Intervenções artísticas em Niterói

HeartParede distribuirá intervenções artísticas em Niterói para comemorar o aniversário de 446 anos da cidade - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A partir desta sexta-feira (22) até o dia 6 de dezembro, a cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, receberá mais cor em sua paisagem. Isto porque a ação inspirada no HeartParede vai distribuir seis obras de arte em formato de coração de 2,5 metros de altura - pintadas por três grafiteiros da região - em alguns pontos icônicos da cidade, como Campo de São Bento, Rua Moreira César e Praia de Icaraí, Estação Arariboia das Barcas, entre outros. A iniciativa é do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), que encontrou na manifestação cultural uma forma de comemorar os 446 anos da cidade, celebrado no dia 22 de novembro.

Assinadas por Andréa Paula Stelling, Juliana Fervo e Pandro Nobã, artistas locais com identidade marcante e atuantes na cena urbana e em arte de rua, as obras são interativas e possuem um sistema de luz e som que simula a pulsação do coração. Casa instalação conta ainda com um totem explicativo sobre o conceito da campanha e dicas sobre a saúde do coração, que podem ser acessados também através de QR Code, que indica onde estão localizadas as demais intervenções. A campanha continua nas redes sociais, uma vez que a ação estimula a população a interagir com as obras e compartilhá-las usando a hashtag #CHNnoCoracaodeNiteroi.

Segundo a diretora-geral do CHN, dra. Ilza Boeira Fellows, este tipo de manifestação colabora com a saúde das pessoas.

"Para o CHN, as manifestações artísticas e culturais, em seu sentido amplo, fazem parte do equilíbrio para a saúde plena do indivíduo. Essa campanha faz parte da ação social 'CHN Mais Vida - Nosso Coração Bate Mais Seguro em Niterói', por meio da qual treinamos instituições em técnicas de Suporte Básico à Vida e instalamos desfibriladores externos automáticos. Queremos transformar Niterói em uma cidade segura para o coração", afirma Fellows.

Witzel entrega policiais para SG

O governador Wilson Witzel participa, nesta quinta-feira (21), da cerimônia de entrega de 47 novos policiais para o 7º BPM (São Gonçalo), às 15h, na Praça Zé Garoto. O batalhão está recebendo o maior número de policiais por conta da incidência criminal da região.

Após, o governador vai ao AgroRJ, o I Encontro de Ações Estratégicas da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, no Praia Clube São Francisco, em Niterói, no encontro de cooperação técnica para o desenvolvimento do setor. Ainda na cidade, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), o governador e a Prefeitura de Niterói assinam um Protocolo de Intenções para tarifa de integração aquaviária e anunciam a expansão do Niterói Presente para o bairro do Barreto.

Niterói 'de olho no mar'

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), participa nesta quinta-feira (21) da assinatura da Carta de Intenções para a formação do Cluster Tecnológico Naval de Defesa do Rio de Janeiro. O encontro reunirá órgãos, entidades e empresas ligadas ao Setor Naval de Óleo & Gás, acontecerá das 9h às 17h, no Auditório Tamandaré, da Escola de Guerra Naval, na Urca, para a realização do 1º Seminário Internacional sobre Economia do Mar como Política de Desenvolvimento, organizado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron).

O objetivo do documento é fortalecer o ambiente de governança para a área naval e de petróleo e gás no entorno da Baía de Guanabara. Niterói será o único dos sete municípios da região, que inclui Rio, Magé, Duque de Caxias, São Gonçalo Guapimirim e Itaboraí, a participar da cerimônia, que deve contar com as presenças do prefeito Rodrigo Neves e da secretária de Fazenda, Giovanna Victer.

Fórum de Desenvolvimento

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais reuniu secretários municipais de Desenvolvimento Econômico de diversas cidades do Estado do Rio, nesta semana, no Palácio Guanabara, durante o Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico. Na oportunidade, foram apresentados diversos serviços da pasta e de seus órgãos vinculados, como Agenersa, AgeRio, Agetransp, Codin, DRM, Jucerja, Loterj, Procon e do Inea que, segundo o Governo do Rio, estão à disposição das prefeituras. Entre as principais iniciativas anunciadas aos Executivos, estão apoio para atração de investimentos, suporte para desenvolvimento de vocações regionais e oferta de linhas de crédito.

Detro recebe certificação

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) recebeu nesta semana, no Palácio Guanabara, a Certificação Internacional ISO 9001/2015. Cleber Ribeiro Afonso, presidente do Detro, ressaltou a importância da conquista. "Essa certificação padroniza todos os processos [...] Esse é um legado da nossa administração para o Detro e que estabelece um marco na história do órgão", disse.

Trens em pauta na Alerj

As Comissões da Região Metropolitana, presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), e de Transportes da Alerj, presidida por Dionísio Lins (PP), promovem, nesta quinta-feira (21), uma oitiva junto à Supervia, Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) e Secretaria Estadual de Transportes, com relação à retirada de circulação de 40 trens do fabricante CRRC (consórcio chinês) no Estado do Rio e quais efetivas serão tomadas para amenizar o impacto junto aos usuários. "Cobraremos providências urgentes, pois os passageiros do modal ferroviário estão sofrendo um duro impacto. Precisamos da solução técnica conclusiva em curto prazo para aplacar o impacto junto à população. A mobilidade é um enorme desafio na Região Metropolitana", afirmou Waldeck.