Programa para primeira infância

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Representantes da Petrobras estiveram, nesta semana, em visita ao município de Itaboraí, no Estado do Rio, para apresentar o programa Iniciativa Petrobras para a Primeira Infância, com proposta de parceria com a prefeitura para estimular políticas públicas voltadas à primeira infância. Lançado em agosto, o programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças de zero a 6 anos.

Nesta fase piloto, serão implantadas ações em quatro cidades do Brasil, sendo Itaboraí uma delas. Nos próximos três anos, a iniciativa será estendida a mais onze municípios. O objetivo é que esse modelo possa ser replicado em outras localidades a partir dos aprendizados verificados nessa implementação.

Cerca de R$ 20 milhões serão investidos nos próximos três anos em ações de capacitação para profissionais da rede pública de assistência social e ensino; formação para organizações da sociedade civil que atuam na proteção de crianças; palestras para gestantes, pais, responsáveis e tutores; grupos de cuidados sobre a prevenção da violência familiar; disseminação de informações sobre o tema para jornalistas e estudantes de comunicação; além de acompanhamento da implementação do Marco Legal da Primeira Infância.

Instituições - A Iniciativa da Petrobras envolve instituições públicas e privadas que já estão presentes na Primeira Infância. Ao invés de criar um novo programa, a companhia vai investir na melhoria da qualidade do ensino na pré-escola, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e nas OSCs (Organizações da Sociedade Civil).

FGV promove seminário

A Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com a Universidade da Força Aérea (Unifa), promove no próximo dia 18 o seminário "Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) - Desafios para a Sociedade 4.0". O evento, que será realizado no Centro Cultural da FGV, contará com a participação do chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (Emaer), tenente-brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral, que abordará o tópico "O Futuro do Poder Aeroespacial Brasileiro".

Edital para Carnaval 2020

A Neltur (Niterói Empresa da Lazer e Turismo) publicou, nesta semana, o edital com as condições para as pessoas jurídicas interessadas em participar das atividades de fomento ao carnaval de ruas e bairros no município no próximo ano. As inscrições começarão no dia 18 de novembro e vão até 11 de dezembro de 2019. Poderão inscrever-se para o Edital de Credenciamento para o Carnaval 2020 as entidades legalmente constituídas como pessoas jurídicas de direito privado, de natureza cultural e sem fins lucrativos.


Deputado vai

ao Heat

O deputado estadual Capitão Nelson (Avante) visitou, nesta semana, o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, para participar de uma reunião com João Carlos, diretor do hospital, e o tenente-coronel Tramontine, comandante do 7º BPM. Enquanto discutiam sobre o atendimento aos agentes na unidade, reconhecidamente de excelência, um policial chegou ferido por um tiro no braço. Ele passa bem.

Professora combate fake news

A professora de Biologia Mytse Andréa, que leciona na E.M. Professora Scintilla Exel, em Queimados, recebeu, na última semana, o Prêmio Paulo Freire, concedido pela Alerj. Com o retorno de casos de sarampo no Brasil, ela combateu duramente a disseminação de notícias falsas sobre a vacinação contra a doença, desenvolvendo o projeto "É vacinal influencer que se fala, né?", na unidade escolar.

Juventude em debate

A deputada estadual Dani Monteiro (Psol) comanda, na próxima segunda-feira (18), a partir das 11h, uma audiência pública sobre "Cultura como fator de Desenvolvimento Socioeconômico da Juventude". O evento deve reunir jovens das diversas regiões do estado, pesquisadores, movimentos sociais e órgãos públicos das esferas estadual e municipal. À frente da Comissão Especial da Juventude, a parlamentar pretende discutir alternativas e projetos que possibilitem combater o alto índice de desemprego entre os jovens. Vale lembrar que, do total de desempregados no Brasil, 32% são jovens.

PSDB discute turismo em Niterói

O PSDB Niterói realizou, nesta semana, um evento para discutir o setor do Turismo no município. Na oportunidade, que contou com a presença de Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado; os vereadores Casota e Bruno Lessa; Marco Navega, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio; e Sergio Artur, presidente do partido em Niterói; foi discutida a importância de se desenvolver e incentivar o segmento como peça fundamental para o desenvolvimento social e econômico.

Niterói recebe reforço na saúde

O deputado estadual Paulo Bagueira (SDD) e o prefeito Rodrigo Neves (PDT) participaram, na última semana, da cerimônia de entrega de ambulâncias promovida pelo Governo do Rio. Das 72 entregues para municípios de todo o Estado do Rio, três foram destinadas ao município de Niterói. Segundo Bagueira, só "foram contemplados municípios que têm o serviço habilitado e qualificado pelo Ministério da Sáude". Bagueira classificou o recebimento como um grande avanço para a saúde da Cidade Sorriso. Também estiveram presentes, na oportunidade, a deputada estadual Zeidan (PT) e Claudio Castro, vice-governador.