Imbróglio em Campos dos Goytacazes

Políticos e representantes da Petrobras se reuniram para discutir a situação da empresa em Campos - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em audiência realizada na sede da Petrobras, nesta sexta (14), representantes da estatal afirmaram que não gostariam de deixar o Heliporto do Farol de São Thomé, base das operações da empresa no município de Campos dos Goytacazes, mas sairão caso o novo modelo proposto pela prefeitura se torne inviável economicamente.

A reunião foi feita entre os deputados federais Wladimir Garotinho e Hugo Leal, ambos do PSD, com Roberto Ardenghy e Fábio Sartori, respectivamente diretores de relações institucionais e de operações da estatal, e Gustavo Cotrim, presidente do Conselho de Administração. O vereador Igor Pereira (PSB) e o representante dos comerciantes, conhecido como Carlinhos do Farol, também participaram do encontro.

De acordo com Wladimir, a lei municipal 8.284/2011 permite que a cessão seja renovada por igual período, mas a Prefeitura de Campos quer mudar a modalidade para concessão, o que vai onerar a operação.

"A prefeitura fez a Petrobras sair do Aeroporto de Campos e, agora, está tirando a empresa do heliporto. Na audiência, ficou claro que a empresa não tem interesse em sair porque o Farol é a base que melhor contempla sua operação logística. Mas tem que acatar a decisão da prefeitura e vai buscar outros caminhos caso o operador privado não ofereça condições econômicas favoráveis", afirmou Wladimir.

O Heliporto do Farol foi inaugurado em 1994 e a Petrobras teve 20 anos de concessão na administração da área. No entanto, a empresa manifestou o interesse de renovar a concessão por mais de 10 anos, mas a prefeitura estuda conceder a gestão para a iniciativa privada, podendo gerar paralisação das atividades no local.

Direta e indiretamente, o Heliporto do Farol de São Thomé gera cerca de 600 empregos na praia campista, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. Representantes do setor vinham demonstrando sua preocupação em relação ao funcionamento da unidade depois que a Petrobras, em dezembro de 2019, suspendeu os embarques do setor offshore que eram feitos através do Aeroporto Bartolomeu Lisandro.

"A saída da Petrobras do Heliporto do Farol de São Thomé é uma tragédia. Vai gerar muito desemprego e prejudicar a economia da praia campista", lamentou Wladimir.

Justiça derruba liminar de Paquetá

O desembargador Lindolpho Morais Marinho, da 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), indeferiu, nesta semana, uma liminar da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro que garantia a manutenção dos horários das barcas na Ilha de Paquetá. Com isto, a CCR Barcas, que administra a concessão, poderá aumentar os intervalos de acordo com o estabelecido em contrato.

200 novos professores

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, recebeu, nesta sexta-feira (14), os professores classificados no processo seletivo simplificado de Docentes II para assinatura de contrato. Neste sábado (15), será a vez dos classificados para Docentes II - Apoio Especializado. Os novos profissionais darão início às atividades nas escolas na próxima segunda-feira (17). Ao chegarem à sede da Semed, em Alcântara, os novos profissionais foram recebidos pelo secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, e todos os subsecretários da pasta. No total, serão preenchidas 200 vagas.

Boas-vindas

"Queremos dar as boas-vindas a todos e explicar que estamos aqui para tirar qualquer dúvida que vocês tenham em relação ao contrato. Tenham a certeza que o processo foi todo realizado dentro do princípio da transparência e da lisura. O contrato será de seis meses, podendo ser revogado antes ou prorrogado, de acordo com a administração, desde que não ultrapasse o prazo total de dois anos", disse Azeredo na oportunidade.

18 mil eleitores beneficiados

A ampliação do sistema de agendamento eleitoral para o âmbito estadual permitiu que pelo menos 18.200 eleitores de Duque de Caxias fossem atendidos em municípios vizinhos. Apenas Petrópolis, na Região Serrana, recebeu mais de 8 mil eleitores de Caxias, na Baixada Fluminense. Implantado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) no final do mês de dezembro do ano passado, o âmbito estadual possibilita o atendimento em qualquer posto ou zona eleitoral fluminense, sendo garantido ao eleitor que ele continuará a votar num local de votação próximo de sua residência. Devido ao prazo final da biometria em Duque de Caxias, Magé e São João de Meriti, a procura pelo agendamento em fevereiro teve um aumento exponencial e provocou o rápido esgotamento das vagas. O TRE informa que, mesmo sem agendar, quem esteve na fila até às 19h desta sexta, terá atendimento garantido.

Literatura para jovens niteroienses

O presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, Bruno Ribeiro, recebeu, nesta sexta (14), a escritora e professora da Rede Municipal de Educação da cidade, Glória França. Na oportunidade, foi apresentado o valioso trabalho da professora que vem conquistando a cidade com seu livro "Descobrindo Niterói". A obra tem o objetivo de educar, numa forma leve e prazerosa, levando literatura para as crianças e adolescentes.

Construções irregulares no Rio

Seis construções irregulares foram demolidas, na manhã desta sexta (14), em Campo Grande, no Rio. Elas obstruíam totalmente a calçada da Rua Carobinha, próximo à Avenida Brasil, na Zona Oeste da cidade. A ação conjunta para a demolição foi coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), que integrou órgãos como Light e Polícia Militar. Os imóveis eram destinados à atividades comerciais.

Representantes do Fla são ouvidos

Representantes do Clube de Regatas do Flamengo foram ouvidos, nesta sexta (14), durante sessão da CPI dos Incêndios na Alerj. Em pauta, estava a tragédia que deixou 10 atletas da base do clube mortos em fevereiro do ano passado. Mesmo intimado a comparecer, Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, enviou representantes. Por parte do clube, estiveram presentes nomes como Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral e jurídico, Reinaldo Belotti, CEO, Marcos Braz, VP de futebol.

Renda revertida

O deputado estadual Alexandre Knoploch (PSL), que preside a CPI, sugeriu que o clube promovesse uma partida no Maracanã com renda revertida para as famílias das vítimas, além do valor da indenização. "Eu tenho convicção de que a torcida iria lotar o estádio", disse na oportunidade.