Estradas precisam de melhorias

Anderson Alexandre formalizou ofício solicitando recapeamento no asfalto e outras melhorias - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O deputado Anderson Alexandre (SDD) encaminhou a órgãos do governo do Estado do Rio de Janeiro pedidos de moradores dos municípios de São João da Barra e Itaboraí, para melhorias em estradas e na rede de saúde.

À presidência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Anderson Alexandre formalizou ofício solicitando recapeamento no asfalto das estradas que ligam Mato Escuro até Praia do Açu, bem como Água Preta a Sabonete, no 5º Distrito de São João da Barra.

"São estradas de grande movimentação na cidade e o estado precário em que se encontram vem ocasionando diversos transtornos à população e produtores rurais, que diariamente trafegam pelas vias com mercadorias para serem comercializadas. Nosso apelo à presidência do DER é para realizar os reparos com a devida urgência", explica Anderson Alexandre.

O parlamentar também oficiou a Secretaria estadual de Saúde para a implantação de mamografia computadorizada no município, além de ambulâncias para a Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra.

"Muitos moradores não têm condições físicas e econômicas de ir a outras cidades para fazer exame, fora o tempo de espera muito longo, por isso fazemos o pedido ao secretário Alex Bousquet para disponibilizar mamografia digital em São João da Barra, além de enviar ambulâncias para a Santa Casa, agilizando o pronto atendimento pré-hospitalar e o transporte de feridos e grávidas", justifica Anderson Alexandre.

Para Itaboraí, o deputado enviou ofício ao DER alertando para a necessidade de melhorias no asfaltamento, iluminação e sinalização da Avenida 22 de Maio, no centro do município.

"É a principal via da cidade, com grande circulação de veículos e pessoas. O mau estado de conservação vem causando transtornos à população e dificultando o trânsito", afirma Anderson Alexandre.

Rio perde competitividade

Na edição 2020 do Ranking de Competitividades dos Estados, realizado há nove anos pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a B3, Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Unit, a região Sudeste manteve seu bom desempenho, com três dos seus quatro estados entre os dez mais competitivos. O destaque foi para São Paulo, que permaneceu em 1º lugar e conseguiu melhorar seu desempenho em alguns indicadores importantes. Na outra ponta, somente o estado do Rio perdeu posição e ficou de fora dos dez mais competitivos.

A edição 2020 do levantamento reuniu dados sobre destaques e desafios enfrentados por áreas essenciais da administração pública no combate à covid-19 a partir de 73 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

Flexibilização no vencimento

O consumidor do estado do Rio poderá escolher a data de pagamento das contas de água, luz, gás e telefonia. É o que estabelece o projeto de lei 2515/2020, apresentado pelo deputado estadual Filippe Poubel (PSL), em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

A proposta do parlamentar tem como objetivo permitir às pessoas físicas definir junto às concessionárias a data de vencimento das faturas: dias 1, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 do mês.

"Padronizar a data de vencimento das faturas gera diversos inconvenientes econômicos, pois muitas vezes o vencimento cai antes do recebimento do salário", justifica Filippe Poubel, lembrando que a medida vai beneficiar os consumidores e as concessionárias.

Fisioterapia nas UPAs

O serviço de fisioterapia emergencial poderá ser implantado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h do Estado do Rio de Janeiro. A proposta está autorizada através da Lei 9006/2020, sancionada pelo governador em exercício Cláudio Castro.

De acordo com a lei, proposta pelo deputado André Ceciliano (PT) e 45 colegas de diferentes partidos, o Poder Executivo poderá implementar as Unidades de Pronta Resposta de Urgência em Fisioterapia (UPRUF) nas unidades de saúde.

Na avaliação do deputado Marcus Vinícius (PTB), coautor da lei, a implementação é urgente, devido ao momento de pandemia no qual muitos pacientes da covid-19 ficam com sequelas, necessitando de fisioterapeuta respiratória e física.

De volta aos cofres

Os valores referentes aos produtos e proveitos de crimes praticados por agentes públicos nas ações de enfrentamento à pandemia de coronavírus serão destinados ao Fundo Estadual de Saúde (FES). É o que define o projeto 2.874/20, que foi aprovado, em discussão única, pela Alerj.A medida ainda determina que, desse valor, 20% possam ser repassados à Agência Estadual de Fomento (AgeRio) para a recuperação econômica do setor de bares e restaurantes.

Gastronomia e entretenimento

Evento no salão nobre do Business Center, no Centro da cidade, marcou a retomada da Rota São Gonçalo Gastronomia e Entretenimento. Criado em 2018, com o apoio do Sebrae, o grupo que conta hoje com 22 restaurantes filiados, busca oferecer à população locais de diversão com qualidade e boa gastronomia para que o morador não precise sair do município.

Encontro com o governador

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, foi recebido no Palácio Guanabara, pelo governador em exercício Claudio Castro. O encontro teve como intuito ressaltar a importância do Projeto de Lei n.2772/2020, que está aguardando a sanção. Ele iguala a tributação sobre o setor atacadista fluminense a benefícios fiscais já utilizados por empresários de outros estados.