NITERÓI/RJ
Min:   Max:
Panorama RJ

Por dentro das Casas Legislativas do Estado do Rio de Janeiro, por Lucas Schuenck. [email protected]

Caminho da roça: capacitação na zona rural

A carreta do Senai na praça da bucólica vila de Secretário, em Petrópolis

Foto:Alaor Filho

O interior da carreta do Senai, que fica até janeiro na vila de Secretário, em Petrópolis

Foto:Alaor Filho

Os moradores da bucólica vila de Secretário, distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, foram surpreendidos na última semana. A praça do vilarejo, que possui aproximadamente dois mil habitantes, acostumada a receber apenas os rostos familiares dos sitiantes e os animais típicos da zona rural, viu ser instalada, nesta semana, uma carreta do Senai que capacitará mulheres da região em confecção. A iniciativa é do Instituto Caminho da Roça (ICR), organização sem fins lucrativos, em parceria com o Senai e com a Prefeitura de Petrópolis.

As aulas começam nesta segunda-feira (4), com 20 mulheres moradoras de Secretário, que passarão por 180 horas de curso, com previsão de conclusão para janeiro de 2020. A iniciativa, que ensinará um novo ofício para as alunas, garante que, após o curso, elas estarão aptas a confeccionar seus próprios produtos, como bolsas, ecobags, estojos, entre outros.

Janice Caetano, presidente do ICR, revela que, uma vez preparadas tecnicamente para a produção, será necessário promover outros tipos de capacitações, com foco no empreendedorismo.

"Elas vão estar capacitadas na confecção. Teremos um segundo momento, que o instituto também pretende promover, que é o de formação de preço, de comercialização. Uma grande dificuldade conhecida é que as vezes você promove determinadas qualificações e não consegue, depois, dar sequência. Vamos promover isto", afirmou Caetano.

O ICR, fundado em Secretário em julho deste ano, tem como objetivo promover atividades de desenvolvimento local, apoiando projetos para ampliar o conhecimento da população da zona rural. Além da capacitação técnica em confecção, a iniciativa também promove aulas de música, para jovens, e informática, para todas as idades.

"Começamos, nesta segunda, as aulas de violão, em parceria com a Secretaria de Educação de Petrópolis. Vamos contemplar 42 alunos. Também estamos tendo aulas de informática, com 24 alunos. É muito interessante, porque ao mesmo tempo que temos alunos de 12 anos nas aulas, temos senhoras de 75 anos aprendendo pela primeira vez sobre informática", afirma Caetano.

60 anos de relações

Tem início, na próxima terça (5), o evento "Coreia: Celebrando Cultura, Tecnologia e Inovação", ação que celebra o aniversário de 60 anos das Relações Diplomáticas entre a Coreia do Sul e o Brasil, no Rio de Janeiro. A abertura do evento, que acontece no Museu de Arte do Rio (MAR), contará com o Cônsul-Geral da República da Coreia, Hak You Kim, e pelo chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio, Embaixador Eduardo Prisco.

Intenção de votos em Silva Jardim

Desde que a prefeita de Silva Jardim, Maria Dalva do Nascimento, mais conhecida como Cilene (SD), foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em setembro deste ano, os munícipes vivem a expectativa de novas eleições. O pleito, que ainda não tem data confirmada, deve acontecer em dezembro e, por este motivo, as forças políticas da cidade já começaram a se mexer de olho na cadeira do Executivo. Na última semana, o Instituto Brasileiro de Pesquisa Opiniun (IBPO) divulgou sua primeira pesquisa eleitoral no contexto da cidade. A pesquisa, que ouviu 600 eleitores no período de 17 e 19 de outubro deste ano, está protocolada no TSE, sob o número RJ-07208/2016 e aponta, nos cenários espontâneos e induzidos, a liderança da política Zilmara Xavier.

Espontâneos e induzidos

Na modalidade espontânea, quando não são fornecidos os nomes de candidatos nas entrevistas, Zilmara alcançou 10% das intenções de voto, seguida por Valber Tinoco, com 6%; Cilene, com 4%; Henrique Golvea, com 3%; Anderson Alexandre e Coronel Volnei Dias, com 2%; André Lacerda e Fifico Vereador, com 1%. Já na induzida, quando os nomes dos candidatos são fornecidos, a diferença aumentou: Zilmara salta para 16%, contra Valber Tinoco, com 10%; Cilene, com 7%; Henrique Golvea, com 5%; Coronel Volnei Dias, com 4%; André Lacerda, com 2%; e Fifico Vereador, com 1%. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Deputado homenageado pela PM

O deputado federal Carlos Jordy (PSL) foi homenageado pela PMERJ

O deputado federal Carlos Jordy (PSL) foi homenageado pela PMERJ

Divulgação

O deputado federal niteroiense Carlos Jordy (PSL) foi homenageado, na última semana, na sessão solene de aniversário do 4º CPA da PMERJ. O parlamentar recebeu o diploma do comandante Marcelo Rocha pelo comprometimento em defesa e melhorias da instituição. O deputado, por meio de emenda de bancada, destinou R$ 15,3 milhões para a instituição.

Competição de fotos no Peró

Fotógrafos subaquáticos disputam neste final de semana, na Costa do Peró, em Cabo Frio

Fotógrafos subaquáticos disputam neste final de semana, na Costa do Peró, em Cabo Frio

Divulgação

 Com 19 competidores de todo o Brasil, os resultados do Campeonato Nacional de Fotosub 2019 é divulgado neste domingo (3) na Costa do Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A competição acontece desde a última sexta (1), onde fotógrafos subaquáticos competem nas categorias grande angular, peixe, close up (fotos aproximadas) e temática (que neste ano é o baiacu). O campeonato é organizado pela Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (ABSUB), presidida pela predestinada Flávia Mergulhão.

Macaé ganha linha aérea

A companhia aérea Azul anunciou, na última semana, o início de suas operações em Macaé, no Norte do Estado do Rio. O município passará a contar com voos diários para o aeroporto do Galeão, na capital, a partir de 9 de dezembro. Os voos serão operados na aeronave ATR 72-600, com capacidade para 70 assentos. A bordo da aeronave, os clientes poderão experimentar o serviço da companhia, que conta com snacks e bebidas à vontade sem custo adicional. A companhia também revela que, a partir de 2 de fevereiro de 2020, a rota contará com dois voos diários, dobrando a oferta de assentos.

Estação rebatizada

Wilson Witzel (PSC), governador do Rio, rebatizou a estação Uruguaiana do Metrô, na última semana. A lei de número 8599, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), faz com que a estação da linha 1, localizada na Rua Uruguaiana, passe a se chamar "Estação Uruguaiana - Engenheiro Fernando MacDowell". MacDowell, falecido em 20 de maio de 2018, defendeu em diversos governos a realização de intervenções no Urbanismo do Rio. Em sua data de morte, era o vice-prefeito do Rio.

Música na Feira

A primeira edição de novembro do projeto "Música na Feira" acontece neste domingo, em Resende. O show começa a partir das 10h30, no deck próximo ao cartão postal de Resende, a Ponte Velha. A apresentação será com a banda Groove Brothers, formada por Erik Fabiano, na voz, Edson Silva, no baixo, e Marcus Vinícius, na bateria. O público presente no dia poderá escutar os sucessos do rock, blues e soul music.

Scroll To Top