NITERÓI/RJ
Min:   Max:
Panorama RJ

Por dentro das Casas Legislativas, por Lucas Schuenck. [email protected]

Presidente da Cedae é convidado a prestar esclarecimentos na Alerj

A iniciativa é de cinco comissões permanentes da Casa que pretendem receber Hélio Cabral na próxima terça (11)

O Palácio Tiradentes, no Centro do Rio, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)

Thiago Lontra/Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) convidou o presidente da Cedae, Helio Cabral, a comparecer ao Palácio Tiradentes na próxima terça-feira (11), para das explicações sobre a crise hídrica vivida no Estado do Rio nos últimos meses. A iniciativa é de cinco comissões permanentes da Casa Legislativa.

O deputado Renan Ferreirinha (PSB), presidente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio, uma das solicitantes, defende que a população seja idenizada e reforça que a Cedae tem muito a explicar.

"Há dúvidas que precisam ser esclarecidas. Afinal de contas, quando a crise da água vai acabar? O que o governo está fazendo para corrigir as falhas e melhorar o serviço? Esperamos ter isso esclarecido na próxima terça-feira", declarou o parlamentar.

As outras quatro comissões que integram o convite ao presidente da estatal são as de Saneamento Ambiental; Defesa do Meio Ambiente; Segurança Alimentar; Defesa dos Direitos Humanos; e Economia, Indústria e Comércio.

Pré-candidato é inocentado

O pré-candidato a prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), teve uma importante vitória nesta quarta (5), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Grael foi inocentado, de forma unânime, do processo que o acusava de improbidade administrativa referente a uma questão judicial de 1991, quando presidiu o extinto Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Chapa

Em virtude deste processo, Axel Grael foi obrigado a sair da chapa de reeleição de Rodrigo Neves para evitar qualquer alegação jurídica. Na sessão plenária, a presidente do TCE, Mariana Montebello declarou que "não houve apuração e culpa grave ou dolo na entidade por ele (Axel) presidida". Para Augusto Werneck, advogado de defesa, o TCE julgou de maneira justa e coerente. "Não houve culpa e nem dolo no caso. Axel foi condenado por ato que não praticou e não cometeu", disse.

 

Seeduc atua para volta às aulas

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) emitiu nota, nesta quinta (6), afirmando que, por meio de um comunicado interno, determinou que todas as unidades educacionais da rede abastecidas pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu realizem limpeza de seus sistemas internos - caixas d'água, cisternas e filtros - antes do início do ano letivo, que começará na próxima segunda-feira (10). A medida pretende evitar qualquer dano que possa ser causado pela crise hídrica vivida no estado nos últimos meses. Na nota da Seeduc, ainda é argumentado que a Cedae "enviou laudo técnico de potabilidade atestando que a água do sistema Guandu está própria para o consumo e que a distribuição está normalizada".

Ofício

O posicionamento da Seeduc vem após o envio de um ofício por parte da deputada estadual Dani Monteiro (Psol), na última quarta (5), para as secretarias de Estado de Educação e Ciência e Tecnologia. No documento, a parlamentar pediu informações aos secretários Pedro Fernandes e Leonardo Rodrigues sobre a manutenção da data de retorno; como será realizado o abastecimento das escolas; e qual o custo estimado com a compra de água potável para consumo e preparo de refeições. O requerimento também foi enviado para Rodrigues porque sua pasta administra a rede Faetec.

Erramos

Este colunista errou ao informar, na edição desta quinta-feira (6), que o retorno das aulas na rede estadual de Educação seria nesta sexta-feira (7). A data correta de retorno é segunda (10).

Nova base para o CPAm em SG

O deputado Capitão Nelson e policiais do CPAm vistoriam a Fazenda Colubandê, em São Gonçalo

O deputado Capitão Nelson e policiais do CPAm vistoriam a Fazenda Colubandê, em São Gonçalo

Divulgação

O deputado estadual Capitão Nelson (Avante) se reuniu, nesta semana, com o o Comando de Policia Ambiental (CPAm), na Fazenda Colubandê, em São Gonçalo, onde será a nova sede da unidade na cidade. Na oportunidade, foram vistoriadas as dependências da Fazenda. A mudança de base foi anunciada pelo governador Wilson Witzel no lançamento do Segurança Presente São Gonçalo, no último dia 24.

Novo nome na disputa em Niterói

O administrador de empresas Alexandre Ceotto, de 45 anos, foi oficializado, nesta quinta (6), como pré-candidato a prefeito de Niterói pelo Republicanos. Ceotto se apresenta como conservador, identificado com o presidente Jair Bolsonaro e acredita que "Niterói não suportará mais um governo de esquerda".

Solidariedade

A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio (Codin) promoveu uma comemoração diferente para os aniversariantes de janeiro. Todo o dinheiro arrecadado para o evento de celebração foi revertido em donativos para os atingidos pelas enchentes no Norte e Noroeste fluminense. Com a ação, cerca de 300 itens foram arrecadados.

Transporte universitário em Itaboraí

Itaboraí inicia cadastro para Transporte Universitário em março

Itaboraí inicia cadastro para Transporte Universitário em março

Divulgação

O Espaço Universitário (EU), gerido pela Chefia de Gabinete da Prefeitura de Itaboraí, inicia no próximo dia 2 de março o processo seletivo para preenchimento das vagas limitadas para o Transporte Universitário. O cadastro para novos alunos acontece até o dia 4 de março, na própria sede do EU, das 9h às 16h. O serviço é gratuito e leva munícipes para universidades de Niterói e São Gonçalo.

Scroll To Top