Ampliação de rede de Núcleos Comunitários

Agentes dos Núcleos Comunitários (Nudec) são formados em locais onde há susceptibilidade a riscos naturais - Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A rede de Núcleos Comunitários (Nudec), importante aliada no trabalho da Defesa Civil de Niterói, foi ampliada e chega a 2020 contabilizando 108 unidades e mais de dois mil voluntários atuando em diferentes pontos da cidade. A partir de abril, serão formados novos núcleos e realizados cursos de capacitação para quem quiser se tornar voluntário.

O primeiro Nudec, conta o secretário municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Walace Medeiros, foi criado na comunidade do Bonfim, Fonseca, em março de 2013. Os núcleos foram implantados de acordo com a Lei 12.608, de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).

"Entre as determinações, de acordo com a Lei, está previsto que os Municípios devem promover o treinamento de associações de voluntários para atuação conjunta nas comunidades. E é isso que estamos fazendo em Niterói, realizando um importante trabalho de conscientização, integração e parceria com a sociedade. Somente em 2019, foram criados mais 47 Nudecs", explica Medeiros.

O secretário municipal de Defesa Civil reforça que os Nudecs são formados em locais onde há susceptibilidade a riscos naturais. Durante todo o ano é promovida uma política preventiva para minimizar impactos das chuvas na cidade, e os núcleos têm importante papel neste trabalho.

"Há, por exemplo, os Nudecs nas comunidades, nos condomínios de casas e edifícios, o de multiplicadores de informações, contra queimadas e zoonoses - este atuando no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Existe ainda um planejamento para que sejam formadas novas categorias, como praias, off-road, radioamador e para operadores de drones", revela Medeiros.

Entre os pré-requisitos para se tornar um voluntário do Nudec estão comprometimento, responsabilidade, solidariedade, profissionalismo e amor por Niterói.

"Cada grupo é formado, em média, por cerca de 20 pessoas. As equipes multiplicam os conceitos de prevenção nos locais onde residem, além de apoiarem as ações emergenciais da Defesa Civil, como em caso de chuvas intensas. A atuação dos voluntários é planejada para que seja na região onde vivem, porém, caso ocorra a necessidade de atuação em outra área, existe uma logística para que possam atuar também", afirma o secretário.

Morador da comunidade do Zulu, em Santa Rosa, José Antônio Macedo, de 54 anos, conhecido como Tonho, é um dos moradores que se tornaram voluntários do Nudec. Ele lembra que, uma de suas participações como voluntário foi durante uma forte chuva, em 2019, quando a sirene precisou a ser acionada na comunidade.

"As equipes se dividiram e colocamos em prática todos os ensinamentos que aprendemos nos treinamentos realizados pela Defesa Civil. Essas orientações foram fundamentais para ajudarmos as pessoas a deixarem suas casas e também todo o trabalho no ponto de apoio. Após o treinamento, nos sentimos mais confiantes e mais preparados", conta.

Uniforme escolar em Macaé nesta segunda

A Secretaria de Educação de Macaé inicia nesta segunda-feira (3), a entrega de uniformes nas escolas municipais para estudantes das modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio.

Para melhor ordenar o recebimento, a logística de entrega será gradativa e específica. A previsão é que os kits de inverno cheguem a partir de maio.

Curta 1 col 2 linhas

Transporte grátis para deficientes

O programa Ponto-a-Ponto da Prefeitura de Niterói teve sua frota renovada. O serviço de transporte gratuito, destinado à locomoção de pessoas com deficiência físico-motora e múltipla e pessoas idosas com mais de 65 anos, agora conta com 10 vans adaptadas e duas doblôs. Com os novos veículos, será possível ampliar o número de beneficiários.

Para se inscrever, o usuário ou seu representante deve pegar um formulário na Coordenadoria de Acessibilidade e levar para ser preenchido no centro de reabilitação onde realiza o tratamento. Depois, entregar de volta na coordenadoria junto com os documentos (originais e cópias)como RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4 atual.

Geração de empregos até 2022

A convite da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) o deputado federal Christino Áureo, relator da MP do Emprego, que visa gerar empregos e aquecer a economia do país, participou de encontro na instituição a fim de explicar sobre os avanços da MP 905/2019.

Segundo o deputado, com a implantação da matéria, a meta é gerar milhares de empregos no país até 2022.

Simulação realista com robô no HEAP

O Hospital Estadual Antônio Pedro, em Niterói, será o primeiro Hospital Universitário do Rio de Janeiro a possuir um Centro de Treinamento por simulação realística, utilizando robôs para treinar e capacitar seus profissionais.

Treinamento

Um convênio celebrado com o IBKL permitirá que alunos de medicina e enfermagem, além de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do hospital possam receber os mais modernos treinamentos, para serem capacitados para as decisões técnicas e comportamentais diante de pacientes robôs.

Segurança

É o conceito de simuladores  de vôo utilizado para treinamento de pilotos na aviação comercial e militar, agora sendo cada vez mais usado na saúde, resultando em maior segurança para o atendimento dos pacientes reais.

Castração gratuita de animais em SG

O Centro de Castração Municipal de São Gonçalo já possui mais de 900 animais cadastrados para o procedimento. Assim como as vizinhas Rio de Janeiro e Niterói,disponibilizam o serviço de forma gratuita.

Os interessados devem fazer um pré-agendamento enviando um e-mail para [email protected], com nome, CPF e endereço, sendo requisito obrigatório ser morador do município.