Deputado é vítima da covid-19

O deputado estadual Gil Vianna (PSL), de 54 anos, faleceu na última terça-feira (19), em Campos - Foto: Divulgação/Alerj

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O deputado estadual Gil Vianna (PSL) faleceu, na noite de terça-feira (19), vítima do novo coronavírus (covid-19). Ele estava internado há oito dias, em um hospital particular de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado.

O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), se solidarizou com a família de Vianna e de todas as vítimas da covid-19.

"Infelizmente, perdemos nosso Gil Vianna. Um ótimo sujeito, simples, um amigo nosso, apenas 54 anos. É uma grande tristeza", disse.

O deputado estava internado e seu quadro era estável, mas piorou no início da noite e precisou ser entubado, vindo a falecer após sofrer uma parada cardíaca, às 22h45. Segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, o deputado foi tratado com cloroquina, protocolo do hospital em que estava internado.

Gil Vianna estava em seu primeiro mandato como deputado estadual, eleito em 2018, com 28.636 votos. Ele foi policial militar e iniciou a carreira política em 2008, como vereador em Campos dos Goytacazes. Ceciliano anunciou o luto com a suspensão das atividades da Alerj por três dias.

A morte do parlamentar também gerou comoção entre outros deputados da Alerj. Entre eles, o deputado Capitão Nelson (Avante), que também foi policial militar, lamentou, nas redes sociais, a morte do colega.

"Meus sentimentos à família do amigo deputado Gil Vianna, homem de bem, alegre, companheiro de farda, policial militar respeitado. Fará muita falta, siga em paz amigo! Mais uma vítima da covid-19 que nos deixa precocemente", disse Capitão Nelson.

O deputado estadual Filippe Poubel (PSL) também se posicionou sobre o caso.

"Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos do deputado estadual Gil Vianna, que inesperadamente nos deixou na noite desta terça (19), vítima de covid-19. Que Deus possa confortar o coração da esposa, filhos e parentes do deputado e de todas as vítimas enlutadas pelo coronavírus. Força e fé!", afirmou Poubel.

Artesanato indígena é afetado

A pandemia do novo coronavírus impactou economicamente também os índios, que vivem da venda ambulante de artesanato, de onde vem boa parte de sua renda. Diante da impossibilidade de peregrinar em busca de compradores de suas peças, eles vão participar da 3ª feira online da Retoke, um coletivo de marcas do Rio.


Vendas na live

Por meio de lives no Instagram, o evento vai expor e vender produtos feitos por índios retirados da Aldeia Maracanã, em 2013, além de integrantes da tribo Guarani, que vivem em uma aldeia em Maricá. Estará presente no evento ainda a índia Weena Tikuna, que tem uma grife de moda indígena e produz roupas femininas, masculinas e plus size.


Guarani

A feira será realizada nos dias 23 e 24 de maio, no perfil @retoke, no Instagram. A característica principal do artesanato guarani são cestarias e bichos de madeira, mas também são produzidas bijuterias.

Deputados de olho na fiscalização

A Alerj derrubou, nesta semana, o veto parcial do governador Wilson Witzel ao PL 2.051/2020, de autoria do Poder Executivo, que já havia se tornado uma norma que reconhece a calamidade pública estadual em decorrência do coronavírus. Ao todo, dois novos artigos serão incluídos na lei em vigor. "Ainda estamos discutindo com o presidente a composição dessa Comissão que irá acompanhar e fiscalizar as ações do Estado durante a pandemia. É fundamental acompanharmos tudo que diz respeito à aplicação do dinheiro público", afirmou a deputada Zeidan (PT).

Salema em novo partido

O deputado estadual Coronel Salema vai assinar sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) nesta quinta-feira (21), às 16h. A assinatura, que tem anuência da família Bolsonaro, segundo o parlamentar, acontece na sede do partido, que fica na Rua da Assembleia, 36, no Centro do Rio. Salema foi eleito pelo PSL nas eleições gerais de 2018, a mesma que consagrou Jair Bolsonaro, também no PSL à época, como presidente do país.

Morre Salomão Guerchon, aos 92

O empresário Salomão Guerchon, ex-presidente da CDL de Niterói e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL-RJ), faleceu, na manhã da última terça-feira (19), aos 92 anos. Guerchon era formado em Direito pela UFF e foi um dos fundadores da CDL de Niterói, tendo sido presidente nos períodos de 1966 a 1967, de 1974 a 1975 e de 1987 a 1989. Na FCDL-RJ, o empresário foi presidente no período de 1974 a 1976. Ele era proprietário da empresa mobiliária Moderna.

Sem sintomas, Paes testa positivo

O ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes, testou positivo para a covid-19. Segundo Paes, a doença foi descoberta durante a realização de exames de rotina. O resultado do teste do coronavírus saiu na noite da última terça (19) e, desde então, o pré-candidato às próximas eleições municipais segue em isolamento em sua casa no bairro de São Conrado, Zona Sul do Rio. Paes declarou que não apresenta qualquer sintoma e se sente bem. A esposa e os dois filhos de Paes também farão o teste.

Ciclo do Bem no Plaza

Apostando na tecnologia como um meio de aproximar os clientes e viabilizar as vendas, o e-commerce tem sido a principal saída para a crise, provocada pelo coronavírus (covid-19). É o caso, por exemplo, do Plaza Shopping, o principal centro comercial de Niterói. Com as restrições adotadas na cidade, a previsão para a reabertura de shoppings é somente em junho, mas a internet tem sido a principal aliada até lá.


Mês das mães

Com o gancho de mês das mães, o shopping criou a campanha Ciclo do Bem, que nada mais é que a compra antecipada de vouchers com brindes e benefícios aos clientes. As compras no Plaza podem ser feitas pelo site www.ciclodobemshopping.com.br, onde são encontradas as opções de vale-presente das marcas que participam da ação. Ao adquirir um vale, o cliente ganha parte do valor de volta em sua conta, oferecida pela Ame, aplicativo de conta digital.