Frota ataca Lessa e Jordy nas redes

Alexandre Frota (PSDB-SP), ao centro, ao lado de Carlos Jordy, à direita; No colo, peessedebista carrega Mariana Mattos, irmã de Jordy - Foto: Reprodução/Twitter Alexandre Frota

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A confusão nas redes sociais entre o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) e políticos niteroienses parece estar longe de acabar. Após tomar um "puxão de orelha" do diretório municipal do PSDB em Niterói, Frota voltou a elogiar Rodrigo Neves (PDT), prefeito do município nesta quarta (8). Ao mesmo tempo, Frota disse desconhecer o vereador niteroiense Bruno Lessa (PSDB), pré-candidato a prefeitura, chamando-o de "figurante", além de retomar ataques ao seu colega de Câmara dos Deputados, Carlos Jordy (PSL-RJ), ex-colega de partido e recém desafeto.

Frota postou uma foto, datada de 1992, no estádio do Maracanã, na qual acompanhava Jordy e sua irmã, para reforçar que realmente conhece o parlamentar há tempos e o desqualificar.

"Prefeito Neves, conte comigo. Conheço mais Niterói do que o pequeno Jordy. Realmente ele gosta de uma mentira. Já o Bruno Lessa, nunca ouvi falar. Eu falo com o PSDB nacional. Não faço ideia de quem seja o figurante (Lessa)", postou Frota, antes de realizar a postagem com foto sua, de Jordy e de Mariana Mattos, irmã do deputado niteroiense, em 1992, no Maracanã.

"Prefeito Neves, primeiro continue o trabalho. Niterói merece a verdade. E para mostrar que conheço a criança, essa foto é de 1992 no Maracanã. Olhe o pequeno Jordy aí em pé do meu lado. Ele continua desse tamanho, só ficou mais velho. No colo, será o tal do Lessa?", indagou Frota em outra postagem.

A O FLUMINENSE, Carlos Jordy afirmou que Frota está querendo seus "cinco minutos de fama, já que é um político de um mandato só".

"Nada melhor para ele que mal iniciou a carreira e já está no fim se aliar a um fim de carreira como Rodrigo Neves"", afirmou Jordy.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Lessa afirmou que "O PSDB de Niterói tem candidato a prefeito em Niterói. Inclusive, por inúmeras vezes, a direção nacional e estadual do partido declarou confiança na minha pré-candidatura".

As farpas envolvendo Frota, Lessa, Jordy e Neves vem sendo trocadas desde o último domingo, quando Frota parabenizou Neves e deu inicio a uma troca de ofensas com Jordy. Lessa foi envolvido na confusão a partir de nota de repúdio do PSDB-Niterói contra Frota, emitida na última terça (7).

Opinião: 'falta decoro nas redes'

Desde o advento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, o plenário, palco de embates políticos de outrora, deu lugar às redes sociais. Como parlamentares legitimados pelas urnas, no entanto, políticos não devem ceder ao ímpeto adolescente de buscar apenas "lacrar na internet". Há de existir nível para tudo, até para conflitos ideológicos virtuais. O decoro parlamentar nunca foi muito respeitado em terras tupiniquins, mas também nunca foi tão desrespeitado como na era do "cliquei-postei".

Escola cívico-militar no Rio

O prefeito Marcelo Crivella deu mais uma demonstração, nesta quarta (8), de apoio ao Governo Federal com o anúncio das obras da primeira escola cívico-militar da cidade do Rio, em parceria com o Ministério da Educação. O lançamento, no bairro do Rocha, contou com a presença do vice-líder do governo na Câmara, Carlos Jordy (PSL-RJ), e dos deputados estaduais Alana Passos e Anderson Morais.

Acessibilidade em Maricá

Idealizado para permitir o acesso das pessoas com deficiência (PCDs) às praias do município, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá lança, no próximo domingo (12), a partir das 9h, na praia de Ponta Negra, o projeto "TôNaOrla". O banho de mar dos cadeirantes será por meio de cadeiras anfíbias, fornecidas pela pasta. O projeto acontecerá todos os domingos dos meses de janeiro e fevereiro, das 9h às 15h, na Praia de Ponta Negra, e terá acompanhamento de guarda-vidas. "É um projeto de acessibilidade no qual os guarda-vidas, devidamente treinados, irão garantir a segurança das pessoas com deficiência ao banho de mar com o auxílio de cadeiras anfíbias", explicou Celso Netto, secretário da pasta.

Deputado recebe moradores de Paquetá

Após encaminhar requerimento de informações ao secretário de Estado de Transportes Delmo Manoel Pinho e ao presidente da Agetransp, Murilo Leal, para saber os motivos que levaram a CCR Barcas a alterar rotas e horários das linhas de barcas estaduais, o deputado Dionísio Lins (Progressistas), presidente da Comissão de Transportes da Alerj, recebeu moradores da Ilha de Paquetá nesta quarta (8), em seu gabinete. Na oportunidade, os cidadãos relataram os problemas que estão vivendo com as modificações.

Em defesa da Igreja do Rosário

O Instituto Cultural Dona Isabel I, a Redentora (IDII), divulgou, nesta semana, uma carta aberta às autoridades brasileiras em prol da Igreja do Rosário, na Rua Uruguaiana, 77, no Rio de Janeiro. Endereçada a Jair Bolsonaro, David Alcolumbre, presidente do Senado, Rodrigo Maia, presidente da Câmara, Dias Toffoli, presidente do STF, e Augusto Aras, Procurador-Geral da República, a carta faz um apelo para que sejam tomadas providências "quanto ao estado lastimável em que se encontra o templo".

Histórica

"É de quase todos os brasileiros consabida a história dessa igreja carioca mas, para efeitos mnemônicos, resgata-se. A Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos foi palco dos acontecimentos que culminaram em nossa emancipação enquanto Estado nacional desde março de 1808, quando a Corte portuguesa transmigrou-se para sua antiga colônia americana", reforça trecho da carta.

 

Taxa de incêndio já disponível

A Taxa de Incêndio 2020 (exercício 2019) já está disponível para impressão no site do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom). O contribuinte que quiser antecipar o pagamento do tributo, que vence em março, pode acessar o site, tendo em mãos o nº CBMERJ ou a inscrição predial - que consta do carnê do IPTU. Quem preferir, pode aguardar o recebimento do boleto que será enviado, posteriormente, pelos Correios.

Valores

Os valores variam de R$ 32,15, para imóveis residenciais com até 50 m², a R$ 1.929,01, para imóveis não-residenciais com mais de 1000 m². Os vencimentos estão agendados entre os dias 16 e 20 de março, de acordo com o final do número do CBMERJ (sem o dígito verificador).

Destinação

A contribuição é uma obrigação tributária, prevista no Código Tributário do Estado do Rio. É exigida às localidades abrangidas pelo sistema de prevenção e extinção de incêndios, tanto naquelas que possuem o serviço instituído pelo estado, quanto nas cidades vizinhas. Os recursos são aplicados no reequipamento operacional e na capacitação dos bombeiros.