Confirmado desfiles de blocos à tarde

O Simpatia é Quase Amor desfila 15 e 23 de fevereiro, às 16h, e a Banda de Ipanema 8, 22 e 25 de fevereiro, às 17h - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio de Janeiro vai manter os desfiles dos blocos Simpatia é Quase Amor e Banda de Ipanema no horário da tarde, na zona sul do Rio. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (27), pelo secretário de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, Felipe Michel.

Na última sexta-feira (17) o prefeito Marcelo Crivella decidiu a mudança do horário tradicional dos desfiles para a parte da manhã, não agradando os organizadores dos blocos. Após ouvir avaliações da Polícia Militar, do Metrô, de moradores e de comerciantes do bairro, a prefeitura voltou atrás.

O Simpatia é Quase Amor desfila nos dias 15 e 23 de fevereiro, às 16h, e a Banda de Ipanema nos dias 8, 22 e 25 de fevereiro, às 17h.

Segundo o secretário, foram recebidas 350 ligações telefônicas na pesquisa realizada no fim de semana, sendo que 95% dos comerciantes e 65% dos moradores de Ipanema se manifestaram favoráveis à permanência dos desfiles no horário da tarde como de costume.

"A partir do momento que a Polícia Militar se posicionou, por questões de segurança, para manter na parte da tarde, o morador que era favorável a fazer na parte da manhã, mudou a sua posição", disse.

Depois das avaliações e do resultado das pesquisas o assunto foi levado ao prefeito e a decisão da manutenção foi tomada nesta segunda-feira (27).

"Uma das missões que o prefeito me deu foi ajustar a integração com o governo do estado e conversando com o secretário da Polícia Militar, o coronel Figueredo me direcionou contrário a essa mudança para a parte da manhã", disse, acrescentando que a Polícia Militar não teria efetivo suficiente para atender todas as demandas de desfiles no horário da manhã incluindo os megablocos no centro da cidade.

Transparência nos royalties

O Rio de Janeiro terá um portal da transparência para a divulgação dos gastos feitos com a receita dos royalties e da participação sobre a produção de petróleo, repassados pela União. A determinação faz parte da lei 8.719/2020, do deputado Carlo Caiado (DEM), que foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Executivo, nesta segunda-feira (27).

Detalhamento

No site, deverá ser informado o histórico dos últimos dez anos, contendo as receitas, o valor arrecadado e a previsão de arrecadação futura. Além disso, terão de ser divulgadas as despesas realizadas com esses recursos e também deverão estar disponíveis os documentos de operações de antecipação das receitas, como contratos, análises e demonstrativos com os valores antecipados e o plano de pagamento.

Fiscalização

"Anualmente, o Rio recebe bilhões em transferências da União referentes à participação na divisão dos royalties de petróleo. Entretanto, o destino dessa verba bilionária ainda é pouco clara para a população fluminense", justificou o autor.

Denúncia contra poluição

A Justiça Federal do Rio de Janeiro aceitou denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra três ex-dirigentes da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). A ação não tem relação com as atuais queixas contra o fornecimento de água na região metropolitana do Rio de Janeiro e se baseia em um inquérito iniciado em 2015 pela Polícia Federal.

Os réus são acusados pelo MPF de cinco crimes de poluição, pelo lançamento de esgoto não devidamente tratado na Baía de Guanabara e no Oceano Atlântico.

Ao aceitar a denúncia na última sexta-feira (24), o juiz federal Tiago Pereira Macaciel deu dez dias aos réus para responderem a acusação por meio de seus advogados.

Conscientização e sustentabilidade

Niterói foi palco do evento pioneiro no ramo de sustentabilidade nos últimos três dias, no Caminho Niemeyer. O festival New Flow veio com a proposta de trazer soluções para um estilo de vida mais consciente e sustentável.

O evento com entrada gratuita e atrações para toda a família, reuniu diversas opções de gastronomia, stands de moda, intervenções artísticas, área kids e painéis com debates sobre consumo, reciclagem e meio ambiente.

Crivella visita obras do Memorial

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, visitou nesta segunda-feira(27) - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - as obras do memorial em homenagem aos 11 milhões de mortos durante a Segunda Guerra Mundial.

O museu está sendo construído no Parque Yitzhak Rabin, no Mirante do Pasmado, em Botafogo, a previsão é que a inauguração ocorra em maio.

Tradições do nordeste em SG

O Centro de Tradições Nordestinas de São Gonçalo, em Neves, foi inaugurado neste sábado (25) e contou com um grande público lotando a área de 22 mil metros quadrados. Os visitantes aproveitaram música, culinária e artesanatos típicos da Região Nordeste do Brasil.

Funcionamento

O Centro funciona às sextas e sábados, de 12h a 1h, com música a partir das 18h; e aos domingos, de 10 às 22h.

O espaço conta com 16 quiosques, além de palco para shows e um anexo com estacionamento próprio.

Lazer

A área de lazer, com pista de patinação, playground, quadra e academia, ficará aberta diariamente. O espaço fica localizado na Rua José Augusto Pereira dos Santos, próximo ao Colégio Municipal Ernani Faria e à 73ª DP, em Neves.

Finjan faz parte de comitiva na Índia

O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, apresentou as oportunidades de negócios na área de petróleo e gás no Estado do Rio de Janeiro durante seminário de negócios empresariais na Índia, nesta segunda-feira (27).

O presidente da Índia, Shri Ram Nath Kovind, e o primeiro-ministro, Narendra Modi, ofereceram jantar em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro, neste sábado (25), no palácio do governo indiano.