Leste Fluminense terá geoportal

Acordo de cooperação foi assinado ontem pelo Conleste, com o apoio da Firjan e da Codemar - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Projetar o Leste Fluminense como uma região com condições para investimento e empreendedorismo é o propósito do novo Núcleo de Estudos e Planejamento Estratégico da Região Leste Fluminense (Nepe), cujo acordo de cooperação foi assinado ontem, pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), com o apoio da Firjan e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

O projeto visa a construção de uma plataforma de inteligência geográfica. O geoportal terá a finalidade de compartilhar informações integradas, de modo a identificar oportunidades de investimentos na região, em favor do desenvolvimento e atração de indústrias, através da realização de pesquisas. Pretende, por exemplo, informar o zoneamento das áreas dos municípios para uma ocupação racional.

O geoportal terá ainda a função de promover o desenvolvimento regional integrado, que é uma das diretrizes do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio 2016-2025, iniciativa da federação. De acordo com Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan Leste Fluminense, a federação vai compartilhar suas informações e dados, contribuindo para a iniciativa. "Essas informações, nas áreas de saneamento básico, energia elétrica, infraestrutura de transportes e segurança pública, vão servir de subsídio para os gestores públicos, para a sociedade e para a indústria".

A partir de agora, após a cerimônia de assinatura do acordo realizada em Itaboraí, o grupo terá 90 dias para preparar um plano de trabalho definido e iniciar a implementação do projeto. Segundo Leal, a estimativa é de que o Nepe comece a funcionar em fevereiro de 2021, atendendo aos 16 municípios da região, que possui mais de 3,3 milhões de habitantes.

Setembro amarelho

Setembro Amarelo chegou, e este mês é voltado à prevenção do suicídio. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo, através da Coordenação de Saúde Mental, realizará o Primeiro Simpósio de Violência Autoprovocada - Prevenir e Salvar vidas, na próxima segunda-feira, dia 14, às 9h, no auditório da Secretaria, no São Gonçalo Shopping. Voltado aos profissionais da saúde que atuam na área de saúde mental, o objetivo é sensibilizar contra a prática do suicídio, que pode ser evitado em até 90% dos casos.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPA) o suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens com idade entre 15 e 29 anos e 79% dos casos no mundo ocorrem em países de baixa e média renda. Os jovens costumam ser os mais afetados e cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais liderados pela depressão, seguidos do transtorno bipolar e dependência química. Mas, quando há mais de um transtorno associado, o risco de tentar contra a própria vida é maior.

Música nas escolas

Quando as escolas da rede estadual retomarem as aulas presenciais, os alunos poderão ter concertos didáticos na grade de programação do ano letivo. A implementação do projeto cultural "Música nas Escolas" foi proposto pelo deputado Capitão Paulo Teixeira (Republicanos), com texto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (11).

"Muitos estudantes não têm acesso a bens culturais. O projeto vai apresentar diferentes estilos musicais, como jazz, pop, choro, samba e bossa nossa. Contribui na formação, é terapêutico e pode despertar talentos e vocações até então desconhecidos. Espero que as aulas possam voltar o quanto antes e o projeto seja implementado", defendeu Capitão Paulo Teixeira.

Pela cultura

O governador em exercício, Cláudio Castro, sancionou nesta sexta-feira, a Lei 9003, que autoriza a prorrogação dos contratos de permissão de uso e locação de bens públicos para fins culturais, sociais, educacionais e esportivos. A prorrogação se dará por tempo igual ao período em que o equipamento cultural permaneceu fechado por força de decreto ou lei relativos à pandemia.No Rio, a lei abrange cerca de 30 imóveis, a maior parte na Lapa, e também Teatro Oi Casa Grande, no Leblon. A lei é de autoria dos deputados Dani Monteiro e Eliomar Coelho.

PSOL marca presença em SG

O jornalista e historiador Marcelo Almeida, pré-candidato a vereador em São Gonçalo, recebeu mais dois apoios importantes para sua pré-candidatura nessas eleições municipais. Após a declaração de apoio de Marcelo Freixo, o pessolista recebeu indicação de dois outros nomes do partido: o ex-deputado federal e também pré-candidato a vereador no Rio Chico Alencar, e o vereador do Rio e duas vezes candidatos a governador Tarcísio Motta.

Caixa abre 79 agências hoje

A Caixa abrirá hoje 79 agências no estado, das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial e do Saque Emergencial do FGTS. Os trabalhadores com data de nascimento entre janeiro e abril já poderão fazer o saque em espécie do FGTS e os beneficiários nascidos de janeiro a novembro poderão sacar em dinheiro o Auxílio Emergencial. Ao todo, 770 agências vão prestar esses atendimentos em todo o país.

A relação de agências que estarão abertas pode ser conferida no site do banco: www.caixa.gov.br/atendimento.

O banco reforça que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas e que não é preciso chegar antes do horário de abertura.

Serviço móvel de exames no radar

Municípios do interior já estão no radar da Secretaria estadual de Saúde para receberem o serviço móvel de exames de mamografia e tomografia. O órgão respondeu aos ofícios do deputado estadual Anderson Alexandre (SDD), em benefício dos moradores de Silva Jardim, Araruama, Casimiro de Abreu, Tanguá e Itaboraí. Agora, é só agardar o processo licitatório para operacionalizar o serviço móvel nas cidades que atendam às exigências.