Segurança Presente para São Gonçalo

Alcântara e Centro de São Gonçalo serão as áreas cobertas pelo programa Segurança Presente - Foto: Alex Ramos

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo será o próximo município contemplado pelo programa “Segurança Presente”, que já estará atuante no centro da cidade e no bairro Alcântara, a partir do dia 24 deste mês, dia do lançamento. Uma reunião para acertar todos os detalhes do funcionamento do “São Gonçalo Presente” aconteceu nesta quarta-feira (15), no Palácio Guanabara, com deputado estadual Capitão Nelson (Avante) e o secretário de Governo Cleiton Rodrigues, responsável pelo programa.

A previsão do contingente, que atuará como reforço para o 7º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e a Guarda Municipal, será de 80 policiais, que deverão patrulhar a região das 8h às 22h, nos dois centros comerciais.

“Uma boa parte dos municípios do Rio de Janeiro já tinha o ‘Segurança Presente’. Essa é uma reivindicação nossa já antiga, que o programa fosse implementado também em São Gonçalo. Um município carente, de uma série de outras demandas, mas principalmente de segurança pública”, destacou o deputado Capitão Nelson, morador e ex-vereador de São Gonçalo.

Durante a reunião de ajustes finais, o secretário de Governo Cleiton Rodrigues reiterou sobre o pedido do deputado.

“O Capitão Nelson veio pleitear há algum tempo para o governador Wilson Witzel o ‘Segurança Presente’ para São Gonçalo. E por determinação do governador, estaremos inaugurando o programa em Alcântara e no Centro de São Gonçalo, no próximo dia 24. O programa vai levar mais segurança para a cidade, menos preocupação para a população nessas localidades. É um compromisso do governador com São Gonçalo”, comentou o secretário em nome do governador.

Prova de vida 2020 começou

A Prova de Vida para os aposentados e pensionistas que recebem pelo Rioprevidência (Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro) teve início essa semana. A expectativa é que cerca de 250 mil beneficiários compareçam para realizar o procedimento em agências do Bradesco.

Mês de Aniversário

A Prova de Vida deve ser realizada no mês de aniversário do aposentado e pensionista, entre os dias úteis, de 11 a 25 de cada mês, com o documento de identificação, CPF e comprovante de residência (no máximo de três meses anteriores).

Obrigatoriedade

A Prova de Vida é obrigatória para todos os servidores inativos e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro vinculados ao Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência), cuja folha de pagamento é gerida pela Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança

O objetivo é promover melhorias na base de dados e da folha de pagamento do funcionalismo estadual.

Fiscalização de condomínios

A Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a concessionária Águas de Niterói irão realizar uma ação para fiscalização de condomínios na Região Oceânica de Niterói, nesta quinta-feira (16). Passarão pela inspeção os condomínios suspeitos de não estarem ligados à rede coletora de esgoto do município.

Na ocasião, serão realizados testes específicos com a utilização de corantes especiais nas dependências dos condomínios, que apontarão as possíveis irregularidades. Serão avaliadas, ainda, a eficiência das estações de tratamento particulares, como também os conjuntos que fazem uso de água de poço.

Vascaínos convocados para doar  

A campanha "Vascaíno Sangue Bom", do Banco de Sangue Serum, no Rio de Janeiro, acontece entre 16 e 31 deste mês. O objetivo é aumentar os estoques sanguíneos que estão abaixo do ideal neste começo do ano. Para ser um doador, basta comparecer no Hospital da Ordem Terceira do Carmo, 3º andar, na Rua do Riachuelo, n° 43, no Centro do Rio de Janeiro. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

 

Reforço na segurança do Rio

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) passará a ter pagamento de gratificação extra durante o período de folga. A portaria foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (15). A gratificação será custeada com recursos do Fundo Especial de Ordem Pública (Feop).

Com o pagamento do trabalho do agente na folga, a Guarda Municipal vai poder reforçar o efetivo que atua na cidade, além de beneficiar a expansão do programa Rio Seguro.

Restituição do seguro Dpvat

A solicitação da restituição de valores pagos a mais do seguro Dpvat 2020 começou nesta quarta-feira (15), para os proprietários de veículos que têm direito. A seguradora Líder informou que mais de 1,9 milhão de veículos em todo o Brasil estão aptos a receber. O prazo para pedir o valor pago a mais é até o final do exercício de 2020.

Pedido acolhido

Na semana passada, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, voltou atrás e acolheu pedido do governo para extinguir sua própria liminar, reduzindo os valores do seguro obrigatório Dpvat.

Restituição

O pedido para receber os valores pagos a mais deve ser feito acessando o site do seguro (restituicao.dpvatsegurodotransito.com.br/). A restituição da diferença dos valores será feita diretamente na conta-corrente ou conta-poupança do proprietário do veículo. No caso do proprietário ter pago o seguro de 2020 duas ou mais vezes, o pedido deverá ser feito acessando outra página. Já os proprietários de frotas de veículos devem enviar e-mail para: [email protected].

 

Mutirão pela Aliança em Niterói

O primeiro evento no Estado do Rio de Janeiro com vínculo ao novo partido do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, acontece na manhã desta quinta-feira (16) em Niterói. Um mutirão para coleta de assinaturas para o partido Aliança pelo Brasil acontece a partir das 9h, na Praça do Rink, no Centro.

A mobilização está sendo organizada pelo deputado federal Carlos Jordy, que é da cidade e vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados.

 

'Janeiro Branco' em Itaboraí

A campanha 'Janeiro Branco' tem como objetivo trabalhar por uma cultura da saúde mental da sociedade. Em Itaboraí, uma tarde cultural com o tema será realizada neste sábado (18), a partir das 9h, na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro. O evento é uma iniciativa de pedagogos e escritores da cidade. Serão realizadas rodas de conversas com os escritores para os adolescentes e adultos e contação de histórias para crianças.