Projetar o Leste Fluminense como uma região com condições para investimento e empreendedorismo é o propósito do novo Núcleo de Estudos e Planejamento Estratégico da Região Leste Fluminense (Nepe), cujo acordo de cooperação foi assinado ontem, pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), com o apoio da Firjan e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
O projeto visa a construção de uma plataforma de inteligência geográfica. O geoportal terá a finalidade de compartilhar informações integradas, de modo a identificar oportunidades de investimentos na região, em favor do desenvolvimento e atração de indústrias, através da realização de pesquisas. Pretende, por exemplo, informar o zoneamento das áreas dos municípios para uma ocupação racional.
O geoportal terá ainda a função de promover o desenvolvimento regional integrado, que é uma das diretrizes do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio 2016-2025, iniciativa da federação. De acordo com Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan Leste Fluminense, a federação vai compartilhar suas informações e dados, contribuindo para a iniciativa. "Essas informações, nas áreas de saneamento básico, energia elétrica, infraestrutura de transportes e segurança pública, vão servir de subsídio para os gestores públicos, para a sociedade e para a indústria".
A partir de agora, após a cerimônia de assinatura do acordo realizada em Itaboraí, o grupo terá 90 dias para preparar um plano de trabalho definido e iniciar a implementação do projeto. Segundo Leal, a estimativa é de que o Nepe comece a funcionar em fevereiro de 2021, atendendo aos 16 municípios da região, que possui mais de 3,3 milhões de habitantes.
Leste Fluminense terá geoportal

Acordo de cooperação foi assinado ontem pelo Conleste, com o apoio da Firjan e da Codemar - Foto: Divulgação
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura
Setembro amarelho
Setembro Amarelo chegou, e este mês é voltado à prevenção do suicídio. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo, através da Coordenação de Saúde Mental, realizará o Primeiro Simpósio de Violência Autoprovocada - Prevenir e Salvar vidas, na próxima segunda-feira, dia 14, às 9h, no auditório da Secretaria, no São Gonçalo Shopping. Voltado aos profissionais da saúde que atuam na área de saúde mental, o objetivo é sensibilizar contra a prática do suicídio, que pode ser evitado em até 90% dos casos.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPA) o suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens com idade entre 15 e 29 anos e 79% dos casos no mundo ocorrem em países de baixa e média renda. Os jovens costumam ser os mais afetados e cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais liderados pela depressão, seguidos do transtorno bipolar e dependência química. Mas, quando há mais de um transtorno associado, o risco de tentar contra a própria vida é maior.
Música nas escolas
Quando as escolas da rede estadual retomarem as aulas presenciais, os alunos poderão ter concertos didáticos na grade de programação do ano letivo. A implementação do projeto cultural "Música nas Escolas" foi proposto pelo deputado Capitão Paulo Teixeira (Republicanos), com texto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (11).
"Muitos estudantes não têm acesso a bens culturais. O projeto vai apresentar diferentes estilos musicais, como jazz, pop, choro, samba e bossa nossa. Contribui na formação, é terapêutico e pode despertar talentos e vocações até então desconhecidos. Espero que as aulas possam voltar o quanto antes e o projeto seja implementado", defendeu Capitão Paulo Teixeira.
Pela cultura
O governador em exercício, Cláudio Castro, sancionou nesta sexta-feira, a Lei 9003, que autoriza a prorrogação dos contratos de permissão de uso e locação de bens públicos para fins culturais, sociais, educacionais e esportivos. A prorrogação se dará por tempo igual ao período em que o equipamento cultural permaneceu fechado por força de decreto ou lei relativos à pandemia.No Rio, a lei abrange cerca de 30 imóveis, a maior parte na Lapa, e também Teatro Oi Casa Grande, no Leblon. A lei é de autoria dos deputados Dani Monteiro e Eliomar Coelho.
PSOL marca presença em SG
O jornalista e historiador Marcelo Almeida, pré-candidato a vereador em São Gonçalo, recebeu mais dois apoios importantes para sua pré-candidatura nessas eleições municipais. Após a declaração de apoio de Marcelo Freixo, o pessolista recebeu indicação de dois outros nomes do partido: o ex-deputado federal e também pré-candidato a vereador no Rio Chico Alencar, e o vereador do Rio e duas vezes candidatos a governador Tarcísio Motta.
Caixa abre 79 agências hoje
A Caixa abrirá hoje 79 agências no estado, das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial e do Saque Emergencial do FGTS. Os trabalhadores com data de nascimento entre janeiro e abril já poderão fazer o saque em espécie do FGTS e os beneficiários nascidos de janeiro a novembro poderão sacar em dinheiro o Auxílio Emergencial. Ao todo, 770 agências vão prestar esses atendimentos em todo o país.
A relação de agências que estarão abertas pode ser conferida no site do banco: www.caixa.gov.br/atendimento.
O banco reforça que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas e que não é preciso chegar antes do horário de abertura.
Serviço móvel de exames no radar
Municípios do interior já estão no radar da Secretaria estadual de Saúde para receberem o serviço móvel de exames de mamografia e tomografia. O órgão respondeu aos ofícios do deputado estadual Anderson Alexandre (SDD), em benefício dos moradores de Silva Jardim, Araruama, Casimiro de Abreu, Tanguá e Itaboraí. Agora, é só agardar o processo licitatório para operacionalizar o serviço móvel nas cidades que atendam às exigências.