Detran auxilia atingidos pelas chuvas

Por conta das chuvas, municípios do estado do Rio chegaram a estar em estágio de emergência - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Detran.RJ realiza, a partir do próximo sábado (7), uma série de ações para atender as vítimas das chuvas na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro.

Quem perdeu documentos poderá solicitar a segunda via da carteira de identidade e/ou da carteira de habilitação gratuitamente. Os atendimentos serão realizados nos três primeiros finais de semana do mês de março, em áreas muito afetadas pelas chuvas.

"Consciente de nossa responsabilidade, vamos isentar do pagamento da taxa de segunda via todas as pessoas e famílias vítimas das chuvas", enfatizou Antonio Carlos dos Santos, presidente do Detran.RJ.

As ações serão realizadas em Realengo, Bangu, Jardim Maravilha, Paciência, Deodoro e Curicica, na cidade do Rio, e nos municípios Mesquita, Rio Bonito, Queimados, Nova Iguaçu, Mangaratiba e Sepetiba. No sábado, 7, as equipes do departamento estarão em Realengo e Bangu. Os demais locais serão definidos e divulgados ao longo da semana. O atendimento será das 9h às 15h, com distribuição de senhas. Para emissão da carteira de identidade, o usuário deve levar a certidão de nascimento ou de casamento.

O Núcleo de Responsabilidade Social, ligado à Coordenadoria de Educação para o Trânsito, organiza as ações, com o apoio das diretorias de Identificação Civil e Habilitação. "Nosso objetivo é atender as pessoas com o máximo de agilidade e presteza possíveis, reforçando o caráter social do Detran.RJ como órgão que promove a inclusão social para os fluminenses", afirmou Allan Borges, coordenador de Educação para o Trânsito.

'PJ & Café' nesta quarta-feira (4)

O Clube Empreendedor promove, nesta quarta (4), o evento "PJ & Café", com a presença do diretor do Instituto Fecomércio, João Gomes. Na oportunidade, o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio, será homenageado. O encontro acontece às 9h, na sede do Clube Empreendedor, que fica no prédio Novocais do Porto, na Zona Portuária do Rio. O evento é gratuito e conta com entidades e executivos entusiastas do empreendedorismo.

Novistas batem papo sobre Niterói

Nesta terça (3), três representantes do processo seletivo do partido Novo participaram de uma reunião com munícipes niteroienses para apresentar suas ideias para a Cidade Sorriso. Milena Menezes, Fabíola Alvaro e Daniel Duque conversaram com os futuros eleitores que compareceram no evento, que aconteceu na Rua Dr. March 182, no Barreto, na Zona Norte do município. Com fundação recente, o partido Novo ainda não possui nenhum vereador na Câmara Municipal de Niterói. A sigla, no entanto, já oficializou a pré-candidatura da economista Julia Benício para concorrer ao Executivo niteroiense.

SG distribui 'Sutiã do Recomeço'

Celebrando e fortalecendo a autoestima de mulheres que passaram pela mastectomia - cirurgia de retirada de mama em casos de câncer - o Espaço Rosa, em São Gonçalo, realiza no próximo domingo (8), no Dia Internacional da Mulher, a entrega de 200 "Sutiãs do Recomeço". O evento é fruto de uma parceria com as lojas Marisa e as peças íntimas são adaptadas para a colocação de próteses para as mulheres que precisam combater o câncer.

Ajuda para desabrigados

O vereador niteroiense Renatinho (Psol) enviou um ofício à secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Mariano, solicitando o atendimento à necessidades urgentes de ex-moradores do edifício conhecido como "Prédio da Caixa", no Centro de Niterói, interditado desde junho de 2019, por risco de incêndio.

Emergencial

"A reivindicação em caráter emergencial se fundamenta no notório risco de mais casos de adoecimento e mortes entre os despejados do prédio, tendo em vista o falecimento da ex-moradora do prédio, Sueli dos Santos, no último dia 13, em uma calçada da Avenida Amaral Peixoto, local onde dormia por falta de aluguel social, mal alimentada e doente", disse Renatinho.

Divulgação do Turismo do Rio

A Alerj aprovou, em primeira discussão, nesta terça (3), um projeto de lei que institui no âmbito estadual o Programa de Incentivo à Divulgação do Turismo, Arte, Cultura e Negócios, de autoria do deputado estadual Marcos Muller (PHS). A medida ainda precisa passar por segunda discussão em plenário. "É uma medida para divulgar todo o estado para visitantes do Brasil e do Exterior, divulgando e mostrando os locais de cultura, gastronomia, clima, arte, negócios para investimentos empresariais, festas populares, música, literatura e uma infinidade de motivos", justificou Muller.

Carência de professores em SG

Alunos com deficiência estão sem estudar desde setembro nas escolas municipais de São Gonçalo. Segundo o deputado estadual Renan Ferreirinha (PSB), que enviou um ofício cobrando explicações à prefeitura, a falta de atendimento se deve a não contratação de professores especializados. Ainda segundo ele, algumas unidades de ensino, como a Escola Aurelina Dias Cavalcanti, no Amendoeira, também estão dispensando alunos mais cedo por falta de merenda.

Convocação

Por meio de nota, a Prefeitura de São Gonçalo reconheceu a defasagem no quadro para atendimento a crianças especiais e afirma que convocará novos profissionais capacitados para o trabalho na próxima quinta (5), além de publicar um edital da realização de um novo concurso em 30 dias para suprir a demanda da rede municipal de Educação. No que diz respeito às merendas, o Executivo afirma que as distribuições estão normalizadas desde a última quinta-feira (27).