Neves diz que Niterói rejeita Jordy

Prefeito foi submetido ao teste e está em isolamento, em sua casa - Foto: Arquivo/Alex Ramos

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um dia depois de os deputados federais e ex-colegas de PSL Alexandre Frota (PSDB-SP) e Carlos Jordy (PSL-RJ) trocarem farpas na internet sobre a administração municipal de Niterói, citando nominalmente seu prefeito Rodrigo Neves, foi a vez o chefe do Executivo da Cidade Sorriso "meter a colher" na briga.

Neves, respondendo a uma postagem de Frota, que o elogiava nas redes sociais, afirmou que Jordy é um mentiroso que utiliza-se de "robôs e milícias digitais".

"A mentira é especialidade desse rapaz com seus robôs e milícias digitais. O Carlos Jordy não tem coragem para ser candidato a prefeito porque sabe que a esmagadora maioria da população de Niterói o rejeita. Ele teve 90% dos votos dele em SG e na Zona Oeste do Rio", postou Neves.

O prefeito de Niterói, em outra resposta a Frota, também aproveitou para expôr contradição em declarações de Jordy, que havia afirmado em postagem no último domingo que Niterói estaria inchada de secretarias e que o chefe do Executivo seria "petista". Segundo Neves, a cidade tem 21 secretarias e não "mais de 50" como Jordy havia afirmado.

"A Prefeitura de Niterói desde 2016 é 1º em excelência de gestão fiscal no RJ (antes portante de receber volume maior de royalties a partir de 2018). A administração da cidade possui 21 secretarias (e não 'mais de 50 secretarias') e há anos não sou filiado ao PT", complementou Neves.

Jordy, que pretende ser candidato às Eleições Municipais deste ano, por sua vez, não deixou barato. Segundo o deputado, que é vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, em Brasília, as afirmações do prefeito não procedem.

"Eu que sou mentiroso? Eu tive Eu tive 31.435 votos em Niterói (quase 12% dos votos válidos da cidade), dep. federal mais votado da história de Niterói. Seus candidatos juntos não somaram nem 20 mil votos. E vem dizer que a esmagadora maioria da população me rejeita? Seu desdém cheira a medo", declarou Jordy.

O parlamentar também utilizou seu perfil nas redes para fazer um balanço sobre o número de secretarias e administrações regionais que considera "com status de Secretaria". Segundo ele, o número destas é maior do que 50.

Fogo nos teclados - Na tarde do último domingo, o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), ex-aliado de Jair Bolsonaro e de sua ala no PSL, utilizou sua página oficial no Twitter para parabenizar Neves pelo que considerou como um "ótimo trabalho" frente ao Executivo do município da Região Metropolitana do Rio. Na mesma postagem, Frota aproveitou para alfinetar seu colega de parlamento Carlos Jordy, que é niteroiense e tentará se eleger como prefeito.

"Parabéns ao prefeito R. Neves de Niterói RJ mostrando como se faz gestão. [...] E pensar que o palhaço do Carlos Jordy queria ser prefeito de Niterói. Prefeito realizando um ótimo trabalho e Jordy sonhando. Parabéns prefeito Neves", postou Alexandre Frota.

Logo depois, Jordy respondeu Frota e teceu duras críticas a prefeitura niteroiense.

"Uma das coisas que mais me irrita é imbecis que falam sobre o que desconhecem. As contas de Niterói estão no azul por termos a 2ª maior arrecadação de royalties do estado. Uma administração irresponsável inchada e com mais de 50 secretarias. Os impostos municipais são utilizados basicamente para folha de pagamento. Aí vem o Alexandre Frota e dá essa babada de ovo no petista Rodrigo Neves. Parabéns ao prefeito por seu mais novo aliado", publicou Jordy.

