Inscrições abertas para parlamento jovem em SG

Participantes de edições anteriores do parlamento jovem da Câmara Municipal de São Gonçalo em plenário - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal de São Gonçalo, que pretende proporcionar a experiência Legislativa para estudantes da cidade, na Região Metropolitana do Rio. O projeto, de autoria do vereador Lucas Muniz, aceitará inscrições do próximo dia 12 até 16 de novembro.

"Faremos as eleições para a 3ª edição do Parlamento Jovem Gonçalense nos dias 18 e 19 de novembro. Assim, as escolas podem escolher o melhor dia. Esperamos nesta próxima edição contar com mais de 200 candidatos concorrendo as 27 cadeiras de Jovem Parlamentar e as 27 cadeiras de suplentes", afirmou o vereador.

O presidente da Casa Legislativa, Diney Marins, também ressaltou a importância de acessibilidade, proporcionada pela iniciativa.

"Realizamos muitas audiências públicas, leis importantes aprovadas, como o Parlamento Jovem, o ar condicionado nos ônibus, enfim, a Câmara é do povo, e queremos esses jovens aqui para entenderem isso. E votarem cada vez melhor, e quem sabe em breve, um deles, estar aqui numa dessas cadeiras", disse Marins.

Segundo o projeto, os alunos que desejarem ser vereadores de São Gonçalo, passam pelo crivo das urnas em sua escola e após debaterem com os seus colegas alunos e apresentarem suas propostas, a escola elege o seu representante para a disputa.

A diplomação e posse dos eleitos do parlamento jovem acontecem no dia 2 de dezembro, no plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo.

Codecon chega em Meriti

A Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Alerj vai atender à população de segunda (11) a quinta (14) em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O ônibus utilizado para os atendimentos ficará na Praça da Matriz e disponibilizará serviços como reclamações de relação de consumo, queixas sobre a atuação de órgãos públicos, esclarecimentos de dúvidas, orientações jurídicas e outros. O horário de atendimento é de 9h às 17h.

Audiência discute audiovisual

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizará, nesta segunda-feira (11), uma audiência pública para discutir a preservação, memória e o incentivo da produção audiovisual no estado. O encontro acontecerá às 14h30, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), na Avenida Infante Dom Henrique, no Parque do Flamengo, Rio.

'Arte das

mais belas'

Para o deputado estadual Eliomar Coelho (Psol), que preside a comissão, além de ser uma arte nobre, o segmento audiovisual fomenta a economia. "O audiovisual é importantíssimo para o desenvolvimento econômico da política cultural e também para a promoção do estado. Gera empregos, movimenta a economia e, principalmente, é uma arte das mais belas, nos fazendo refletir e engrandecendo a alma", declarou Coelho.

Fecomércio promove debate

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas de Análises (IFec RJ) realiza, no próximo dia 12 de novembro, no auditório do IFec RJ, o evento "O Empresário e a Reforma Tributária". Com mediação dos núcleos jurídico e econômico da Fecomércio RJ e cinco renomados palestrantes convidados, o evento dedicará uma manhã inteira ao tema. Entre os pontos que serão apresentados estão a implementação da PEC 45 e da PEC 110. As propostas dizem respeito aos impostos recolhidos sobre o comércio de bens e serviços, instituindo um único imposto sobre os mesmos, ao invés dos cinco que são cobrados hoje, e minimizando a quantidade destes.

Seguranças deverão apresentar certidões

O Governo do Rio sancionou, na última semana, uma lei do deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), que estabelece que as empresas de segurança privada sediadas no estado deverão apresentar, anualmente, a documentação comprobatória de que seus dirigentes e funcionários que exerçam a função de segurança não tenham antecedentes criminais registrados. A matéria legislativa é baseada no caso do jovem estrangulado até a morte, em fevereiro deste ano, por um segurança de supermercado na Barra da Tijuca.

Alimentação em pauta

As comissões de Segurança Alimentar, presidida pela deputada Lucinha (PSDB), e de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional, presidida por Carlos Macedo (PRB), da Alerj, realizam uma audiência pública, nesta segunda (11), no plenário da Câmara Municipal de São João de Meriti. Na oportunidade, será debatido a segurança alimentar no município e suas proximidades. A deputada Lucinha explicou a importância da reunião para os municípios da Baixada, como São João de Meriti, Caxias, Nilópolis e Belford Roxo. "São 10 milhões de pessoas no Brasil que ainda dependem de políticas públicas para terem acesso à alimentação. Aqui no Estado do Rio precisamos desenvolver um conjunto de políticas estruturais e intersetoriais, como medidas regulatórias, de produção de alimentos mais saudáveis e de educação alimentar", afirmou a parlamentar.

Rio Bonito pode receber Segurança Presente

A cidade de Rio Bonito pode ser a próxima a receber o Programa Segurança Presente. A declaração foi dada pelo secretário de Segurança e Ordem Pública, Marcio Soares, que se reuniu nesta semana no Palácio Guanabara com o Coordenador do programa, Coronel Camargo, e na Alerj, com o deputado estadual Anderson Alexandre. O encontro foi motivado após a aprovação de uma lei na Casa que permite a expansão da iniciativa para todos os municípios fluminenses.