Festival leva Bela Gil a Nova Friburgo

Festival AgroSerra - Da Roça ao Prato desembarca na Praça do Suspiro, em Friburgo, na próxima semana - Foto: Alaor Filho

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Estado do Rio, receberá, de 29 de novembro a primeiro de dezembro, a primeira edição no município do Festival Agroserra - Da Roça ao Prato. O evento, patrocinado pelo Sebrae, terá atrações como a chefe de cozinha natural Bela Gil, que já participou de duas edições do festival, em Secretário, distrito de Pedro do Rio, e no Palácio de Cristal, ambos em Petrópolis. Na oportunidade, a chefe de cozinha irá realizar uma receita com a couve-flor, ingrediente que o município friburguense é o maior produtor do estado fluminense.

Para além da chef, o festival contará com extensa programação, contando com oficinas, exposição, degustação de produtos, workshops e apresentações musicais. O objetivo do evento, realizado há cinco anos e organizado pelo Instituto Caminho da Roça, é promover os produtores locais e a importância do aproveitamento integral dos alimentos, para colaborar com a diminuição de lixo.

Entre as outras atividades previstas estão a realização de oficinas Agrochef, que promovem interatividade entre o público e chefs profissionais de cozinha. Nestas, quem estiver presente no festival contará com um palestrante do Sebrae e estudantes da Escola Superior de Gastronomia da Universidade Cândido Mendes.

A criançada não ficará de fora. Preparado especialmente para o público mais jovem, o Agrochefinho introduzirá o público infantojuvenil à gastronomia. Tanto o Agrochef quanto o Agrochefinho visam, de forma lúdica, ensinar a importância de uma alimentação saudável.

A entrada no Festival AgroSerra - Da Roça ao Prato e a participação em todas as atividades ofertadas são gratuitas. O evento acontece na sexta-feira (29), das 18h às 23h; no sábado (30), de 10h às 23h; e no domingo, de 10h às 18h.

Mais informações sobre o AgroSerra e a programação completa podem ser encontradas no site http://www.festivalagroserra.com.br.

Hospital de Caxias recebe Simpósio

O Hospital de Clínicas Mário Lioni, em Duque de Caxias, promove, nesta segunda-feira (25), o I Simpósio de Sensibilização à Prematuridade, das 14h às 17h. O evento ocorre durante o Novembro Roxo, mês internacional de alerta e compartilhamento de informações sobre a prematuridade, condição de uma em cada 10 crianças que nascem no mundo. O encontro é voltado para profissionais de saúde e abordará temas como cuidados paliativos, humanização do atendimento, entre outros.

Festival de Inovação

Nesta semana, a Fiocruz promove dois eventos focados de seu Festival de Inovação. Nos dias 28 e 29 de novembro, com o objetivo de discutir sobre novos caminhos da sustentabilidade financeira de organizações culturais, educativas, ambientais, negócios de impacto social, entre outras, a fundação promove o Inova Camp. Por meio de uma metodologia internacional, os participantes da iniciativa trabalharão em grupo para colaborar na criação de soluções inovadoras aplicáveis na melhoria da comunicação, engajamento da sociedade e mobilização de recursos para organizações.

Já no próximo dia 30 e primeiro de dezembro, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde, a Fiocruz promove o Hackathon. A ideia é misturar programadores e cientistas para idealizarem, juntos, soluções para diferentes desafios na área de saúde pública. Os vencedores do Hackathon ministrarão aulas gratuitas de programação para jovens em situação de vulnerabilidade social.

O Festival de Inovação tem o patrocínio da Prefeitura do Rio.

Witzel palestra sobre segurança

O governador Wilson Witzel (PSC) e o secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilhermer Cals Theophilo, participarão, na próxima semana, da 2ª edição do Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade. Ambos serão palestrantes no evento, que acontece em São Paulo na próxima terça (26) e quarta (27), e reunirá especialistas, delegados, representantes de entidades e autoridades para debater sobre a segurança pública no país. A iniciativa deverá reunir mais de mil participantes e, além de Witzel e Theophilo, contará com posicionamentos de Gabriela Manssur, promotora de Justiça do Estado de São Paulo; Edvandir Felix de Paiva, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Policia Federal, entre outros.

Lei do diagnóstico precoce aprovada

Exames para detectar paralisia cerebral em recém-nascidos podem passar a ser realizados em hospitais e maternidades públicos e privados do Estado do Rio. É o que determina um projeto de lei do deputado Renato Cozzolino (PRP), aprovado em segunda discussão na Alerj, nesta semana. "Não há cura para a doença, mas existem tratamentos de apoio, medicação e cirurgia que podem ajudar muito. Daí a importância do diagnóstico precoce", explica o deputado.

FGV promove seminário

A Fundação Getulio Vargas (FGV) promove, nesta segunda-feira (25), das 9h às 17h, o seminário Perspectivas e Desafios para a Infraestrutura Brasileira. O objetivo do evento que reunirá autoridades, juristas e especialistas é apresentar um panorama geral dos projetos de infraestrutura para o país, abrangendo temas como investimentos no setor, regulação e conservação.

Durante o encontro, serão discutidas as medidas necessárias para suprir as necessidades da infraestrutura nacional, propostas existentes e desafios na contratação de obras, assim como a urgente necessidade em manter a rede logística do país.

O seminário é organizado em três painéis: O ambiente regulatório e os investimentos em infraestrutura; A retomada de obras paralisadas e os ajustes necessários nas regras licitatórias; e Conservação e manutenção da infraestrutura existente.

Lins e Silva em defesa das prerrogativas

Na última semana, o notório advogado criminalista Técio Lins e Silva tomou posse como Procurador Nacional de Prerrogativas na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Prestigiando-o, estiveram na oportunidade Axel Grael, secretário municipal de Planejamento; Rodrigo Neves, prefeito de Niterói; Chico D'ângelo, deputado federal; e a advogada Letícia Lins e Silva.