Solução de dívidas para empresariado

O vice-presidente de Relações Institucionais e dos Conselhos Empresariais da ACRJ, Domingos Vargas - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e o Banco do Brasil (BB) lançaram, em Duque de Caxias, nesta quarta-feira (11), a campanha "Vem que dá", que visa a negociação de dívidas das empresas do estado.

O evento contou com as presenças do vice-presidente de Relações Institucionais e dos Conselhos Empresariais da ACRJ, Domingos Vargas; do superintendente Regional da Pessoa Jurídica do BB, Sinvaldo Vieira dos Santos; do diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio, Julio Freitas; do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Duque de Caxias e Magé, Alexandre Pereira Souza Neto, que representou a Fecomércio, além de representantes de sindicatos locais e de empresários dos municípios da região.

Durante o lançamento da campanha, que tem o apoio do Sebrae Rio e da Fecomércio RJ, o gerente geral do BB, Eduardo Laham, fez uma apresentação explicando as possibilidades de negociação das dívidas. Entre elas, propostas pré-aprovadas, com descontos de até 92% para liquidação à vista, de acordo com as condições do cliente e das operações de crédito. E também a possibilidade de pagamento a prazo em 36 prestações mensais fixas.

Nesta quinta-feira (12), começa o atendimento personalizado aos empresários de Duque de Caxias e dos municípios vizinhos, em todas as agências do banco no estado. A campanha vai até 27 de março, data limite para negociação com o banco.

O vice-presidente da ACRJ, Domingos Vargas, representou a presidente Angela Costa e reforçou a importância da campanha.

"Sabemos das dificuldades das empresas da Baixada Fluminense e a ACRJ está à disposição dos empresários. Queremos contribuir para o crescimento dos negócios nos municípios", afirmou.

Trânsito não agrada em Niterói

Com a proximidade das eleições municipais deste ano, políticos niteroienses já começaram a realizar suas pesquisas internas. Nelas, o que mais chama atenção é que o quesito pior avaliado entre os entrevistados - apesar dos recentes investimentos em infraestrutura moderna, sinais inteligentes, entre outros - é justamente no que diz respeito ao trânsito caótico da cidade. Especula-se nos bastidores que, independente do resultado do pleito, Alexandre Cony e coronel Paulo Afonso, da NitTrans, não devem manter seus cargos.

Legislativo sustentável

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) realiza, nesta quinta (12), às 10h, no plenário da Casa, um evento de adesão dos municípios fluminenses à Rede Nacional Legislativo Sustentável. O objetivo do encontro, que trará os coordenadores da rede para reiterar a importância da troca de experiências de implementação da agenda de sustentabilidade no Legislativo, é tornar o RJ o primeiro estado a aderir integralmente ao projeto, por meio de seus 92 municípios, liderado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o Senado e a Câmara dos Deputados.


Mobilização

"Estamos mobilizando representantes das 92 câmaras municipais, do Tribunal de Contas do Estado e do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro para concretizar a adesão maciça do nosso estado à Rede Legislativo Sustentável. [...] Na prática estamos falando sobre a otimização no uso de recursos como água, energia e papel que vão gerar mais economia e permitir a destinação correta dos resíduos sólidos", explica o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT).

Promoção sem aperfeiçoamento

Os sargentos da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares poderão ser promovidos a segundo sargento e primeiro sargento por tempo de serviço, sem a necessidade de realização de curso de aperfeiçoamento. É o que autoriza a lei 8.747/2020, dos deputados Renato Zaca (PSL), Anderson Moraes (PSL), Subtenente Bernardo (PROS) e Alana Passos (PSL), que foi sancionada pelo governador Wilson Witzel nesta semana. A norma ainda determina que a graduação a subtenente por tempo de serviço também deverá exigir o curso de aperfeiçoamento, concluído até a data da promoção. Os cursos para aperfeiçoamento devem ter 40% das turmas preenchidas de acordo com a antiguidade na corporação e 60% com ordem de classificação obtida em exame de seleção.

Encontro de mulheres na UFF

Na próxima quinta (19), acontece, no Auditório de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), a 3ª edição do Encontro de Mulheres de Niterói, um evento que tem como objetivo celebrar e pensar a vida das mulheres nesse mês dedicado a elas, organizado pela Casa da Utopia. "Na última edição tivemos a participação de mais de mil mulheres e nesse ano a expectativa é também conversar e refletir sobre os desafios da luta feminista nos dias atuais", explica a vereadora Verônica Lima (PT), uma das convidadas.

Recuperação de lagoa em pauta

Os projetos de recuperação da Lagoa de Araruama foram temas de destaque da reunião do Conselho de Turismo de São Pedro da Aldeia, realizada nesta semana, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. Para abordar o assunto, o Conselho recebeu a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Adriana Saad, que falou sobre as principais ações em andamento. A melhoria da Lagoa de Araruama é uma das diretrizes prioritárias previstas no Plano Municipal de Turismo.


Contribuição

"O Consórcio está totalmente relacionado com as questões ambientais da região e o Comitê de Bacias também tem o foco do turismo sustentável, então a minha contribuição é no sentido de fazer a interlocução e integrar os projetos do Consórcio e do Conselho", afirmou Saad na oportunidade.

Governança da Região Metropolitana

A Alerj instalou, nesta quarta (11), a Comissão de Representação para acompanhar o Novo Modelo de Governança da Região Metropolitana. O evento aconteceu na Escola do Legislativo Fluminense (Elerj), no Centro do Rio. O grupo é composto pelos deputados Waldeck Carneiro (PT), presidente; Luiz Paulo (PSDB), vice, e Eliomar Coelho (Psol), como relator.