Fiocruz na 'trincheira de guerra'

Produção da vacina desenvolvida por Oxford no Brasil começa em dezembro - Foto: Bernardo Porttella/Divulgação/Fiocruz

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai iniciar um grande estudo clínico no Brasil, parte de uma ação global da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre a Covid-19. A fundação será a responsável, no Brasil, pela liderança do ensaio clínico Solidariedade (Solidarity), lançado na sexta-feira (20) e que avaliará as melhores formas de tratamento para o novo conoravírus.

Para tanto, já foi iniciada a construção do Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19, uma expansão do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). O local, uma unidade hospitalar de montagem rápida, vai ofertar, nos próximos 40 dias, 100 leitos para pacientes graves da doença e, posteriormente, mais 100 leitos.

As vagas serão reguladas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que indicará os pacientes a serem encaminhados para o local, que terá leitos para tratamento intensivo e semi-intensivo.

A diretora do INI/Fiocruz, Valdiléa Veloso, explicou que o estudo será feito em 18 unidades hospitalares, em 12 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará e Amazonas.

"Ameaças globais exigem respostas globais e operação global. Essa é a importância desse estudo. Nós fizemos um levantamento, existem muitos ensaios, mas a maioria inclui um número muito pequeno de casos, com o risco de não conseguirem dar a resposta para a pergunta: que medicamentos funcionam e que medicamentos não funcionam", disse Veloso.

O objetivo do ensaio clínico é dar uma resposta rápida sobre que medicamentos são eficazes no tratamento da Covid-19 e quais não são. Segundo a diretora do INI/Fiocruz, serão inicialmente utilizadas quatro linhas de tratamento, que podem ser descartados ou intensificados no decorrer do tempo, de acordo com as respostas obtidas na evolução clínica dos pacientes. Elas incluem o uso exclusivo ou combinado de cloroquina, hidroxicloroquina, rendezivir, lopinavir, ritonavir e interferon.

R$ 70 mil para hospital

O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, e o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, se reuniram com o diretor do Hospital Francisco Limongi, Rodrigo Braz e funcionários da unidade hospital. Durante a reunião ele anunciou a doação de R$ 70 mil para a compra de mais dois respiradores. O equipamento será fundamental para o tratamento de casos agravados de Covid-19. Vale lembrar que até o momento o município não tem registros da pandemia.

Equipamentos

Os recursos serão destinados à aquisição de equipamentos para ajudar os funcionários não só neste momento de pandemia, mas em necessidades futuras. "Nossa equipe é muito competente e tem trabalhado duro para oferecer um ótimo serviço para a população. Segundo os representantes do Executivo, a doação deste valor é uma obrigação da gestão pú?blica municipal. "Estamos num momento crítico no Estado e temos que fazer nossa parte. O Hospital Francisco Limongi é a porta de entrada quando estamos passando mal", disse o prefeito Rodrigo Viana.

OAB emite 'alerta eleição'

A Comissão de Direito Eleitoral da OAB-RJ emitiu um alerta, nesta semana, para que partidos políticos e candidatos observem os prazos incidentes no próximo dia 4 de abril, em função da legislação eleitoral no que se refere a filiação partidária e domicílio eleitoral, bem como o início dos prazos de desincompatibilização de alguns cargos públicos. Segundo a instituição, diante de manifestações e propostas relativas ao eventual adiamento das eleições municipais de 2020, em face do estado de pandemia reconhecida pela OMS, o prazo de filiação não é alterado, por ser cumprido de forma remota pelos partidos políticos, por meio do sistema informatizado da Justiça Eleitoral (Filia).

Morte em Maricá não foi corona

O paciente que deu entrada na Unidade de Emergência Santa Rita, em Itaipuaçu, Maricá, na manhã da última quinta (26), e fal?eceu logo depois, não estava com coronavírus. A Secretaria de Saúde teve acesso ao resultado, na manhã desta sexta (27), da análise das amostras coletadas no último dia 17 no Laboratório Noel Nutels (Lacen). O paciente, um homem de 62 anos, deu entrada na unidade, com sinais de um infarto e era portador de uma cardiopatia.

QR Code para divulgar mandato

O deputado estadual Coronel Salema (PSL) está adotando o Quick Reponse Code (QR Code) - código de resposta rápida - em suas artes de divulgação dos projetos de lei publicadas em suas páginas nas redes sociais e enviadas através de aplicativos de mensagem, levam os leitores e qualquer outra pessoa até a página da Alerj em que os textos dos PLs podem ser lidos na íntegra.

Irresponsabilidade em Arraial

O prefeito de Arraial do Cabo, município da Região dos Lagos Fluminense, Renatinho Vianna, assinou, nesta sexta-feira (27), um decreto que libera a reabertura do comércio na cidade. De acordo com o documento, os estabelecimentos ainda devem adotar formas de prevenção, cumprir os horários determinados e principalmente evitar a aglomeração de pessoas. O comércio estava fechado desde a sexta-feira (20). Esta foi uma das medidas adotadas por meio de decreto, como forma de prevenção ao coronavírus.

Isolamento social

A determinação do prefeito de Arraial do Cabo é contrária as indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda o isolamento social como principal forma de combate a pandemia do coronavírus (Covid-19).

Mais prazos para concursos

Tramita na Alerj um projeto de lei que pretende suspender os prazos de validade dos editais de concursos públicos realizados pela administração pública, direta e indireta, durante o período de isolamento social e quarentena do coronavírus. A proposta, de autoria do deputado Renato Cozzolino (foto), do PRP, abrange concursos públicos já homologados e em fase de convocação dos aprovados.