Um setor na contramão da crise

Supermercado na zona sul do Rio de Janeiro - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Além do agronegócio, o setor de supermercados passou longe de ser afetado pela pandemia. Entre oportunidades fixas, temporárias e novos cargos, o setor foi o que mais empregou no período. Levantamento da Associação de Supermercados do Estado (Asserj) que acaba de sair do forno mostra que desde o início do isolamento foram mais de 3,8 mil vagas de emprego. Atualmente, no Rio, ainda existem 675 oportunidades de emprego cadastradas no site Vagas no Varejo, da Asserj, em parceria com 29 entidades ligadas ao segmento varejista.

Ao contrário de outros setores, que enfrentaram forte recessão, as vendas dos supermercaos desde o início da pandemia tiveram crescimento médio de 2,88%. O boom ocorreu no início da quarentena quando a Asserj registrou aumento de 20,55%. Depois houve uma queda nos três meses seguidos e a estabilização das vendas. Se comparado ao mesmo período do ano passado as vendas tiveram um crescimento de mais de 11%.

Os pedidos de delivery cresceram mais de 45%, em comparação com o mês anterior. No acumulado dos cinco meses a média ficou em 47,86%. Já as solicitações feitas pelo e-commerce subiram em quase 7%, neste último mês, e a média da pandemia fechou em 49,86%.

Segundo o presidente da Asserj, Fábio Queiróz, o consumidor não é mais o mesmo desde o início da pandemia. "No começo tivemos um salto radical no aumento de pedidos para entrega em casa, tanto delivery quanto e-commerce, pois as pessoas estavam evitando ao máximo sair às ruas, respeitando as nossas orientações e dos órgãos reguladores de saúde. Atualmente esse hábito se transformou em comodidade, e muitos clientes aderiram ao novo modelo de compra para além da quarentena".

Para Queiróz, a expressão do momento "novo normal" veio para ficar. "Todos sabem que a vida nunca mais será a mesma depois da pandemia do novo coronavírus. O setor supermercadista, que sobreviveu a este momento, considerado uma das maiores crises da história, tem se reinventado diariamente".

Nova chance para os jovens

O diretor-geral do Degase, Márcio Rocha, e o presidente do Instituto Cooperar Brasil assinam hoje um termo de cooperação técnica para implantação do "Jovens que sonham", programa de reinserção social. Por meio da capacitação, os participantes se dedicarão à aquicultura pelo projeto "IVA-Inclusão que vem das águas".

O objetivo é instalar 15 tanques para a criação de peixe e rã e capacitar os adolescentes e jovens atendidos na unidade de Campos dos Goytacazes. A iniciativa estima capacitar até 384 menores, num período de dois anos.

Parte da receita obtida com a produção será destinada a novos processos de qualificação profissional no centro de socioeducação. Os participantes do projeto sairão com título de técnico em aquicultura pela FACES Brasil - Faculdade Cooperar, mantida pelo instituto. A previsão é que as obras comecem em 45 dias.

Desconto na anuidade

E diante do fechamento das academias provocado pela pandemia da covid-19, o deputado estadual Filippe Poubel (PSL) apresentou o PL 3021/2020 para reduzir, até 31 de dezembro de 2021, o valor da anuidade dos conselhos profissionais que regulamentam a atividade de educação física no Estado do Rio.

No projeto que tramita na Alerj, ele propõe isenção na taxa cobrada dos profissionais e empresas no ano de 2020, e redução de 50% relativo ao exercício de 2021 de pessoas físicas e jurídicas.

A proposta estabelece ainda que o conselho profissional crie um programa de recuperação fiscal (Refis), permitindo assim o pagamento e regularização das pendências financeiras das empresas.

Adicional de insalubridade

Enquanto cerca de 3 mil trabalhadores contratados pelas Organizações Sociais para trabalhar em hospitais e outras unidades do Estado ficaram dois meses sem receber salários devido à corrupção na Saúde, desde o início da pandemia de covid-19 a Universidade Federal Fluminense (UFF) concedeu adicional de insalubridade no grau máximo para 336 servidores que desempenham suas atividades no Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), no Centro de Niterói.

Antes da pandemia do coronavírus, somente 27 profissionais de saúde da universidade recebiam o acréscimo salarial de 20%.

Delaroli em Itaboraí

O ex-deputado federal Marcelo Delaroli se firma como provável nome do PL para concorrer à prefeitura de Itaboraí. Ele conta com um padrinho de peso. "Delaroli é um candidato jovem, trabalhador e fez um mandato espetacular em Brasília", destacou Altineu Côrtes, que preside o diretório estadual do partido. A convenção que vai homologar as candidaturas ainda não tem data marcada.

Nova pesquisa contra o virus

A Abivax, empresa francesa de biotecnologia que faz ensaios clínicos para tratar pacientes com doenças autoimunes, infecções virais e câncer, iniciou a pesquisa miR-AGE, voltada para o tratamento do coronavírus, que já foi aprovada pela Anvisa. Segundo o estudo, o ABX464, medicamento pode diminuir efeitos graves da covid-19, diminuindo o número de pacientes que precisam de internação hospitalar e também o período que passam internados.

No Brasil, foram selecionados alguns centros médicos para participar da pesquisa, que será comandada pelo Dr. Jorge Kalil, professor titular de imunologia clínica e alergia da Faculdade de Medicina da USP.

Hospitais no Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima, Pernambuco e Santa Catarina já estão confirmados para realizar os testes clínicos.

Seu Marcos toma posse

Prometendo dar continuidade ao trabalho do vereador José Rafael de Abreu Magalhães (DEM), que faleceu na última semana, vítima de um Acidente Vascular Encefálico (AVE); Marco Antônio Braga de Negreiros (DEM), conhecido como Seu Marcos, tomou posse, ontem, na Câmara Municipal de São Gonçalo. Seu Marcos é agente administrativo do PSF da Chumbada, onde realiza trabalhos sociais.