 94 FM, do Governo do Rio, está passando por mudanças. A emissora, sob a direção da jornalista e radialista Cristiane Almeida, agora foca no segmento popular, com notícias e prestação de serviço, formadores de opinião e transmissões esportivas, sem perder sua característica musical. A nova marca da rádio traz a frequência FM 94,1 em destaque e aposta na fixação do dial para reposicionamento no mercado carioca.

Punição socio-ambiental no Rio

Os proprietários de caminhões de lixo que forem flagrados, em vias públicas estaduais, com vazamento de chorume, poderão ser punidos. Esta é a determinação da lei de número 8598/19, sancionada pelo governador Wilson Witzel (PSC). O texto, de autoria do deputado Anderson Moraes (PSL), determina que o proprietário do caminhão com vazamento seja primeiramente advertido, tendo o prazo de sete dias úteis para o conserto e para encaminhar à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade a declaração de correção da impropriedade ou recurso. Caso o mesmo veículo apresente vazamento, será então aplicada a multa de 500 UFIRs, cerca de R$ 1.710, que será dobrada a cada reicindência.

Risco de acidentes

"O vazamento de chorume em vias públicas, além de ser altamente prejudicial à limpeza da cidade e saúde da população, contribuiu para o aumento de acidentes nas vias, tendo em vista que este material provoca a retirada de aderência dos veículos na pista", justifica Moraes.

Palácio Tiradentes recebe 'chorinho'

O projeto "Caminhos do Brasil-Memória", da Alerj, realiza, neste sábado (2), uma atividade para atrair cariocas e turistas a visitarem o Centro Histórico do Rio. Como parte da programação, o Palácio Tiradentes recebe, a partir das 11h, o grupo de choro Chorando Baixinho, da Escola de Música Villa-Lobos. Formado em 1998, o grupo é composto por alunos e colaboradores da escola, e tem em seu repertório alguns dos principais clássicos do choro, gênero musical originalmente brasileiro, como Noel Rosa, Ary Barroso, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo, entre outros.

Maricá 'vende seu peixe' na OTC

Maricá, maior recebedor de royalties provenientes da exploração de petróleo no Brasil, participou da OTC Brasil 2019, uma das maiores conferências de tecnologia offshore da América do Sul, no Rio. O presidente da Codemar, José Orlando Dias, adiantou, aos presentes que as operações do aeroporto estão avançando rapidamente e afirmou que a cidade está "no mapa de negócios da indústria offshore".

Paes palestrana próxima sexta

O Clube do Empreendedor recebe, na próxima sexta-feira (8), o ex-prefeito do Rio e executivo da empresa chinesa BYD Eduardo Paes, para o evento PJ & Café. No encontro com membros da organização, Paes abordará o tema Empreendedorismo e a economia sustentável no Rio de Janeiro. O encontro, que acontece no AQWA Corporate, na Via Binário do Porto, tem como objetivo trazer lideranças empresariais e do setor público, para discutir temas da atualidade com os empreendedores do Rio.

'Sinergia'

Para Luís Cláudio Souza Leão, diretor-presidente do Clube do Empreendedor, este tipo de evento é importante para manutenção de diálogo entre as partes interessadas. "Fazemos esses encontros para manter a sinergia entre os players decisivos da cidade. O empreendedor quer ouvir e ser ouvido", afirma.

 

Victer estreita laços com Castello Branco

Na OTC 2019, uma das principais feiras do setor de óleo & gás, offshore e tecnologia, a cidade de Niterói esteve presente para demonstrar avanços no ambiente de negócios e atrair investidores. Giovanna Victer, secretária municipal de Fazenda, na oportunidade, conversou com Roberto Castello Branco, CEO da Petrobras, sobre as perspectivas da empresa e sobre o potencial niteroiense para o setor.