Fiocruz ainda recebe inscrições

Centro Hospitalar contará com 200 leitos exclusivos de tratamento intensivo e semi-intensivo para pacientes - Foto: Divulgação/Fiocruz

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Histórias na quarentena

Em apenas dez dias, o projeto "Histórias por telefone", da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (SECEC), recebeu 1.485 inscrições, sendo 1.213 de pessoas interessadas em ouvir as histórias e 272 de voluntários para contá-las. Durante o período de isolamento social contra a Covid-19, poetas, músicos e contadores de histórias, de forma voluntária, entram em contato, via telefone, e levam histórias exclusivas para quem precisa neste momento.


Solidão

"O projeto leva histórias para pessoas que podem estar sozinhas, precisando de companhia nesse período difícil. Fomentar cultura nesse momento é muito importante, mostra solidariedade e compaixão, elementos fundamentais na sociedade", afirmou a secretária de Cultura, Danielle Barros.


'Renovada'

A aposentada Rosângela Ferreira disse que se sentiu renovada após receber uma dessas ligações. "Ouvi uma poesia linda por telefone. A minha animação foi renovada. Foi muito importante para mim. Assim como eu, tem muita gente precisando de um momento desse", disse Rosângela.


Ligação

Para receber a ligação, o interessado deve fazer a inscrição no link do projeto e informar alguns dados pessoais. O mesmo vale para quem quer ser voluntário. O grupo conta também com integrantes da equipe da secretaria, especialistas em literatura. O projeto é principalmente voltado para os idosos, considerados grupo de risco.

Multas do Detran contra coronavírus

O Poder Executivo estadual pode ser autorizado a remanejar os valores das receitas com multas do Detran-RJ para o combate ao coronavírus. A determinação é de um projeto de lei, de autoria dos deputados Mônica Francisco, Renata Souza, Eliomar Coelho, Flavio Serafini e Dani Monteiro, todos do Psol, que a Alerj aprovou nesta semana. A matéria vai para a apreciação do Palácio Guanabara.


Destinação

Os valores arrecadados com as multas são aplicados, principalmente, na melhoria da segurança no trânsito e em campanhas de conscientização de motoristas. Segundo o PL, durante a emergência em saúde pública, os recursos deverão ser destinados à Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Descontos nas contas da Cedae

A Cedae poderá conceder descontos de, no mínimo, 20% na tarifa de seus serviços enquanto perdurar a situação de emergência na saúde pública estadual em decorrência do coronavírus. É o que determina o projeto de lei 2.026/2020,d os deputados Luiz Paulo e Lucinha, ambos do PSDB, que a Alerj aprovou nesta semana. O texto ainda passará por uma nova votação na Casa Legislativa.

Codin procurada mundo afora

O site da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) tem recebido visitas de investidores do mundo inteiro, mesmo no período de quarentena. Nas últimas duas semanas, o portal eletrônico da Codin foi acessado por internautas de 15 países. O presidente da companhia, Fábio Galvão, destaca que, mesmo não sendo surpresa o interesse internacional, a maior parte das visitas é de empreendedores brasileiros, que puxam a lista de consultas feitas à autarquia, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SDEERI). "É preciso acreditar na força de reação e nas possibilidades que se abrirão quando a pandemia recuar e os cenários ficarem mais claros", disse.

Resposta rápida para monitorar

O Governo do Estado pode ficar autorizado a criar o Plano de Risco e Resposta Rápida para atuar no monitoramento do coronavírus nos profissionais de saúde. A determinação é do Projeto de Lei 2.044/2020, aprovado pela Alerj nesta semana. A medida será encaminhada para o governador Wilson Witzel, que terá 15 dias para apreciá-la. O plano consiste na realização de teste diagnóstico para detecção do Covid-19 em todos os profissionais da área da saúde.