 

Polêmica na televisão

O deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) acionou a Polícia Federal, nesta semana, contra a apresentadora Fátima Bernardes. Segundo o parlamentar, ela cometeu apologia ao cultivo, uso e venda de maconha durante seu programa matinal na Rede Globo de Televisão. Isto tudo porque em uma edição, recebeu a cantora Ludmilla, que cantou seu hit "Verdinha", que possui a seguinte letra no refrão: "Eu fiz um pé lá no meu quintal. Tô vendendo a grama da verdinha a um real". Segundo Otoni de Paula, por ser exibido em horário comumente assistido por menores de idade, "deduz-se que, dentre os telespectadores, estejam considerável número de menores". Bernardes não se pronunciou sobre o caso.

Deputado rejeita pontos eletrônicos

O deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) teceu duras críticas à determinação da Secretaria de Gestão Corporativa do Ministério da Economia que determina a implantação de sistema de ponto eletrônico dos servidores do Executivo Federal. Segundo ele, a iniciativa é absurda e contraproducente.

'Absurdo'

"Colocar e exigir 'ponto eletrônico de presença' para, principalmente, Auditores Fiscais da Receita Federal, é tão absurdo que parece atitude de contra-espionagem. Como fiscalizar Portos, Aeroportos, Fronteiras, onde o país perde centenas de bilhões de reais ano a ano, realizar Trabalhos de Campo em Fiscalizações e de Inteligência, tendo estes profissionais que marcar o ponto na entrada, saindo para almoço, volta do almoço, e saída no final do dia?", questionou Pinato.

Possibilidade de corrigir

Pinato também não descartou medidas contra o que classificou como "imperdoável equívoco". "Qual país no mundo faz algo tão contraproducente assim nesta Área Estratégica? Imaginem, por exemplo, o mesmo acontecendo às Forças da Segurança Pública do nosso Brasil. O Congresso está atento e se necessário for, haverá de corrigir algo tão prejudicial à esta crucial operacionalidade, ainda que não se entenda o motivo deste imperdoável equívoco", concluiu.

PSDB 'puxa orelha' de Frota

Ainda sobre a polêmica nas redes sociais envolvendo os deputados federais Alexandre Frota (PSDB-SP), Carlos Jordy (PSL-RJ) e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o diretório do PSDB-Niterói emitiu uma nota dando um "puxão de orelha" em seu afiliado. Frota havia elogiado a administração de Neves, sem se atentar ao posicionamento oposicionista dos tucanos niteroienses.

'Não está familiarizado'

"Recém-chegado ao PSDB, o deputado federal Alexandre Frota ainda não está totalmente familiarizado e a par dos projetos do partido e do trabalho desenvolvido por muitos de nós, seus representantes. Principalmente em Niterói, cidade com a qual ele não tem proximidade [...] Talvez por isso desconheça o fato de o PSDB de Niterói ser oposição à atual prefeitura, inclusive, em sua atuação no legislativo municipal e denunciando inúmeros casos de corrupção desta gestão", afirma trecho da nota do partido que, inclusive, conta com o vereador Bruno Lessa (PSDB) como pré-candidato para as eleições deste ano.

Feriado em SG nesta sexta (10)

Não haverá expediente da Prefeitura de São Gonçalo, com exceção da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, na próxima sexta (10). Na data, comemora-se o dia do padroeiro do município, São Gonçalo do Amarante.

Ex-ministro é empossado em Maricá

Tomou posse, nesta terça (7), o diretor-presidente do novo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera, que é ex-ministro de Ciência do governo de Dilma Rousseff. O principal desafio, segundo Celso, é preparar Maricá para o pós-sal, quando a cidade deixará de receber capital dos royalties de petróleo. "Nosso desafio é construir uma economia diversificada, moderna e que coloque a cidade como referência nacional em algumas áreas", afirmou Pansera.

De olho no Norte Fluminense

Estreante na Câmara dos Deputados em 2019, o deputado federal Wladimir Garotinho (PSD) conseguiu cerca de R$ 14 milhões de recursos para a Saúde e Educação de nove municípios do Norte e Noroeste do Estado do Rio. O montante diz respeito a verbas extras obtidas através de articulação política com ministros já que, por ser seu primeiro ano de mandato, o deputado só terá direito a emendas a partir de 2020.