Witzel inaugura estande do Rio de Janeiro em feira de turismo em Londres

Witzel visitou o estande do Estado do Rio, que apresenta as regiões turísticas e seus atrativos aos operadores - Foto: Philippe Lima/ Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador Wilson Witzel inaugurou, nesta segunda-feira (4), o estande do Estado do Rio de Janeiro em um dos mais importantes eventos do setor de viagens, a World Travel Market London (WMT), em Londres, na Inglaterra. O Rio conta com um espaço próprio no evento para promover as atrações turísticas fluminenses aos maiores operadores e agências de turismo do mercado internacional.

Durante todo o dia, Witzel recebeu representantes de companhias aéreas e operadores de turismo para discutir parcerias. Segundo o governador, a feira ajuda a incrementar a economia fluminense através da atração de investidores do setor.

"Em Londres, estamos apresentando as oportunidades de negócio no Rio de Janeiro. Nesta importante feira mundial de turismo, vamos divulgar nossas atrações para recuperar os turistas europeus que perdemos nos últimos anos. Apenas no Reino Unido foram menos 40 mil turistas por ano. Agora, trabalhamos para recuperar esses visitantes. A expectativa é atrair 80 mil turistas nos próximos anos, injetando cerca de US$ 400 milhões por ano na economia fluminense", afirmou o governador.

No estande do Estado do Rio, a Secretaria de Turismo, em parceria com o RioGaleão e o Rio Convention & Visitors Bureau, apresenta as regiões turísticas e seus atrativos aos operadores. Além de materiais promocionais, o espaço conta com um telão que exibe os principais cartões-postais do Rio de Janeiro e apresentação musical.

A World Travel Market London tem aproximadamente 5 mil expositores de mais de 180 países. Até quarta-feira (6), cerca de 50 mil pessoas devem passar pela feira. Há quase 40 anos, o evento fomenta o turismo em todo o mundo, criando oportunidades para estreitar a relação entre empresas e governos.

Reunião com representante da Norwegian Airshuttle

Na feira, o governador se reuniu com o representante da companhia norueguesa Norwegian Airshuttle, Dominic Tucker, para realizar parcerias e aumentar a frequência de voos a baixo custo, conectando o Rio de Janeiro a diversos países da Europa durante a alta temporada, a partir de março.

"Temos trabalhado incansavelmente para aumentar o número de turistas no Rio. O governo incentiva empresas aéreas a ampliarem a frequência de voos, conectando o Rio de Janeiro a diversos países. Já firmamos parcerias com a argentina Flybondi, a chilena Sky Airline, a espanhola Iberia, a francesa Air France e a paraguaia Paranair", explicou o secretário de Turismo, Otavio Leite.

Encontro com empresários nesta terça-feira

Nesta terça, o governador e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Lucas Tristão, se reúnem com empresários para apresentar o novo Programa Rio Capital da Energia, lançado no último dia 28. Witzel também visitará a Autoridade de Projetos de Infraestrutura para trocar experiências sobre o desenvolvimento do setor.

 

RJ: calamidade pode ser estendida

Pode ser estendido até 31 de dezembro de 2023 o estado de calamidade pública no âmbito da administração financeira do Estado do Rio. A prorrogação é prevista pelo projeto de lei 1.552/19, do Poder Executivo, que será votado nesta terça (5) pela Alerj, em discussão única e regime de urgência, durante sessão extraordinária que será iniciada às 13h45. Com o reconhecimento do estado de calamidade, o Governo Estadual não precisa atender, temporariamente, aos limites de endividamento e de gastos com pessoal impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Controle sobre concessionárias

O Estado do Rio poderá firmar convênio de cooperação com a União, nos termos da Lei Federal 9.427/96, para que a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) execute as atividades complementares de regulação, controle e fiscalização dos serviços e instalações de energia elétrica. Atualmente, esses serviços são feitos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Audiência debate tarifa da Cedae

A definição sobre como será a cobrança da tarifa de água e esgoto da Cedae em 2020 será discutida em audiência pública da Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj, nesta terça-feira, às 10h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, no 6º andar do prédio anexo ao Palácio Tiradentes. Foram convidados representantes de diversas associações, técnicos de agências reguladoras, além do presidente da Cedae, Helio Cabral, e representantes do Ministério Público e Inea.

Favelagrafia em exposição

O projeto social Favelagrafia, que ganhou repercussão mundial há três anos e chegou a ter uma de suas fotos compartilhadas em rede social pelo rapper americano Snoop Dogg, realiza a segunda edição. Intitulada "Favelagrafia 2.0", o projeto apresenta trabalhos de nove fotógrafos moradores de favelas cariocas. Os trabalhos estarão em exposição inédita e multimídia a partir do dia 9, no Museu de Arte Moderna (MAM)do Rio.

Seminário sobre leis trabalhistas

O juiz Ricardo Miguel, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), será um dos palestrantes do seminário sobre "Trabalho através de aplicativos: precarização ou modernidade?", que a Comissão de Direito do Trabalho do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará no dia 7 de novembro, das 16h às 18h, no plenário do IAB, no Centro do Rio. As inscrições podem ser feitas no site www.iabnacional.org.br.

Música sob vários ângulos no MAR

A DMX - Digital Music Experience 2019 acontece de 12 a 14 de novembro, no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro. Durante três dias, 11 talk shows inéditos reunirão grandes nomes de diferentes segmentos da música para falar e vivenciar temas diversos como: a história dos beatmakers mais badalados do momento; o papel social da música instrumental; a atuação misteriosa do arranjador na história da música popular brasileira; a história social do jazz; e a participação da mulher na música instrumental.

Festival Rio 40º na Biblioteca Parque

A primeira edição do Festival Rio 40º vai marcar importante passo que a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa está dando no fomento às diversas manifestações culturais em todo o Estado do Rio. De 26 a 28 de novembro, a Biblioteca Parque Estadual será o centro de conexão entre os segmentos mercadológicos da indústria audiovisual e os universitários que queiram inscrever e exibir seus curtas no Festival Rio 40º.

Troca-troca de livros no Rio

Como sempre acontece na primeira quarta-feira de todo mês, a de novembro, neste dia 6, terá troca-troca de livros na sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova (Centro Administrativo São Sebastião - CASS), e em dez bibliotecas municipais. O atendimento é gratuito, e os livros precisam estar em bom estado de conservação. No CASS, vai das 10h às 14h, e nas bibliotecas nos bairros, das 10h às 16h.