Programa de segurança cresce no Rio

O Segurança Presente em Bonsucesso conta com 40 policias militares e funciona, diariamente, das 6h às 22h - Foto: Divulgação/Philippe Lima

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais uma base da operação Segurança Presente foi inaugurada, nesta quarta-feira (22), desta vez no bairro de Bonsucesso, Zona Norte do Rio de Janeiro. O Governo do Estado lança o programa ainda nesta sexta-feira (24), em São Gonçalo, e na próxima semana (28), nos bairros de Irajá e Madureira. Jacarepaguá Presente, que atenderá as regiões da Freguesia, Taquara e Vila Valqueire, está prevista para ser inaugurada no dia 3 de fevereiro.

O programa alcança a marca de 20 bases em funcionamento no estado. O governador Wilson Witzel participou da cerimônia, na Praça das Nações, e destacou a chegada da operação a um dos principais centros comerciais da região da Leopoldina.

"Ouvi os comerciantes do bairro, que expressaram a alegria de ver o programa funcionando aqui em Bonsucesso. O Segurança Presente vai contribuir ainda mais para melhorar a economia da região, além da segurança de todos aqueles que caminham pelo bairro. Este é um programa que vem sendo aprimorado. Com ele, comerciantes e população conhecem os policiais. A polícia de proximidade é, hoje, uma marca do trabalho do coronel Figueredo, secretário de Polícia Militar", detalhou o governador.

Em seu discurso, o governador falou, ainda, sobre a diminuição dos índices de homicídios no estado e sobre a reestruturação na política de segurança estadual.

O programa já atua na Lapa, Centro, Aterro do Flamengo, Lagoa, Ipanema, Leblon, Tijuca, Méier, Laranjeiras, Bangu, Botafogo, Niterói, Nova Iguaçu, Austin, Duque de Caxias, Barra da Tijuca, Recreio, Grajaú/Vila Isabel e Copacabana.

Alerta sobre consumo de Carambolas

O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, sancionou a lei que torna obrigatória a fixação de cartazes em estandes de feiras informando os riscos que a fruta carambola causa à saúde.

Segundo a lei, o cartaz deverá conter a seguinte mensagem informativa: "O consumo de carambola pode ser prejudicial aos doentes renais".

O projeto de lei é de autoria do vereador Jorge Mariola. A decisão foi publicada no Diário Oficial no início desta semana.

Jovens aprendizes no Estado

A partir desta semana, pelo menos vinte e quatro jovens começarão a trabalhar em diferentes secretarias e órgãos do governo estadual dentro do programa Jovem Aprendiz. A Secretaria de Trabalho e Renda do Estado do Rio habilitou o Governo do Estado junto à Superintendência Regional do Trabalho para atuar como entidade concedente da experiência prática de aprendizagem.

Legislação

De acordo com a Lei 10.097/2000, empresas de médio e grande porte precisam compor 5% a 15% de seu quadro de pessoal com jovens de 14 a 24 anos. A equipe da Secretaria de Trabalho e Renda atuou no sentido de que empresa terceirizada do Estado arcasse com a contratação desses jovens para que trabalhem no Governo do Estado, cumprindo, a legislação.

Empregabilidade

O estado do Rio fechou 2019 com 50 mil jovens aprendizes, enquanto em 2018 eram 40 mil. A meta da Superintendência Regional é chegar a 80 mil.

Fiscalização de combustíveis

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) encerrou, nesta semana, as diligências da Operação Purus, que tem o objetivo de fiscalizar o comércio de combustíveis. A ação teve o apoio da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo.

Os Auditores Fiscais da Receita Estadual foram a postos de combustíveis localizados no Grande Rio para realizar, entre outros procedimentos, a contagem do estoque de combustíveis, por meio da medição dos tanques.

A Operação Purus é a terceira realizada este ano pela Receita Estadual para combater a sonegação de impostos e promover a educação fiscal. Em 2019 aconteceram 56 ações desse tipo.

Cruz Vermelha SG convoca voluntários

A Cruz Vermelha Brasileira de São Gonçalo solicita voluntários para fazer parte da equipe na cidade. As inscrições estão abertas no site (cruzvermelhasg.org.br/voluntario), os novos voluntários deverão entregar documentação para finalização da inscrição no próximo domingo (26), na Igreja Matriz de São Gonçalo, das 8h às 16h.

Cada inscrito deverá contribuir com um quilo de alimento não perecível. A lista de documentos necessários estão no site.

Exposição 'Olhares para o feminino'

Até o próximo dia 31 de janeiro, quem passa pelo mezanino da estação Central do Metrô Rio pode visitar a exposição "Olhares para o feminino". Trata-se de uma iniciativa vinculada ao projeto social Porto do Saber, desenvolvido pela Subsea 7, em parceria com a Firjan SENAI SESI, Instituto Invepar e All Dubbing Group junto a jovens da região portuária.

O horário de visitação é de segunda a sábado, das 5h à 0h, e aos domingos, das 7h às 23h.

Reabertura de Parque Olímpico

A Procuradoria Geral do Município (PGM) do Rio de Janeiro entrou com petição na 17ª Vara Federal e pedido de reconsideração ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) para a reabertura do Parque Olímpico da Barra e de Deodoro, nesta quarta-feira (22).

Interdição do Parque

No último dia 15 de janeiro, o TRF2 concedeu liminar determinando a interdição das instalações olímpicas.

Prejuízos

A PGM os prejuízos para o treinamento de atletas que utilizam as instalações para se preparar para os Jogos de Tóquio, daqui a seis meses. Estão treinando nos equipamentos sob a gestão do Município as seleções olímpicas de canoagem, slalom, basquete feminino, badminton, luta olímpica e luta greco-romana.