Impasse atrasa Conselho de Ética

Flordelis continuará usando o 'adereço' em casa e no Congresso - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Por falta de acordo, a Câmara dos Deputados adiou ontem a votação do Projeto de Resolução 53/20, que autoriza a retomada dos trabalhos do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e de mais três comissões: a de Constituição e Justiça, a de Finanças e Tributação e a de Fiscalização Financeira e Controle.

O projeto de resolução foi apresentado pelo corregedor da Casa, Paulo Bengtson (PTB-PA), para permitir a realização das reuniões do Conselho de Ética por meio de videoconferência. A expectativa era que, com a reabertura, o colegiado iniciasse a análise do pedido de representação contra a deputada Flordelis (PSD-RJ), acusada de ser mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, em Niterói.

Ontem, após duas tentativas frustradas, a deputada finalmente assinou a notificação da representação por quebra de decoro parlamentar. Após não se apresentar na Casa, ela foi procurada pelo corregedor Paulo Bengtson (PTB-PA) e assessores jurídicos em seu apartamento funcional, onde foi encontrada, junto com seu advogado.

Com a notificaçõa, passa a contar a partir de hoje o prazo de cinco dias úteis para que ela apresente sua defesa. Também passa a correr o prazo de 45 dias para o corregedor indicar se a representação é procedente ou não. Paulo Bengtson já afirmou que o processo está bem adiantado e que deve ter parecer elaborado em 15 dias.

Flordelis exonerou de seu gabinete Gerson Conceição de Oliveira, filho afetivo que também é pastor e está sendo investigado por envolvimento na morte de Anderson do Carmo. Ele ganhava salário de R$ 15,6 mil.

Também envolvida no crime, Rayane dos Santos Oliveira, neta da deputada, entrou ontem com um pedido de prisão domiciliar, alegando ter um filho de seis meses, que ainda amamenta, além de outro de cinco anos.

Curta 1 linha, fundo e foto

Em caso de emergência

Pessoas que tenham qualquer tipo de doença, incluindo Diabetes, poderão solicitar a inclusão da informação na carteira de identidade e na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É o que determina o projeto de lei 2.785/17, do ex-deputado Marco Figueiredo, que a Alerj aprovou durante a semana e que só aguarda sanção do governador. A iniciativa garante segurança no atendimento de emergências.

Turismo na Zona Norte

O presidente da Neltur, Paulo Novaes, visitou as obras do Mercado Municipal no Fonseca, na Zona Norte de Niterói, para avaliar onde será instalado o Centro de Atendimento ao Turista -CAT. Com linhas arrojadas que seguem as curvas do mestre Oscar Niemeyer, este será o sétimo CAT da cidade. 

No local, haverá funcionários bilingues, material informativo sobre a cidade e um vídeo com roteiro sobre as belezas de Niterói. 

Para o presidente, o Mercado será um grande equipamento de propagação do turismo na cidade, que se tornará um novo polo gastronômico, além de outros atrativos como o polo cervejeiro artesanal e atividades.

Curta 1 col 2 linhas

O preço médio da gasolina comum no Brasil subiu 2,74% em agosto na comparação com o mês anterior, segundo levantamento feito pela ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas. O valor, que vinha em queda desde janeiro, já havia subido em junho e julho e voltou a aumentar em agosto, pelo terceiro mês consecutivo, chegando a R$ 4,468 e acumulando uma alta de 11,41% em relação a maio.

Obtidos por meio do registro das transações realizadas entre os dias 1º e 31 de agosto com o cartão de abastecimento da ValeCard em cerca de 20 mil estabelecimentos credenciados, os dados mostram que Rio Branco, Belém e Rio de Janeiro têm os preços mais altos entre as capitais. O aumento no preço reflete a retomada das atividades econômicas.

Novidade no Conleste

O Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense) realiza amanhã cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação para a construção do Núcleo de Estudos e Planejamento Estratégico (Nepe). O evento será realizado no às 10h no auditório do Colégio Adventista, no Centro, Itaboraí.

O Nepe contribuirá para a implementação e controle de ações organizadas de desenvolvimento econômico, demográfico e de infraestrutura na região do Consórcio, a partir da elaboração de um Geoportal para o planejamento de políticas públicas, sob o enfoque territorial, centralizando e democratizando as informações.

O objetivo é disponibilizar a contextualização de cenários para os gestores públicos, as universidades, entidades privadas e a população em geral. Um exemplo de uso seria a realização de análises espaciais em um local de interesse para a implantação. Na cerimônia, os deputados Paulo Ganime (federal) e Renan Ferreirinha (estadul) estarão presentes, ambos fazem parte das comissões de Ciência e Tecnologia no Congresso e na Alerj.

Pediatras alertam para novo risco

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhou um manifesto ao Ministério da Saúde, no qual pede que sejam tomadas providências urgentes para estimular a adesão às campanhas de vacinação e facilitar o acesso da população a esse serviço. O pedido dos pediatras ocorre após a revelação de que o País não atingiu a meta para nenhuma das principais vacinas infantis, conforme dados do Programa Nacional de Imunizações.

Obras na estrada

A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) avisa aos usuários da Rodovia Santos Dumont (BR-116) que serão mantidas até o próximo dia 30 as intervenções no tráfego ao longo do trecho da Serra, entre os quilômetros 103,8 e 90, em ambos os sentidos, para dar continuidade ao serviço de reconstrução de placas do pavimento rígido no trecho. Os serviços são executados entre 8h e 17h, incluindo finais de semana. Nos pontos em que não houver terceira faixa, será utilizado o sistema de pare e siga.