Servidores niteroienses iniciam MBA

Axel Grael e Giovanna Victer participaram da aula inaugural do MBA em gestão pública municipal, nesta semana - Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Teve início, na última quinta-feira (7), o primeiro MBA em gestão pública municipal voltado para servidores da Prefeitura de Niterói. O curso é uma iniciativa da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), através de sua Escola de Governo e Gestão (EGG), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).

A aula inaugural contou com a presença dos secretários municipais Axel Grael (Seplag) e Giovanna Victer (Fazenda). Na oportunidade, Grael lembrou o comprometimento dos servidores que foram selecionados para a primeira turma do curso.

"O MBA em Gestão Pública Municipal representa um marco na qualificação de nossos servidores, principalmente aqueles que ocupam posições estratégicas. Ao longo de um ano 50 servidores terão a oportunidade de debater temas estratégicos e relevantes para o desenvolvimento da administração municipal com professores altamente qualificados da UFF. A alta procura pelo curso reflete o comprometimento dos selecionados com a qualidade dos serviços entregues aos cidadãos", declarou Grael.

Victer ressaltou a proposta da Prefeitura de Niterói de inovar e implementar boas práticas de governo.

"É gratificante ver todos esses servidores motivados em se qualificar. A Escola de Governo e Gestão tem um propósito não apenas de capacitação, mas de ser um celeiro de pensamento inovador, de trazer ideias novas para o serviço público. Estamos atentos ao constante fortalecimento institucional da prefeitura e contamos com servidores comprometidos e competentes para isso", destacou a secretária.

O curso tem como principal objetivo a formação e o desenvolvimento de funcionários em temas estratégicos para a gestão pública do Município de Niterói, tanto da Administração Direta, como da Indireta, fortalecendo o estabelecimento de redes de gestores municipais e potencializando a capacidade de entrega de serviços públicos de qualidade à sociedade niteroiense.

Foram 167 inscritos de 43 órgãos/entidades da Prefeitura de Niterói para as 50 vagas disponíveis. O curso é composto de 3 etapas: geral, com disciplinas transversais e toda a administração pública; específica, com gestão pública e políticas sociais/gestão pública e desenvolvimento urbano; e, apresentação do trabalho de conclusão de curso.

 

Ex-vereador de SG seguirá preso

O ex-vereador de São Gonçalo, Amarildo Aguiar, foi condenado ao cumprimento de mais 23 anos de pena pelos crimes de estelionato, quadrilha e corrupção. Ele está preso preventivamente desde a deflagração da Operação Panaceia, em 2015, que teve como objetivo apurar fraudes nos pagamentos com verbas públicas de clínicas médicas particulares. As clínicas que recebiam verbas indevidas eram todas de propriedade de Aguiar.

DEM entra para o Governo do Rio

Bruno Kazuhiro, presidente nacional da juventude do partido Democratas, é o novo secretário de estado de Infraestrutura e Obras do Rio, no lugar deixado por Horácio Guimarães Delgado Júnior, exonerado do cargo. Ele é formado em direito pela UFRJ e possui mestrado em ciência política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A posse é vista como uma aproximação entre Witzel e Rodrigo Maia.

Observando Mercúrio

Os interessados em observação de astros têm um programa imperdível para a próxima semana. O Planetário do Rio de Janeiro e o Museu de Astronomia promovem, na próxima segunda-feira (11), a observação do "Trânsito de Mercúrio", quando o planeta Mercúrio passa pela frente do Sol, o que acontece poucas vezes por século. A observação é aberta ao público e acontece no Círculo Militar, na Urca, das 9h às 15h.

Livro de Direito lançado no Rio

Acontece neste sábado (9), às 18h, na Livraria da Travessa do Barra Shopping, na Avenida das Américas, 4666, o lançamento do livro "Direto Contemporâneo - Temas Diversos e a Importância da Pesquisa no Universo Jurídico", das autoras Ana Cristina Augusto Pinheiro e Helena do Passo Neves. A obra é uma coletânea de artigos jurídicos de alta relevância jurídica e humanitária e pretende fornecer bagagem sobre temas que são legislados no Brasil, na Europa, no Canadá e em outros países. Entre os temas abordados, estão o Direito de Família e Sucessões, filiação, parentalidade, adoção, infância, entre outros.

Exposição

O município de Nova Iguaçu contará, até o dia 13 de dezembro, com uma exposição fotográfica aberta à visitação. Intitulada "Ojú Olhos", a intervenção, do fotógrafo Raimundo Santa Rosa, pretende exercer o olhar sobre as comunidades quilombololas e será inaugurada no dia 18 de novembro, na Galeria de Artes Fenig, na Rua Governador Portela, 812, segundo andar, no Centro do município da Baixada Fluminense.

Rodada de negócios

A próxima rodada de negócios do Compra Rio, na próxima terça-feira (12), terá uma novidade. Antes das negociações, a Ambev oferecerá gratuitamente aos servidores de serviços e produtos inscritos um workshop sobre gestão de negócios e a adequação necessária para se tornarem fornecedores da cervejaria. O encontro, que acontece na sede da Fecomércio, a partir das 13h, é uma iniciativa da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e tem como objetivo aumentar a venda de produtos e serviços produzidos no Estado do Rio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do endereço eletrônico http://www.rioinvest.rj.gov.br/compra-rio.php.

Curso de Cinema vira patrimônio

O Curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade, por meio da Lei 3.439/2019, de autoria do vereador Leonardo Giordano (PCdoB). O curso, segundo criado no Brasil, foi fundado pelo professor e cineasta Nelson Pereira dos Santos que, com rica experiência no magistério da Universidade de Brasília (UnB), em 1968, propôs ao reitor da UFF à época, Manoel Barreto Netto, a criar um curso de Comunicação na universidade. Junto com outros professores, ele recebeu então a tarefa de estudar as diretrizes para a instalação do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), conhecido pelos niteroienses como a Casa Rosa da Rua Lara Vilela, no bairro do Ingá. Data daí a realização do primeiro filme da universidade, um documento audiovisual feito por ele e alunos.